fbpx

Encontro abordou o impacto na eficiência das edificações e bem-estar dos usuários

Em dezembro a ABRAFAC realizou a última edição do FM Debate de 2023 – também último evento presencial do ano.  Com o tema “Certificação WELL, LEED, Fitwell”, o encontro – exclusivo para associados – contou com a presença de 30 convidados no Office House Coworking e Evento, localizado no bairro do Itaim, zona sul da capital paulista.

Com palestras de Mauro Campos, vice-presidente da ABRAFAC; Adriana Hansen, diretora técnica da Unidade de Sustentabilidade em CTE e Camila Paes de Castro de Souza, responsável pela infraestrutura do Centro Cultural e Desportivo do SESC Avenida Paulista.

O encontro abordou a importância e impacto das certificações nas edificações. A LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) visa incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável, através da avaliação dos edifícios da concepção até a construção final e manutenção.

“Tivemos a oportunidade de ouvir das palestrantes detalhes sobre as certificações, sobre desempenho das construções amigáveis ao meio ambiente e sobre a economia dos recursos voltados à sustentabilidade, além do desempenho para promover a saúde das pessoas”, resumiu Campos. 

Sustentabilidade e saúde

Durante sua explanação, Adriana explicou aos presentes a estrutura de funcionamento das certificações. Além disso, a palestrante detalhou como a certificação LEED colabora com a sustentabilidade, seja na construção da edificação e como ela pode contribuir nas diversas etapas e equipamentos para menor consumo de recursos e impacto de resíduos para o meio ambiente. 

Mais abrangente, a certificação WELL, visa o conforto e o bem-estar, avaliando como as estruturas, os sistemas e o design de uma obra impactam a qualidade de vida dos usuários de uma edificação, assim como a eficiência da operação e manutenção.

“O objetivo são as pessoas, enxergando o edifício como um promotor de saúde”, acrescentou Adriana, indicando os principais pontos e estratégias para alcançar a certificação relacionados a aspectos como recursos, limpeza, nutrição, qualidade da água e ar , acústica e saúde mental, entre outros.

A palestrante também explanou aos presentes sobre a estrutura de funcionamento das certificações. “Como o próprio nome índica, a certificação Fitwell é mais enxuta e abre caminho para que o profissional de FM busca uma opção mais completa”, disse, esclarecendo sobre que a chancela foi criada para apoiar o desenvolvimento de edificações saudáveis que colaboram para o bem-estar dos ocupantes.

Durante o evento os palestrantes também compartilharam as respectivas experiências com a implantação e mensuração das certificações e o entendimento de como os edifícios podem contribuir para o bem-estar e saúde dos usuários. “Para nós, profissionais de FM, é imprescindível oferecer o melhor ambiente para a experiência de trabalho dos colaboradores”, concluiu Campos

Por sua vez, Camila alertou sobre a importância do conhecimento para manutenção do propósito das certificações. “É primordial verificar nas edificações a existência de  tecnologias e automações que deverão ser mantidas”, destacou. 

“Não adianta tornar uma edificação sustentável para a certificação e depois abandonar as boas práticas. Este é o papel do profissional de FM para manter a sustentabilidade do edifício ao longo do tempo”, finalizou.
FM Debate conta com apoio dos patrocinadores Woba, Enel e Sodexo (Diamante); Grupo Brasanitas; Guima Conseco; PlanRadar; Skedway e Verzani & Sandrini (Ouro); Aditiva, AKMX Engenharia, Athiê Wohnrath; Atlas Schindler; DeskBee; EFM; Evolv; Grupo Morhena; Grupo Paineiras; Infraspeak; Maxiservice; Monitory; Neowork; Orion; Space Plan; Wise Offices e WorkPlace (Prata).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.