fbpx

Glaucio Thomaz Cirne

Gláucio Thomaz Cirne faz história ao alcançar a chancela

A Certificação C.11FM ABRAFAC é o selo de excelência que atesta as habilidades e competências dos profissionais que atuam no setor de Facility Management, Property e Workplace.

Dividida nas categorias C11.FM 1, C11.FM 2 e C11. FM 3, referenda o conhecimento e a experiência dos profissionais de FM em diferentes níveis de atuação na área, destacando a qualidade e o profissionalismo. 

Mais que isso, o programa desenvolvido pela ABRAFAC é a escolha certa para atestar a competência, proporcionar menor risco para a operação, elevar o nível de produtividade e destacar o perfil profissional mais atrativo para o mercado.

Glaucio Thomaz Cirne foi o primeiro profissional da área no Brasil a alcançar a certificação ABRAFAC. “Assim que foi anunciado o lançamento do Programa de Certificação no Congresso ABRAFAC 2022 me interessei e procurei saber mais sobre o processo. Queria ser o primeiro a me inscrever”, relembra.

O interesse foi tamanho que Cirne passou a acompanhar de perto o assunto até a abertura das inscrições. A partir daí, não perdeu tempo. “Me inscrevi e já corri com a documentação para poder ser validado. Estudei as competências, fiz as provas e entreguei os dois bussines case. E  passei!”, comemora.

Para ele, a experiência de concluir por todas as etapas do programa agregou valor e ainda mais conhecimento sobre a área. “Ter uma certificação em FM mostra a competência , experiência e ensinamentos aprendidos”, enfatiza o administrador de empresas e empreendedor de 37 anos.

“Sempre busquei conhecimento e atualizações em minha área”, conta ele, que acrescenta que, com a oficialização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), a certificação passou a fazer ainda mais sentido.

 “Se tornou essencial ser certificado por uma associação brasileira, reconhecida internacionalmente. Este é um requisito para que as empresas tenham profissionais qualificados”, reforça.

Márcia Ferrari

52 semanas

A fim de atestar a competência dos profissionais de Property, Workplace e Facility Management e, por consequência garantir a empregabilidade no mercado, a ABRAFAC iniciou em 2021 uma longa jornada para criar a C11.FM. 

Na época, a equipe da Diretoria de Certificação composta por Márcia Ferrari, Frederico Behmer, Regina Umetsu e Paulo Antonioli, mapeou todas as certificações referência do setor e, a partir daí, estabeleceu um conceito alinhado às normas internacionais e a ABNT ISO 41000.

“Definimos o marketing mix: público-alvo (5 E´s), características do produto (11 C ´s), preço, processo (12 P´s), processos internos, desenvolvimento completo dos exames e contratação de agente externo para aplicação, promoção em eventos e congressos e publicidade para lançar o C11.FM”, relembra Márcia.

Ao todo o processo levou 52 semanas, nas quais cada um dos participantes da Diretoria de Certificação dedicou uma hora e meia de trabalho por semana, durante três anos seguidos, num total de 936 horas de produção até chegar ao resultado.  “A certificação do Glaucio Cirne C11.FM3 foi uma felicidade indescritível para toda Diretoria de Certificação e realização de um antigo sonho”, diz Márcia.

Desenvolvido para atestar o conhecimento e a habilidade dos profissionais em 11 competências técnicas e éticas, o processo de certificação confere a entrega de qualidade e consequente satisfação para o cliente final e os contratantes.

“Mais que uma chancela, a certificação C11.FM ABRAFAC é um importante ativo para valorização dos que se dedicam à carreira”, enfatiza Marcia. Segundo ela, nos primeiros meses disponíveis ao público (entre março e outubro de 2023) houve a inscrição de onze candidatos.

Deste contingente, Glaucio Cirne foi o primeiro a completar o ciclo e se tornar um C11.FM3 e outros nove candidatos foram aprovados para iniciar o processo. Sete estavam em vias de validação de documentação/informações e tratativas para um pacote com 50 profissionais.

Marcia lembra que a certificação é um caminho sem volta. “Ela une profissionais e empresas de uma forma inédita, onde todos se beneficiam com o processo: os profissionais ganham seu merecido destaque e as empresas ganham confiança na contratação”.

Primeiro profissional certificado no Brasil

Segundo Cirne, foi preciso muita dedicação para a conquista. “Com a correria do dia a dia, parar para dedicar um tempo ao conhecimento foi um grande desafio. Precisei me programar e estudar muito.”, conta ele.

A experiência proporcionou uma tática, que ele compartilha: “fui escrevendo os dois business case – que devem conter, no mínimo, 2500 palavras – ao longo dos estudos. Para a prova técnica, que conta com 65 perguntas, precisei me preparar e descansar para, ao final, obter sucesso”. 

“Às vezes ainda não acredito que sou o primeiro profissional certificado no Brasil! Eu estudei e sonhei tanto com isso… minha família me apoiou tanto e o sentimento é de felicidade e comprometimento em fazer meu melhor sempre!”, destaca ele.

Cirne completa: “a certificação veio para qualificar e direcionar empresas e profissionais, unir e formalizar as informações e processos. Tanto para a corporação quanto para o profissional a centralização das competências se faz necessário. E a revalidação a cada três anos é essencial para nos atualizar, pois o mercado e as inovações mudam muito rapidamente. Hoje temos um parâmetro para seguir com o correto direcionamento”.

Com a certificação, as expectativas e conhecimentos passam a ser transparentes. “A chancela é uma excelente forma de desenvolver as equipes a partir de uma estrutura alinhada as normas internacionais e a ABNT ISO 41000”, explica Márcia.

Plano de carreira

Idealizada em três níveis: C11.FM1, C11.FM2 e C11.FM3 as empresas podem se basear no programa para definir planos de carreiras para profissionais com, no mínimo, três anos de atuação em Property, Workplace e Facility Management

Dentre os requisitos para enquadramento nas categorias estão: experiência profissional e educação. A aprovação no processo se dá por meio da aplicação de exames de ética e técnica e, quando aplicável, estudo(s) de caso(s). 

Saiba mais sobre:

Da esq. para dir: Marcia Ferrari, Gláucio Thomaz Cirne, 
Paulo Antonioli, Regina Umetsu 
e Frederico Behmer

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.