fbpx

Evento abordou questões relevantes que desafiam os gestores de Facility Management na busca de uma dinâmica organizacional para que possam ser cada vez mais estratégicos e assertivos.

Num cenário que caminha a passos largos nos processos de automação, aliados cada vez mais à inteligência artificial, o setor de Facility Management ganha ares revolucionários na otimização da gestão empresarial. Mas, para tornar essa gestão ainda mais eficiente, o ponto de partida é viabilizar soluções para que o FM tenha tempo de ser estratégico. Esse foi o foco do FM Debate, evento online, realizado no dia 24 de novembro, pela Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC para a troca de ideias e conhecimentos a respeito do setor de Facility Management. 

Na edição deste mês, o tema em questão foi “Liderando para o futuro: Manutenção inteligente na vida do FM”.  Em debate, os convidados abordaram como o uso de soluções inovadoras na área de Manutenção podem promover uma gestão mais eficiente e uma liderança mais estratégica. 

“O profissional de FM atua como protagonista e catalisador no desenvolvimento dos setores frente ao mercado, governos e sociedade. Destaco a importância dos profissionais ligados à gestão de Facility Management fazerem parte desse time transformador, sendo um associando ABRAFAC, e assim, junto a nós, desenharmos esse contorno promissor de um mercado que se consolida cada vez mais como um setor estratégico dentro das empresas e organizações”, avaliou Maristela Serpejante, Diretora de Eventos da ABRAFAC e mediadora do FM Debate, na abertura do evento.

Com o objetivo de colocar em pauta a discussão de temas atuais, bem como tendências para o futuro desse segmento, criar oportunidades para que os profissionais do setor se encontrem e alinhavem experiências, na busca por fortalecer o segmento a cada novo encontro, é neste cenário que o FM Debate recebeu seus convidados para o evento, entre eles:  Nilton Mendes, Diretor de unidade de Negócios do Grupo Brasanitas; Abel Costa, Diretor Executivo da Infraspeak; e,  Gislaine Ferronatto, Facility Management da Aker Solutions. 

O desafio constante de todos os gestores e participantes desse segmento mostram que uma gestão eficiente é pautada em ser estratégico. “A própria pandemia nos mostrou que precisamos ter muitos cuidados e para isso as plataformas têm que ser bem estruturadas. Esse é o ponto, é preciso que esses gestores consigam ser estratégicos, focar nas pessoas e ressaltar o que já é uma realidade: as companhias têm dado mais valor ao FM. Então, a partir do momento em que o gestor agrega valor para o negócio, ele ganha maiores responsabilidades e merece aumento de budget e de tudo o que estiver inserido nesse contexto”, pontuou o executivo da Infraspeak. 

O Grupo Brasanitas fechou recentemente uma parceria com a Infraspeak, para alavancar essa transformação digital. “A digitalização das operações de facility management traz mais transparência e visibilidade aos negócios e os processos passam a ser ainda mais integrados, com mobilidade lá na ponta, agregando valor ao negócio e gerando valor ao cliente”, sintetizou Nilton Mendes. 

“Com uma ferramenta tecnológica bem alinhada podemos controlar uma situação para que se possa fazer uma ação preventiva para que se evite uma corretiva. Ou seja, são situações que geram valor as operações, facilitando tanto para o cliente, quanto para o técnico e para a gestão”, destacou Nilton, Diretor da Brasanitas.

A Aker Solutions, uma empresa de portfólio de equipamentos submarinos, também se insere nessa tecnologia. “Visamos muito esse futuro, pensando em como podemos ser muito mais sustentáveis com toda nossa energia. Temos que ter essa tecnologia enquanto FM, porque precisamos ser mais estratégicos e envolver esse processo junto aos nossos fornecedores. Então, as parcerias precisam cada vez mais ser parceiras e não somente uma compra ou prestação de serviço”, defendeu Gislaine Ferronatto. 

A era da inteligência mostra que a tecnologia tem tratado de trazer eficiência e integração, o aproveitamento das ferramentas tecnológicas também é uma estratégia importante. “Trazer machine learning e inteligência artificial para essa plataforma e principalmente trazer integração para que todos os softwares, todos os sensores e toda a automação que existe, se traduzam em dados para agilizar o processo”, avaliou Abel Costa.

Em resumo, durante o bate-papo, Abel Costa, da Infraspeak destacou o conceito e as soluções de Manutenção Inteligente no segmento. Nilton Mendes, do Grupo Brasanitas, destacou como a companhia buscou essas soluções e as incorporou na entrega de serviços aos clientes. E, Gislaine Ferronatto, da Aker Solutions, deu exemplos de como essa inteligência estratégica impactou as soluções no dia a dia da gestão da área na empresa. Ainda no evento, profissionais do setor e representantes de corporações tiveram a oportunidade de participarem via chat, de uma sessão de perguntas e respostas com os convidados. 

Para quem não conseguiu acompanhar o evento, o FM Debate pode ser conferido no canal do Youtube oficial da ABRAFAC https://www.youtube.com/watch?v=6dtW2gzL2PU

O FM Debate, assim como outras iniciativas da ABRAFAC, tem entre seus patrocinadores as empresas nas categorias: Diamante – Grupo Brasanitas e Neowork; Patrocinadores Ouro – Vivante e Sodexo; e, Prata – Infraspeak, Genetec, Atlas Schindler, Spartan, Atiè.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.