fbpx
Publicado em 02 de maio de 2024

Uma jornada de dedicação e liderança no Facility Management

Os caminhos profissionais levaram Frederico Behmer a superar desafios e transformar sonhos em realidade. Marcada pela perseverança, liderança e compromisso com a excelência em Facility Management, a trajetória do Conselheiro se mistura à história da ABRAFAC.

Desde o início da Associação até a atual posição, Behmer, 70 anos, vem colaborando ativamente para o desenvolvimento do setor no Brasil. O Engenheiro Elétrico, com especialização em Eletrônica e pós-graduação em Administração de Empresas flertou com o FM após uma escolha profissional.

“Minha entrada na área se deu naturalmente. Mas como FM já teve vários nomes, iniciei minha jornada como Chefe de Manutenção Geral”, relembra, para prosseguir: “era responsável por toda a área de utilidades, jardins, estacionamentos, móveis, máquinas e equipamentos do escritório e da linha de produção”.

Com o passar do tempo, as mudanças de empresa e ampliação do conhecimento através da participação em diversos cursos, o profissional assumiu o posto de Supervisor de Facilities. 

“Logo após passei a Gerente de Facilities, ficando responsável por toda gama de atividades da área, que incluía a instalação e manutenção de equipamentos de informática de última geração e outras funções”, conta.

Mas desde o início Behmer se deparou com um desafio: mostrar os benefícios e o valor estratégico da área de Facilty Management – que muitas vezes é vista apenas como despesa. 

“A principal ferramenta para auxiliar na tarefa foi o conhecimento das diversas disciplinas, as quais fazem parte da nossa atividade, além da vontade de aprender a comunicar e explicar o que estamos fazendo e o porquê daquilo”, esclarece.

“Afinal, quando iniciei no século passado, não tínhamos a mídia da qual dispomos hoje. Tão pouco as facilidades disponíveis para divulgar a nossa profissão e resultados trazidos por nossas atividades”, enfatiza o Conselheiro, para acrescentar: “era a conversa de sala em sala, o bate-papo no cafezinho e as reuniões que explicavam todos os processos em curso e futuros os meios para possibilitar esta divulgação”.

Mercado cada dia mais complexo

Presente na área desde quando tudo não passava de um sonho distante, Behmer que atualmente é diretor da empresa Blue Transformation & Development constata: “o mercado está em expansão e, cada dia mais complexo em função dos avanços tecnológicos”.

“Desde sua fundação a ABRAFAC valoriza e defende o FM, assim como reforça a necessidade da presença de times de profissionais do setor em todas as unidades corporativas, visando a segurança em toda a sua abrangência, assim como a economia e a sustentabilidade decorrentes dos procedimentos aprovados para a gestão, o uso correto de serviços, produtos, materiais e as utilidades disponíveis”, enfatiza.

Conquistas como o reconhecimento da profissão através da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e a valorização pública dos profissionais com a criação do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, que reconhece os grandes trabalhos desenvolvidos na área, também impulsionaram o segmento.

“Finalmente – mas não será o último passo – a criação da Certificação ABRAFAC C11.FM, selo de excelência profissional de Property, Workplace e Facility Management que reconhece a presença dos bons profissionais de FM no mercado colaborou para a consolidação do segmento.”

Valorização do Facility Management

No entanto, para Behmer os avanços não param por aí. “Os profissionais estão participando da série de normas ISO 41000 visando reforçar o aprendizado e compartilhar experiências. “Acredito que está se tornando mais fácil valorizar o que fazemos e porquê fazemos”.

Para o Conselheiro, a atuação da ABRAFAC tem contribuído muito para a valorização do Facility Management e esclarecimento de confusões surgidas devido ao uso inadequado da denominação da área. 

“Mas o primeiro e mais importante grande passo foi a competência e a dedicação dos integrantes da Associação em seguir fomentando a realização de cursos e apresentações com foco em Property, Workplace e Facility Management”, enfatiza.

Como integrante do Conselho, Behmer quer prosseguir valorizando, profissionalizando e divulgando a importância do trabalho dos Facility Managers no Brasil. “Incentivar o engajamento dos profissionais de Property, Workplace e Facility Management na ABRAFAC, reforçar as atividades dos Comitês Técnicos e estimular à participação no processo de Certificação Profissional C11.FM ”.
“Ao término da atual Gestão quero ver a ABRAFAC ainda mais reconhecida como representante do setor, com maior adesão de associados para que ela tenha possibilidades para continuar a nos representar e a divulgar o potencial e a importância do profissional de FM no mercado”, finaliza.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.