fbpx
Publicado em 23 de abril de 2024

Mauro Sérgio Kyriazi Campos

Do MBA à Fundação da ABRAFAC: a trajetória do novo Presidente do Conselho

Nos corredores da Poli-USP, uma das principais escolas de Engenharia do país, nasceu uma ideia que viria a transformar o mundo do Facility Management no Brasil: a criação da ABRAFAC.

Naquela época, o então aluno Mauro Sérgio Kyriazi Campos se juntou aos colegas de turma oriundos do GAS (Grupo de Administradores de Serviços de Facilities) e do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities) para discutir sobre a formação de uma associação que congregasse os profissionais da área e impulsionasse o mercado no Brasil.

Natural de Votorantim (SP), o Engenheiro Civil com MBA em Facilities Management ingressou na área no último ano de faculdade. “Me inscrevi em 1998 para uma bolsa-trabalho na COSEAS (Coordenadoria de Assistência Social da USP), que  administrava, entre outras coisas, os restaurantes da universidade dentro e fora da cidade universitária, onde eu trabalhei no setor de manutenção predial”, relembra.

Foi ali que o atual Presidente do Conselho ABRAFAC entendeu que um edifício, seja qual for, precisa ser administrado, mantido e cuidado para que as pessoas possam desempenhar seus trabalhos, atividades e atender outras pessoas. 

“Dessa experiência nasceu meu desejo de fazer isso que faço hoje, mas que naquele tempo não se chamava Facility Management”, acrescenta. “Desde então atuei em hotéis, edifícios corporativos, indústrias, laboratórios e escritórios em diferentes países, como: México, Colômbia, Argentina e o Brasil”.

Percepção ao longo do tempo

Ao longo de sua carreira, Campos não apenas acumulou uma vasta experiência em Facility Management, mas também se destacou como líder e visionário no setor. Sua contribuição para a fundação da ABRAFAC é apenas uma parte de seu legado, que inclui inúmeras realizações e contribuições para o avanço da profissão no Brasil.

“Há 20 anos atrás para entrar no setor os desafios eram a falta de entendimento das empresas sobre a função de FM. Os profissionais eram considerados simplesmente como ‘pessoal de manutenção’, sem função estratégica”, conta ele. Além disso, para ele a falta de conhecimento sobre as técnicas da profissão e o impacto nos negócios limitavam a atuação ao nível operacional apenas. 

“Ao longo do tempo minha percepção sobre o mercado de FM foi evoluindo e percebi que houve um amadurecimento tanto das empresas como dos profissionais da área”, aponta. Ainda segundo ele, o entendimento sobre as práticas de Facility Management e sua função estratégica aumentaram. “Com isso, a profissionalização também ganhou força”, enfatiza.

“Uma das coisas que mudou também foi o fato de que agora o Facility Manager tem assento junto às diretorias das empresas, participa da tomada de decisão e influencia o ambiente de trabalho”, comemora.

Ainda na opinião de Campos, a ABRAFAC proporciona enorme contribuição, além de aglutinar o setor de FM, seja através dos profissionais, das empresas privadas e públicas, das entidades e dois organismos do governo.

Contribuições

Indagado sobre as iniciativas da Associação para fomentar o mercado, Campos é assertivo: “São muitas! Penso que cada uma contribui, pois são parte de um todo e não dá para renunciar a nenhuma. No entanto, o Congresso e a Expo ABRAFAC, em conjunto com o Prêmio Melhores do ano, são destaque pois contam com grande audiência e conteúdo imprescindível para impulsionar profissionais e empresas a trocarem muitas experiências”.

Como presidente do Conselho de Administração, Campos, de 52 anos e atualmente integrando o time da MSD Farmacêutica, aponta que a prioridade será coordenar as atividades previstas em Estatuto, colaborando para o crescimento contínuo da ABRAFAC. 

“Ao término da atual gestão quero ver a Associação ainda maior e melhor, cada vez mais relevante para profissionais e mercado”, diz para finalizar: “degrau por degrau, a cada gestão, evoluindo sem limites”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.