Testemunha dos avanços tecnológicos do mercado de FM, Conselheiro quer estimular o conhecimento e a colaboração entre os associados
Gaúcho de Porto Alegre, Abel Moreira da Costa trabalhou em áreas comerciais de incorporadoras desde 1999. A proximidade com o segmento de manutenção predial sempre fez parte das rotinas de negociação nos empreendimentos premium. Na verdade, essa já era uma preparação para chegar ao universo do Facility Management.
Formado em Engenharia Civil e Administração com MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção, Costa, 59 anos, recebeu em 2015 um convite para assumir a expansão da startup Infraspeak no mercado brasileiro.
Desde então, ele passou a vivenciar mais de perto o mercado de FM, além de selar importantes parcerias que estão frutificando excelentes resultados. Mas foi em julho de 2020, justamente durante o período crítico de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 que aconteceu a filiação à ABRAFAC.
“A Associação tem um papel muito importante no processo de informar o mercado e trabalhar para o amadurecimento do setor, o que desperta nos gestores do segmento a necessidade de terem apoio em plataformas inteligentes para obter controle e automação em suas operações”, destaca.
Evolução do mercado
Mas foi após a associação à ABRAFAC, que ele pode observar a notável evolução no mercado de Facility Management. “O setor deixou de ser relegado a um papel secundário dentro das organizações para se tornar peça fundamental na estratégia empresarial”, reflete.
Para ele, a ABRAFAC desempenha um papel crucial nesse avanço, especialmente com a conquista da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e pela Certificação C 11.FM, que atesta as competências dos profissionais do setor. “Por isso entendemos a Associação como uma parceria essencial no processo de desenvolvimento do setor”, conclui.
Costa compartilha que paralelamente ao crescimento do mercado, também testemunhou uma maior receptividade às inovações e avanços tecnológicos. “Estamos adentrando na era da Manutenção 5.0, onde sensores IoT, Inteligência Artificial e Big Data estão revolucionando a maneira como o Facility Manager e suas equipes operam.”
“Como resposta a essas mudanças, estamos investindo em soluções inteligentes que automatizam os processos operacionais e reduzem o trabalho administrativo para que os profissionais possam trazer mais eficiência para o FM e a para a Manutenção”, aponta.
Mais agilidade nos processos
Na percepção do Conselheiro, todas as mudanças também se refletem nas relações com parceiros e empresas terceirizadas, resultando na necessidade de processos cada vez mais ágeis, eficientes e colaborativos.
Na opinião de Costa, no entanto, nada se compara ao desafio da gestão de talentos. “Desde a atração até o desenvolvimento e retenção de profissionais qualificados, existe uma lacuna que precisa ser preenchida”, afirma, para acrescentar: “acredito que a tecnologia desempenhará um papel fundamental na resolução deste problema, e como líderes, devemos estar atentos a essas oportunidades”.
Ainda segundo ele, um exemplo foi o lançamento da certificação C11.FM ABRAFAC. “Ela representa um importante passo no sentido de reconhecer e qualificar os profissionais. Mas reconheço que ainda há muito a ser feito”.
Sinergia
O Congresso ABRAFAC é outra iniciativa apontada como fundamental na construção da sinergia entre as grandes empresas do setor e elo de união para o futuro do mercado. “Os Comitês Técnicos têm sido responsáveis por unificar conhecimento e divulgar os conteúdos mais atualizados para a gestão profissional”, argumenta.
Por isso, para ele a grande tarefa como integrante do Conselho ABRAFAC será contribuir para o equilíbrio da nova gestão de pessoas, agregando conhecimento de outras partes do mundo para acelerar o crescimento da colaboração entre todos os associados. “Espero ver a ABRAFAC cada vez mais forte com objetivos comuns para deixarmos um legado de prosperidade e união no setor”, finaliza.