fbpx

Recomendações para orientar e conscientizar sobre consumo sustentável

Todos nós aprendemos ainda crianças a importância da água para os seres vivos e para o planeta. Afinal de contas, este recurso natural cobre mais de 70% da superfície de planeta e é imprescindível para a vida.

É importante o uso racional e adequado da água, já que apenas 2,5% de toda a água existente é doce e somente 1% é própria para o consumo. Fora isso, 1,1 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água limpa.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), no século XX o consumo de água aumentou seis vezes – o dobro do crescimento da população mundial – o que, segundo previsões, acarretará até 2024 na escassez de água em mais de 50 países.

Com base neste panorama, o Comitê Desafios do Workplace – com apoio da ABRAFAC – desenvolveu o ebook: “Recomendação ABRAFAC de gestão do uso racional da água – fev/22”.

Imprescindível para balizar os profissionais do setor de FM, property e workplace, a publicação é um compilado de guias de normas técnicas com informações úteis para disciplinar o usuário e conscientizar sobre a forma correta – e sustentável – do consumo de água.

Fonte: Site akatu.org.br

Organizado por capítulos, o material contém orientações e dicas baseadas nos conhecimentos compartilhados entre os participantes do Comitê, suas experiências e cases de sucesso, assim como conteúdo compartilhado por instituições como SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), além das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outros órgãos.

De forma didática, o ebook apresenta informações que auxiliam a identificação de desperdício, bem como a conservação, monitoramento e reaproveitamento do recurso hídrico através de medidas como a substituição de equipamentos economizadores e boas práticas de consumo, além da adoção de medidas preventivas e corretivas das instalações hidráulicas.

Constam na publicação ações de boas práticas para o manejo de sistemas de ar-condicionado; irrigação e paisagismo; piscinas; limpeza de caixas d´água; reuso e aproveitamento da água da chuva; fontes alternativas de água potável.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.