fbpx

Ricardo Pioltini, Diretor-Secretário

Manter a excelência e fortalecer a ABRAFAC serão prioridades na gestão do Diretor-Secretário

Aos 14 anos, o são-bernadense Ricardo Pioltini iniciou a carreira profissional como aprendiz de manutenção eletrônica e, aos poucos, foi tomando gosto pelo Facility Management à medida que foi tendo oportunidades para atuar em diversas funções.

Atualmente aos 44 anos é Facilty Management Lead para América do Sul na General Motors, mas se lembra com carinho dos desafios encontrados no começo da jornada. “Tudo era novidade, mas desde o início me identifiquei com as atividades do FM”. 

Aos poucos, foi conciliando o trabalho aos estudos para conseguir se formar Engenheiro Elétrico, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos e mais recentemente concluiu o Mestrado em Lean Manufacturing. “Sempre me dediquei a ampliar meus conhecimentos na área de FM, mas não foi fácil – especialmente durante a graduação”, recorda.

E foi justamente o potencial do setor um dos quesitos que chamou a atenção de Pioltini. “A área é bastante ampla e oferece espaço para pessoas com as mais variadas formações e perfis. Por isso, considero importante acompanhar o que está acontecendo no mercado e buscar constantemente aprendizado e formas de inovar, além de estar sempre desenvolvendo as habilidades de gestão, comunicação e liderança”, ensina.

Atenção às oportunidades

Casado e pai de uma garotinha de três anos, o novo Diretor-Secretário da ABRAFAC acrescenta que é importante ficar atento às oportunidades. “Sempre há espaço para melhorar processos e resultados. Depende apenas de nós estarmos atentos às oportunidades que aparecem pelo caminho”.

Justamente o que aconteceu ao encontrar a ABRAFAC em 2020, período em que retornou à gestão de facilities services para assumir o posto de líder regional de FM após anos se dedicando ao gerenciamento de projetos de construção. “Eu precisava me atualizar em relação ao mercado e encontrei na ABRAFAC as referências e o conhecimento que buscava”, conta.

Desde então, Pioltini tem notado o amadurecimento do setor no Brasil. “Atualmente – e também em função do trabalho realizado pela ABRAFAC – a função de FM nas empresas passou a ser cada vez mais reconhecida”, destacada ele, para seguir acrescentando: “inclusive a atividade recebeu uma CBO específica (Classificação Brasileira de Ocupação) reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. E, apesar de ainda haver muito espaço para crescimento do segmento, tenho certeza que estamos no caminho certo”, conclui.

Consolidação do mercado brasileiro de FM

Na visão dele, a ABRAFAC é essencial para a consolidação do mercado brasileiro de FM e o reconhecimento dos profissionais. Segundo ele, cabe à Associação o importante papel de reunir os profissionais para promover a integração e multiplicar o conhecimento. 

“Isto não seria possível sem uma associação forte, sem fins lucrativos e dedicada a representar os interesses de seus profissionais”, enfatiza Pioltini, que lembra da relevância do setor FM dentro da economia: “emprega mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo e movimenta mais de US$ 1 trilhão anualmente”.

O diretor conta que encontrou na ABRAFAC um ambiente que estimula profissionais com interesses e dificuldades semelhantes a trocar experiências e promover o conhecimento. “Fico feliz em compartilhar conhecimento e aprender com os colegas da Associação”, comemora.

Pioltini é responsável pelas atividades administrativas e reforça que sua prioridade será manter a excelência em continuidade ao bom trabalho realizado pela gestão anterior, a fim de dar suporte às demais Diretorias.

“A ABRAFAC vem crescendo nos últimos anos e não será diferente nos próximos três anos. Ao final da atual gestão espero vê-la ainda mais forte, com mais associados e muito mais conhecimento compartilhado”, projeta.

Para tanto, as prioridades de sua pasta serão produzir e promover conhecimento para a área de FM. “Além disso, estimular os profissionais do setor no Brasil a conhecerem e se associarem à ABRAFAC”, arremata.

Entusiasta da Filosofia

Atualmente a frente de tantas demandas, ele confessa que organizar as agendas não é tarefa simples. “Mas quando fazemos o que gostamos tudo fica mais fácil!”, diz ele, que sabe que pode contar com a Diretoria ABRAFAC quando necessita de qualquer suporte. 

“Isso me traz a tranquilidade que preciso para desenvolver bem minhas responsabilidades”, confidencia, para acrescentar que, acima de tudo está o apoio incondicional da família. 
Contudo, ele conta que além das atribuições como profissional e como voluntário da ABRAFAC, consegue desfrutar de tempo junto da família e praticar outras atividades que gosta: viajar para conhecer pessoas e culturas diferentes; praticar montain bike, natação e musculação. E ainda sobre um tempinho para se dedicar aos estudos de Filosofia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.