fbpx

E-book traz recomendações importantes para promover o conforto e o bem-estar em ambientes climatizados

Está calor por aí?

Nas últimas semanas em praticamente todo o Brasil uma onda de calor – resultado da conjunção de fatores como o El Niño e intensas mudanças climáticas – trouxe elevação de temperatura. Em algumas regiões a sensação térmica ultrapassou os 50ºC.  

De acordo com relatório divulgado no início de novembro pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura média em todo o país bateu recorde, ficando acima da média registrada para o período em anos anteriores.

Segundo a OMM (Organização Meteorológica Mundial) estima que os efeitos do El Niño – mais fortes neste ano – devem ser sentidos até pelo menos abril de 2024. 

Mas como, cada um de nós de Property,Workplace e Facility Management, pode colaborar? Além de alertar sobre os cuidados pessoais, disponibilizar nas edificações que cuidamos equipamentos como ar-condicionado para proporcionar conforto térmico e controle da temperatura em ambientes fechados.

No entanto, para manter um local fresco, arejado e saudável é importante revisar com frequência o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), assim como os procedimentos de manutenção.

Além disso, é necessário fiscalizar as empresas especializadas em manutenção para execução do serviço de forma adequada do sistema de climatização. Um exemplo é conferir as pressões e vazões dos fancoils (unidade ventilo-convectora vertical) conforme especificação, manter bandejas e serpentinas limpas, entre outras atividades relacionadas. 

Cabem também outras medidas como manter as casas de máquinas limpas, verificar se os pontos das tomadas de ar externo continuam adequados; certificar-se de que os elevadores estejam ventilados; que copas e cozinhas possuam troca de ar, entre outras ações, para que a qualidade do ar interno esteja em conformidade com a resolução vigente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O fato é que novas ondas de calor virão.  Para saber mais sobre qualidade do ar interno e estar com as ações para o conforto térmico em dia, entre outras iniciativas para promover o conforto e o bem-estar em edificações, consulte o e-book “Recomendações ABRAFAC – Qualidade do ar interno” publicado pelo Comitê de Desafios do Workplace:

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.