fbpx

Em 8 de março, data em que mais uma vez se comemorou o Dia Internacional das Mulheres, a ABRAFAC – Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management promoveu o tradicional “Café com a Presidente da ABRAFAC”, evento em que a presidente Irimar Palombo recebeu diversas mulheres, entre diretoras, conselheiras e integrantes dos comitês da entidade, além de convidadas.

Na abertura, uma homenagem especial foi feita à Irimar, primeira mulher no comando da ABRAFAC, fato que serviu de inspiração para que novas profissionais se voluntariassem a cargos em sua gestão, já representando 50% do seu total.

O “Café com a Presidente”, é um encontro mensal com associados, e foi realizado neste mês intencionalmente no dia em que o mundo celebra as mulheres, deu-se início a uma série de ações por meio da campanha de valorização das profissionais de FM, Property e Workplace, prevista ainda para este mês.

As ações foram complementadas pela publicação, no site da ABRAFAC, de uma matéria especial contando a história do protagonismo de três mulheres que atuam no FM, assim como de quatro vídeos com depoimentos, que serão postados nas redes sociais. Todas as personagens que aparecem nas ações foram escolhidas devido ao trabalho realizado em benefício do setor do FM.

O encontro teve também o objetivo de motivar as mulheres a compartilharem suas histórias e experiências como profissionais do FM. O resultado foi surpreendente. A ideia deu tão certo, que a cada relato feito, foi possível sentir a energia e sinergia entre os depoimentos compartilhados, que trouxeram relatos de vida pessoal e profissional, demonstrando profissionalismo, sensibilidade, empreendedorismo e resiliência vividos pelas mulheres no dia a dia.

A conselheira Fátima Sousa, da FS Educa, casada, mãe de um filho de 20 anos, é empresária, professora, voluntária, entre outras atividades, fez um relato empoderado. Em seu depoimento deixou em evidência que a resiliência faz parte do seu dia a dia, destacou pontos relevantes na rotina familiar e profissional de uma mulher, como a gestão do tempo e disciplina.

Fátima colocou em pauta sua vida familiar, contando que tem um grande homem ao seu lado, que sempre a ajudou em todos os momentos, incluindo os cuidados com o filho. Destacou que ser empresária é um ato de coragem, e que divide com o marido os altos e baixos das finanças da família. “Temos mania de adotar a síndrome da Mulher Maravilha. Sou perfeita. Sou excelente mãe, esposa, filha, e não somos. Queremos ser boas em tudo, e não tem problema. Mas, não temos que ficar nos justificando o tempo todo, e nem nos cobrando. Não ser perfeita faz parte. E, está tudo bem! Concluiu.

Ainda entre os depoimentos, Silvia Stupp, da Bosch, falou a respeito de mulheres que inspiram outras mulheres, mencionou as trocas com sua mentora, que sempre diz que, quando temos alguma dificuldade devemos focar no que tem que ser feito, e que as outras coisas vão se ajeitando. Em seu relato ainda, Silvia disse que não percebe o machismo na empresa que trabalha, mesmo sendo homens em sua maioria os profissionais que atuam junto com ela na área de FM, pois costumam operar com foco no que precisa ser entregue. Contou ainda que, mesmo quando assumiu como chefe, a logística física da empresa, época que tinha uma equipe com mais de 200 homens, nunca teve problemas, pois sempre manteve a visão de que aquela situação era apenas mais um desafio profissional.

Como alguns homens também participaram e apoiaram o evento, a Diretora de Eventos da ABRAFAC aproveitou a ocasião para citar a importância do movimento He for She (Ele Para Ela), campanha de solidariedade que defende os direitos das mulheres iniciada pela ONU Mulheres em 2014.

A Presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo fechou o evento com a mensagem de que as mulheres devem ser lembradas e valorizadas o ano inteiro , e não apenas na data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, mas, que os homens também “ Dia a dia estamos construindo, e amadurecendo o mercado de FM, vemos o networking entre mulheres e homens de fato acontecer. E, é este compartilhamento de informações que permite que o conhecimento chegue em outras pessoas, ampliando nossas redes de contatos. E, assim, juntos homens e mulheres do FM seguimos no mesmo caminho e com os mesmos propósitos para a construção de um setor moderno, inteligente e igualitário”.

Para os interessados em conferir como foi o evento e os depoimentos de diversas mulheres do FM, acessem: https://youtu.be/7o5FIreFONs

O Encontro “Café com a Presidente” acontecem mensalmente. Mais informações no e-mail: [email protected].

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.