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Publicado em: 25/10/2022

Melhoria contínua para empresas e profissionais

Apresentado por João Romero, o painel “O que muda com as normas de FM” trouxe aos congressistas a importância da certificação para a consolidação da área e os resultados obtidos com o conhecimento e implantação dos processos.

Surgida na Europa em meados da década de 40 durante o período de reconstrução pós-guerra, a ISO (International Organization for Standardization) vem balizando diversas áreas da economia – inclusive o FM.

Desde 1987 a preocupação passou a fazer parte da lista de iniciativas das empresas preocupadas com a qualidade e, entre 1994 e 1995, com a explosão das estatais no Brasil, passou a figurar na lista de iniciativas imprescindíveis para enfatizar a qualidade dos serviços prestados no país. 

A partir do período entre 2011 e 2020 com o lançamento da família 41000 o assunto entrou de vez na pauta e, em 2022, já são contabilizadas dezenas de empresas do mercado de FM certificadas ao redor do mundo.

Com processo composto por implantação, mapeamento de processo, auditoria e certificação, o processo de acreditação é atualmente uma tendência mundial para melhoria contínua que visa qualidade, segurança do cliente, além de estimular a integração e otimizar os resultados financeiros. 

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