fbpx

Quando e como o profissional em FM cuida da sua carreira? Será que estão buscando ter empregabilidade?

Sabemos, que estes profissionais se concentram em garantir que os colaboradores diretos e indiretos estejam em ambientes seguros que promovam saúde, bem-estar e satisfação pessoal.

Uma conexão perfeita para um mercado que busca maior produtividade, retenção de talentos, redução de custos e aderência as melhores práticas de sustentabilidade.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.

Então o nosso FM é uma peça fundamental no xadrez das empresas nesse contexto, com múltiplos conhecimentos e inteligências, tem tudo para ser um destaque, mas será que está aproveitando realmente esse cenário para se desenvolver mais, ser valorizado e crescer?

Sob um olhar cada vez mais rigoroso, tecnológico e inovador, considerando temas como automatização, ODS, ESG, LGPD, diversidade e inclusão, muitos desses profissionais se desdobram para se capacitarem e estarem a altura das novas exigências de mercado e de um futuro ainda incerto do que vai surgir e quais competências ainda irão se tornar importantes, além das que já são exigidas.

Em um país que segundo o Linkedin, 60% dos trabalhadores querem ainda em 2023 mudar de emprego, sendo que 20% deles já estão enviando seus currículos e que por outro lado, Ana Paula Prado, CEO da Infojobs, dizendo que estamos com um apagão de trabalhadores qualificados em diversos setores, da área de tecnologia a de serviços gerais, principalmente no que chamamos de soft skills (habilidades comportamentais que um indivíduo possui para conduzir suas atividades diárias).

Fica o questionamento, quantos dos profissionais em FM estão nesse momento de buscar novas oportunidades ou estão qualificados para as oportunidades que realmente desejam dentro ou fora das empresas que atuam? 

Qual a empregabilidade, que é a capacidade de se manterem relevantes como profissionais no mercado, de serem reconhecidos como capazes de agregar valor na sustentação dos negócios dentro das organizações e conseguirem um novo emprego, e se manterem nele a partir daí em uma carreira sustentável?

Resumindo a aptidão de se manter empregado.

Para isso os profissionais precisam entender os pilares que podem colocá-los no time de profissionais com alta empregabilidade:

  1. Idoneidade (Ética não se discute);
  2. Paixão pelo que faz (Sua energia chega primeiro que você em uma entrevista);
  3. Rede de relacionamento (Sai de casa, se mostra virtualmente e presencialmente);
  4. Competência profissional (C.H.A.- conhecimento, habilidade e atitude)
  5. Saúde física e mental (Equilíbrio);
  6. Reserva financeira (Não ter que escolher qualquer oportunidade).

Será necessário construir um caminho estável para ter empregabilidade.

Fato é que ao conversar com vários desses profissionais, uma boa parte deles declara que o dia a dia os consome de tal forma que acabam não tendo tempo para cuidar deles mesmos, incluindo o planejamento mais estruturado de suas próprias carreiras. Em uma área jovem e com muito potencial de crescimento como é a de FM, mas com enormes desafios.

Delegar esse tema para as empresas somente, não é uma opção, por várias razões, como por exemplo muitas delas nem se quer tem programas de desenvolvimento bem estabelecidos, com planos de carreiras estruturados. 

Valendo lembrar que o maior interessado no crescimento de carreira, deve ser o próprio profissional. Como diz o ditado: o “olhar do dono que engorda o gado”. 

Então esses profissionais, precisam assumir o controle do seu próprio crescimento e não seguir a lógica comum que faz com que compremos cursos, assistamos palestras, participemos de eventos, gastemos tempo e dinheiro com temas que não nos direcionam de verdade para aquilo que precisamos. Esses conteúdos acabam armazenados dentro dos computadores, gavetas, plataformas do que nas mentes, sem serem incorporados a uma nova forma de trabalhar ou de lidar com as relações de trabalho.

Hoje a empregabilidade passa por competências como:

  1. Relacionamento interpessoal
  2. Trabalho em equipe
  3. Equilíbrio entre razão e emoção
  4. Marketing pessoal
  5. Resolução de Problemas complexos
  6. Aprendizagem continuada

Então para apoiar, motivar a entrada no hall dos altamente empregáveis, deixo duas ferramentas e orientações: (1) um roteiro, que espero possa servir como primeiro passo para trilhar seu caminho, e (2) exemplo de um mapa mental que também pode auxiliar a estruturar esse primeiro passo para irmuito mais além.

Roteiro 

  1. Busque vagas do seu interesse agora ou no futuro; mesmo que você esteja bem em seu trabalho atual.
  2. Participe de algumas entrevistas, teste o que o mercado está buscando e veja se você está preparado;
  3. Tenha um currículo atualizado, não espere acontecer algo para em cima da hora ter que fazer isso;
  4. Mantenha seu Linkedin mega ativo;
  5. Treine fazer entrevistas, a maior parte das questões estão relacionadas a comportamento;
  6. Aprofunde os relacionamentos (não fique só no virtual, saia de casa);
  7. Trabalhe sua criatividade (tire os olhos do celular e viva as experiências de verdade, provoque o novo);
  8. Queira mais trabalhar em equipe do que trabalhar sozinho (nas diferenças está a inovação);
  9. Não tenha medo da tecnologia, use-as, apenas não vire um robô por causa delas;
  10. Desenvolva sua comunicação, torne-se um bom comunicador;
  11. Dedique-se ao autoconhecimento (análise de perfil, Mindfulness, terapias, mentoria, coach);
  12. Monte seu plano de carreira a curto prazo, com metas específicas e defina as ações. 
  13. Coloque em seu cronograma de atividades quando você vai começar esse roteiro, vá para a ação!

Exemplo Mapa Mental:

As oportunidades estão em todos os lugares e de diversas formas no mercado, cabe aos profissionais as agarrarem!.

As empresas precisam dos Facility Managers para seguirem nos novos tempos, porque esses profissionais são os profissionais que no presente já estão fazendo o futuro.

Paz e luz nos caminhos e se precisar conte comigo!

Maristela Serpejante

Com mais de 25 anos na gestão de equipes multidisciplinares em multinacionais. Fundadora da MS People Consultoria. Hoje atua como Mentora de carreira; palestrante; desenvolvedora de líderes e equipes; analista de perfil comportamental; conselheira e docente da ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management); conselheira e docente da Teklatam/Chile; docente da FS; docente da ADVB (Associação Brasileira dos

Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Com formação como MBA em

Gestão Empresarial (FGV), Pós-graduada em Engenharia em Telecomunicações (FAAP). Certificações pela Dom Cabral, IBMEC, ESPM. Responsável por projetos entre instituições do Brasil e Chile para troca de melhores práticas profissionais. 

Coautora do Livros: Quais de Mim Você Procura Mulheres na Educação e do livro, “Uma Viagem Espiritual para Empreender”.  Embaixadora da Integral Woman (rede internacional de empreendedorismo feminino). Membro do Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace.

Referências:

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/12/11/84percent-dasempresas-tem-dificuldade-para-contratar-profissionais-diz-pesquisa.ghtml

https://valor.globo.com/carreira/noticia/2023/02/13/60percent-dos-brasileirospretendem-mudar-de-emprego-em-2023-diz-pesquisa.ghtml

@maristelaserpejante www.linkedin.com/in/maristelaserpejante www.mspeople.com.br

Maristela Serpejante

Pós-Graduada em Engenharia em Telecomunicações/FAAP, MBA em Gestão Empresarial/FGV, mais de 25 anos de experiência na liderança de equipes multidisciplinares em Multinacionais. Mentora de carreira e consultora empresarial, palestrante, analista de perfil comportamental. Conselheira da ABRAFAC, conselheira e docente da Teklatam/Chile. Docente da FS Educa, Coautora de Livros. Embaixadora da Integral Woman (rede internacional de empreendedorismo Feminino). Certificações pela Dom Cabral, IBMEC, ESPM. Fundadora da MS People Consultoria.
linkedin/maristelaserpejante

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.