fbpx

Confira os candidatos eleitos ao Conselho de Administração a seguir:

Associados Individuais e Fundadores
Alexandre Ventura Martins

Alexandre Ventura Martins, engenheiro com especialização em sistemas de ar-condicionado, automação, sistemas de segurança, administração e economia e MBA e Gestão de Projetos no método PMO.

Atua na área de Faciliteis a mais de 20 anos em empresas prestadoras de serviço e de engenharia nas funções de gestor de faciliteis e na direção de engenharia.

Foi um dos fundadores da ABRAFAC.

Atualmente é socio proprietário de uma empresa de engenharia voltada para automação predial além de ser consultor em projetos de Faciliteis, Segurança Eletrônica Patrimonial, Manutenção e Estruturando OPEX para projetos de PPP´s.

Andrea Padula Pareja

Fundadora da Tower Facilities – Gerenciadora e Administradora (Consultoria, Gestão de Obras e Retrofit, Property).
Administradora de Empresas e MBA Executivo – Anhembi Morumbi, Auditora Lider na norma ABNT NBR 41001:2020 Facility Management (FM) FS Educa – ABNT, Síndica Profissional Assosindícos.
Experiência de mais de 25 anos em empresas de grande porte multinacional, especialista em gestão predial, gestão de obras e, de equipes administrativas, multidisciplinares e de faciliteis. Foi responsável pela construção de novas unidades, contratação e gestão de empresas terceirizadas e pelo acompanhamento desses profissionais como cliente.

Bruna Grieco Lavrini

Executiva com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Facilities, Finanças, Outsourcing, Suprimentos e Projetos, em multinacionais do segmento de Consumo, Tecnologia e Educação.
Formada em administração de empresas com MBA em finanças, controladoria e auditoria.
Atualmente trabalhando na Microsoft como Business Program Manager para Datacenters em Latam.

Clara Maria Camões Barreiros

Sólida carreira desenvolvida na área de Facilities, em empresas nacional e multinacionais. Participante de grupos de FM’s (GAS Facilities , GRUPAS, Mulheres de Facilities, entre outros) . Participante do grupo de FM da ABNT, para estudo de ISO 4001/11/12 entre outras de FM.
Docente, da matéria Práticas de Limpeza e Mentora, do único curso de Mentoria de FM, no Brasil, na FSEduca.
Sócia Fundadora da ABRAFAC.
Sócia fundadora da empresa UP Soluções FM .

Cristiano de Carvalho Mantovani

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade São Francisco, MBA Executivo pela INSPER/SP, com 13 anos de experiência em Tesouraria e 15 anos em Facilities Management em empresa multinacional do ramo farmacêutico. Responsável pela gestão financeira da área de FM (Opex/Capex) e implementação de tecnologias para workplace nos escritórios comerciais na América Latina. Conselheiro Administrativo da ABRAFAC, Diretor Tesoureiro nas gestões 2015 a 2020. Membro do comitê de gestão do GAS Facilities.

Fátima Sousa

Empreendedora na área de Educação; CEO da FS EDUCA; mentora; palestrante internacional; administradora; pós em gerontologia; MBA em Finanças, Comunicação e RI; mais de 20 anos de experiência na área de Facility Management em empresas nacionais e multinacionais; idealizadora, fundadora e atual presidente do Conselho do grupo Mulheres em Facility Management; finalista estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – 2011/2012; reconhecida como a primeira mulher a empreender em Educação no mercado de FM promovendo a melhoria da qualificação dos profissionais; associada-fundadora, ex-diretora e atual conselheira da ABRAFAC; embaixadora do LeaderX, grupo de lideranças que promove a economia colaborativa; desde 2019 mentora do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para programa Hack Brazil.

Frederico Behmer

Obteve CDCMP-BTEC-Edexcel; MBA pela FDC/INSEAD; Pós-Grad. em Adm. de Emp.-Univ. Mackenzie, Gerenc. de Projetos-FIA e Engenharia Elétrica, Mod. Eletrônica-FEI. Mais de 30 anos nas áreas de Manutenção, Facilities na área industrial, em implantações ou modernização de infraestrutura industrial, incluindo instalação de equipamentos especiais. Foi Ger de Prog. Técnicos na Amazon Web Services e Ger de Facilities na: JLL, Motorola e Sandvik. Iniciou em proj. eletrônicos no InCor, migrando para Manut. Industrial atuou na: Villares, Wapsa e Arteb. Esteve em vários projetos internacionais. Cofundador da ABRAFAC, foi membro da DE e está no CA e CEC. ABNT desde 2018 atuando na tradução das normas da série ISO 41.000 e nos grupos WG6 e AG2. Recebeu o1º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, “Menção Honrosa”.

Glaucio Oliveira Tomaz de Miranda Cirne

Glaucio Oliveira Tomaz de Miranda Cirne, experiência de 13 anos na área de Facilities, Gerente Operacional, formado em Administração de Empresas – pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, cursando: MBA Gestão de Processos e MBA Gestão Estratégica de Pessoas, liderança e Coaching. Membro associado ABRAFAC, membro do comitê Desafios de Workplace, responsável pela Diversidade do Congresso ABRAFAC 2022 e 2023. Membro GRUPAS e Técnico em Controle de Vetores e Pragas Urbanas pela Associação APRAG.

João Romero Lopes Filho

Solarplex – Sócio da consultoria que certificou 13 das 14 empresas certificadas na Norma de FM (ISO 41001) do Brasil.
Solarplex tem 27 anos, mais de 200 clientes, pioneira na ISO 41001, 37301 (Compliance), 27701 (Segurança de Dados Pessoais) e na PR 2030, a Norma do ESG.
Formação em Marketing (ESPM) e Economia, Participante do CEE-267 da ABNT.
Quer fortalecer a Abrafac no Rio de Janeiro e disseminá-la pelo Brasil.
Vote em mim.

José de Andrade Sandim Neto

Engenheiro Civil com MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV e Gerenciamento de Empreendimentos da Construção Civil – Mackenzie. Atualmente no Sesc SP como Gerente Adjunto da GEI – Gerência de Engenharia e Infraestrutura sendo responsável pelas obras, reformas, novos projetos e operação predial de 44 Unidades do Sesc.

Na ABRAFAC, participação dos Conselhos Financeiros e Deliberativo desde 2012, e atualmente como Diretor Financeiro – Gestão 2020-2023.

José João Fiasco

Engenheiro Mecânico com especialização em Controladoria. Mais de 25 anos de atuação nas áreas de Property Management e Facility Management. Atualmente sócio diretor da Spherus Consultoria e Gestão Ltda, empresa de consultoria na área de Real Estate e de Sindicância Profissional.

Lívia Gomes Lourenço

Lívia Lourenço é Facility Manager na JLL, Embaixadora IFM Community Brasil, Diretora Executiva da ABRAFAC , vencedora do Prêmio Mulher de Destaque em Facilities 2021 a 2023 e Voluntária CEE-267. Possui 23anos de experiência na área de Facilities, como responsável por serviços prestados a grandes corporações, condomínios, varejo e instituições financeiras, focando no planejamento estratégico das operações e buscando a excelência nos serviços gerenciados.
Atuou em grandes empresas, como Rede Globo, Siemens, Claro do Brasil, Dia%, do Grupo Carrefour, Pepsico e Itaú Unibanco, e está há 10 anos no contrato Bunge como provedora JLL.

Luciano Luizetto

Engenheiro eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Sistemas de Refrigeração e Ar-Condicionado pela FEI, com MBA em Facilities Management pela Poli-USP. Membro do Conselho da ABRAFAC desde 2011 e Diretor do Prêmio ABRAFAC 2023. Experiência de 20+ anos em FM e Gestão de Ativos.

Marcelo Boeger

Formação em Administração de Empresas, Ciencias Contábeis e Tecnologia em Administração Hoteleira e Mestre em Planejamento Ambiental pela UNIBERO e em Gestão da Hospitalidade pela Anhembi Morumbi .
Sócio Consultor da Hospitallidade Consultoria
Coordenador do Comitê FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC e Coordenador do Grupo de Excelência em Administração Hoteleira pelo CRA SP

Marcia Martini Ferrari

Marcia Ferrari, Head of Consultant Business na Neowrk e, cofundadora e presidente do Infra Women Brazil, Diretora de Certificação da ABRAFAC e membro do conselho do IREE. Possui mais de 20 anos de carreira progressiva em conglomerados globais relevantes do mercado de infraestrutura e imobiliário, como Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Hilti Inc. e Cushman & Wakefield, com atuação em desenvolvimento de negócios e gerenciamento operacional. Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), com pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e MBA em administração de empresas pela Business School São Paulo (BSP) e extensão pela Toronto University e também Mestre em Finanças (MsC) pela Sorbonne Business School.

Marcia Vieira Ribeiro

Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Bancária e possuo MBA em Gestão Empresarial, pela FGV. Gerente de Facilities com mais de 20 anos de atuação na área de FM. Tive a oportunidade de concorrer ao Prêmio ABRAFAC “Melhores de 2019” com o trabalho de eficiência energética e redução de custos proveniente do retrofit de sistemas de refrigeração, iluminação predial em consonância com as normas ambientais, modernizando, valorizando o edifício, com redução de custos operacionais, de manutenção, consumo de energia, diminuição dos resíduos poluentes e aumentando ainda mais a atratividade da locação do empreendimento do qual era a responsável. Co-Fundadora e Conselheira do Grupo Mulheres de Facilites Brasil de 2019 a junho 2021. Conselheira ABRAFAC.

Marcus Vinicius de Faria Braga

Formado em Engenharia Civil com MBA em gestão Empresarial , Executivo atuando mais de 30 anos no segmento de Facilities Management . Vivenciando na prática o que é construir grandes negócios e gerir implantações de serviços de FM , mapeando negócios, maximizando resultados baseadas em um conhecimento profundo do mercado de FM
Apaixonado por aprender e ensinar, entusiasta em formar equipes de alta performance, hábil negociador, Grande conhecimento em analisar, diagnosticar as necessidades dos contratos, implantar ferramentas de gestão para alcançar a performance de operações e a satisfação do cliente – NPS, Gestão de relacionamento
Motivado por grandes desafios, Flexível e criativo, com objetivos voltados para atendimento dos clientes internos e externos.

Maristela Serpejante Porfirio

25 anos executiva em multinacionais, gerenciando equipes multidiciplinares. Direra da MS People Consultoria. Mentora, treinadora, palestrante, analista de perfil comportamental, coautora de livros, embaixadora da Integral Woman (rede internacional de empreendedorismo feminino) e membro do Mulheres de Facility e Wokplace. Professora FS Educa, Faculdades Legale, da ADVB(Associação dos dirigentes de Vendas e MKT do Brasil). Professora Abrafac. Conselheira Abrafac eTeklatam Chile.Pós-graduada em Eng. em Telecomunicações/FAAP, MBA em Gestão Empresarial/FGV. Certificada em Inteligencia Emocional/FLICH Chile, Mediação de Conflitos/Legale, Gestão Executiva em Alta Performance/Dom Cabral e FGV, Gestão de Clientes/ESPM. Coach/International Association of Coaching. Mãe da Fefe, do Toby(pet) e esposa

Martha Ribeiro Simas

Formada em Engenharia Civil, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós Graduação em Administração de Empresas e Engenharia de Planejamento (Prominp). Experiência de 10 anos na Corporação McDonald´s nas áreas de Manutenção e Engenharia , sempre com foco em processos “turn key”. Ministrou a disciplina de Gestão de Construção Civil com foco em Patologias na Pós Graduação da Engenharia da Universidade Mackenzie. Atuou como Gestora de Contratos na empresa de montagens industriais Enesa. Gerenciou o Eldorado Business Tower, edifício com 161.000 m2, Greenbuilding Plantinum, 140 funcionários, 5000 pessoas / dia. Trabalhou como Gerente de Projetos na FDTE, fundação ligada à Poli / USP e atuou com organização de eventos técnicos nas mais diversas disciplinas.

Mauro Sergio Kyriazi Campos

Engenheiro civil com MBA em Facilities management tendo mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. Fundador da ABRAFAC tendo colaborado em diretorias, conselho e na vice presidência nos últimos 19 anos. Atualmente responsável pela área de FM na MSD farmacêutica para as operações no Brasil e Colômbia.

Meire Silva Carvalho Costa

Vasta experiência na gestão integrada de facilities IFM
Desenvolvimento estratégico para processos de concorrência BIDs
Desenvolvimento estratégico para soluções operacionais e de gerenciamento dos serviços de Facilities
Diretora do Grupo Mulheres de Facilities
Conselheira Abrafac – gestão 2021/2023

Paulo Eduardo Antonioli

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie; Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP; professor do curso MBA/USP Gerenciamento de Facilidades; Diretor da Civilterra Engenharia; Diretor da Plurali Projetos e Consultoria; Sócio Fundador da ABRAFAC onde já ocupou cargos no Conselho Deliberativo, Fiscal, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo; membro do Comitê de Estudos Especiais de Facility Management (CEE-267) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Paulo Sérgio Fontebasso

Administrador de Empresas e profissional com mais de 40 anos de experiência nas áreas de
Facility, Property, Real Estate, Administração Financeira, Startup e Sindicância profissional.
Trabalhou em diversas empresas Multinacionais e Nacionais como: Cushman & Wakefield,
CBRE, Tishman Speyer, Visanet (Cielo), Concrebrás, Banco Safra, Banco Bandeirantes, Banco
Bradesco, Parque Cidade Jardim, Landmark e Florida Penthouse.
Expertise em redesenho e melhoria de processos, automação, eficiência, qualidade, gestão de
orçamentos, custos e mitigação de riscos;
Sólida experiência em projetos de desenvolvimento e condução de mudanças inovadoras, em
conjunto com conselhos e parceiros ao desenvolver e estruturar estratégias para
implementação de novos modelos de gestão e processos para as obras e operação

Regina Yuri Umetsu

Engenheira Civil com especialização em Segurança do Trabalho ambos pela Poli-USP e em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Com dez anos de experiência nas áreas de Manutenção e Facility Management das Unidades do Sesc SP, atuando como gestora no setor de infraestrutura para proporcionar a qualidade da edificação, acolhimento e segurança do público. Trabalhou com Programas Setoriais da Qualidade para Construção Civil do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), contribuindo para a isonomia competitiva e elevar o percentual de produtos comercializados em conformidade às normas técnicas. Atualmente, participa como Conselheira, Membro da Diretoria de Certificação e Diretora dos Comitês de Estudos da ABRAFAC e do Comitê CEE 267 – Facility Management da ABNT.

Renato Rattis

Profissional com experiência há mais de 8 anos em Facility Services nos segmentos como indústria farmacêuticas, alimentícias, biotecnologia, logístico e escritórios corporativos atualmente na Leccor Multisserviços. Também colabora como Diretor de Marketing voluntário na Abrafac na gestão 2021-2023. Possui trajetória profissional 10 anos na área de serviços e vendas na IBM e Bank Of Canadá. Formado em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu, Pós Gradução em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Ricardo Fernandes Pioltini

Engenheiro com especialização em Gestão de Negócios, Gerenciamento de Projetos e Mestrado em Lean Manufacturing pela Kettering University. Com quase 30 anos de experiência em Facilities, atualmente líder de Facility Management da General Motors na América do Sul suportando as operações de 8 plantas industriais, além de centros logísticos, instalações administrativas e comerciais distribuídas pela região.

Sonia Maria Rubino Pereira

Gestora de: F.M.,Property e Workplace, Negócios, Associação, Compras Estratégicas, Viagens e Eventos/Relacionamento/Consultora de F.M.
Trabalhei em Multinacionais: G.M., Grupo Johnson´s e Xerox. Fui Gestora Administrativa da ABRAFAC, Professora de Ensino Profissionalizante e da F.S. Educa, Ger. de Relacionamento da Pepita´s e Sócia Proprietária da Rubino Gestão de Negócios.
Fui Conselheira da ALAGEV e participo do GAS Facilities, Mulheres de Facilities e Grupas.
Sou sócia fundadora e conselheira da ABRAFAC.
Sou graduada e frequento a UAM, na PUC de São Paulo. Participei de diversos cursos, congressos e seminários nacionais e internacionais.
Sou Conselheira e Voluntária na CACAU.

Veronica Mariko Mori

Formada em Engenharia Civil, com mais de 20 anos de experiências profissionais nas áreas de manutenção predial, operações prediais, gestão de contratos e serviços entre os setores industrial, financeiro, startup, condomínios, aeroviário, alimentício e hotelaria

Associados Empresas / Entidades
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Representante: Hilton Yuiti Matsushita

• 25 anos de experiência em Gerenciamento de Facilities, Manutenção Predial e Industrial
• 15 anos atuando como gestor de pessoas como Gerente Regional de Facilities
• Sólida experiência na criação de planos de manutenção e estratégia de Gerenciamento de Facilities
• Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, MBA em Engenharia de Manufatura e Manutenção pela POLI – USP e MBA em Gerenciamento de Facilities pela POLI – USP
• Idiomas: Inglês (Avançado), Japonês (intermediário), Espanhol (Básico)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA I.J.C.S.U.D. São Paulo, SP
Gerente Regional de Facilities
• A implementação de um novo modelo de contrato em Facilities que reduziram custos de Operação em 30%

Infraspeak Software Brasil Eireli

Representante: Abel Moreira da Costa

Gere as contas estratégicas e representa a Infraspeak Brasil.
Apaixonado pela Construção.
Membro do Comite de FM em Serviços de Saúde da ABRAFAC.
Consultor no segmento Imobiliário e de Negócios. Atuou no Comercial em empresas como CFL, Xerox do Brasil, Dreamport do Brasil, Propague, Gad Design.

Master em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção pela FGV, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela FAE Business – Bom Jesus e Bacharel em Administração de Empresas pela Uniandrade.


Iris Gestão Patrimonial Ltda

Representante: Franco Peres de Morais

Fundada em Julho de 2012, a IRIS Imóveis Corporativos une a experiência das empresas Stylos Engenharia e Orion, que juntas atuam há mais de 40 anos no mercado de gestão e locação de imóveis corporativos e manutenção predial de edifícios públicos e privados. Pela expertise em construção civil, a IRIS gerencia edifícios sob a ótica da durabilidade e qualidade, de maneira personalizada, independente do sistema predial. Atua constantemente na gestão e manutenção preventiva e, quando necessário, propondo modernizações e retrofits. Conciliamos os interesses dos investidores, locadores, locatários e condôminos, obtendo resultados positivos nos investimentos imobiliários, oferecendo uma gestão sustentável do edifício, consequentemente, satisfazendo todos os interesses dos clientes.

Ex-presidentes

Amilcar Filho

Francisco Abrantes

Marcos Maran

Luciano Brunherotto

Thiago Santana

Irimar E. B. Palombo

Prazo de inscrições encerrado