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Juliana Siqueira, Diretora do Congresso e Expo FM

Objetivo da nova Diretora do Congresso e Expo FM é superar expectativas

A Engenheira de Produção Juliana Pereira de Siqueira, 42 anos, se deparou com a área de Facility Management como a maioria dos profissionais: por acaso. Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, com Especialização em Gestão de Facilities e MBA em Facility Management, a profissional atua hoje como Gerente de Facilities e Infraestrutura.

Se antes a experiência se concentrava em obras de grande porte e manutenções pós-obra, ao longo do percurso Juliana percebeu gradativamente a relevância crescente do escopo de Facility Services.

Com a descoberta veio também a constatação de que o principal desafio no segmento reside na subvalorização dos profissionais por parte das empresas. “Muitas vezes eles são percebidos apenas como prestadores de serviço de suporte, especialmente ligados à limpeza”, relata. “A falta de reconhecimento e investimento na área é bem desafiador”, acrescenta. 

Segunda Juliana, nesse cenário, a ABRAFAC desempenhou um papel importante ao evidenciar a capacidade e a importância dos profissionais dedicados ao Gerenciamento de Facilities, Property e Workplace. “Somos essenciais ao core business das empresas”, enfatiza.

Das pesquisas online à filiação

Coube ao acaso também aproximar Juliana e a ABRAFAC através de pesquisas online somada à motivação de um gestor, resultando na filiação da profissional. “Desde então tenho admirado profundamente o comprometimento da Associação e de seus membros em proporcionar excelência ao setor”, relembra.

Para ela, a ABRAFAC se destaca por buscar constantemente a valorização dos profissionais, “um aspecto que contribui significativamente para a qualidade e prestígio do campo em que atuamos”, arremata.

Na visão da nova Diretora do Congresso e Expo FM, a ABRAFAC desempenha um papel significativo não apenas na vida dos profissionais da área, mas em todo o mercado, promovendo notáveis avanços no âmbito do Facilty Management.

“Graças aos esforços contínuos empreendidos, os profissionais agora possuem uma codificação específica na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)”, relembra Juliana, que lista ainda a oportunidade de participar ativamente em comitês para fomentar a criação de redes de contato e a valiosa troca de experiência entre os associados. 

Além disso, ela lembra que o reconhecimento e a valorização – tanto de profissionais quanto de empresas – são promovidos através da premiação “Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano”. 

“Além disso, a organização introduz inovações pertinentes durante seus congressos e exposições, além das visitas técnicas. Não menos importante, a certificação C11.FM, alinhada às normas internacionais, atesta o conhecimento e as habilidades dos profissionais do setor, conferindo confiança aos contratantes e reconhecimento aos atuantes no mercado”, enfatiza.

Segundo Juliana, algumas habilidades são importantes para o profissional de FM: gostar e saber lidar com pessoas. “Buscar constantemente o aprimoramento alinhado às inovações tecnológicas do mercado e cultivar a colaboração em equipe são elementos fundamentais”, ensina ela, para acrescentar: “nessa área, reconhecemos que nada é realizado de forma isolada, o trabalho em equipe é essencial”.

Conhecimento compartilhado

Mas como dar conta de tantas demandas impostas pela rotina diária? “Constantemente apertamos o nosso horário para dar conta de tudo”, diz ela, que confessa: “muitas vezes realizando atividades após o expediente ou durante os horários de almoço”.

No entanto, para Juliana ser voluntária na ABRAFAC em meio a tantas atribuições representa uma oportunidade contínua de aprendizado. “Proporciona também um incremento constante no conhecimento. Por isso, quem ganha somos nós e, a cada dia, somos agraciados com valiosas experiências e conhecimentos compartilhados”, reforça.

Como Diretora do Congresso e da Expo FM, Juliana quer focar na inovação. “Estamos prestes a criar uma fusão eletrizante entre os principais fornecedores e os melhores profissionais do setor”, revela.

Perguntada sobre o Congresso ela adianta que não quer apenas compartilhar estudos de caso, mas também proporcionar uma imersão total em experiências práticas. “Queremos transformar cada momento em uma jornada emocionante para os participantes, tornando o aprendizado não apenas informativo, mas verdadeiramente único”, anuncia.

Desafio, palavra de ordem

Com desafio como palavra de ordem, a nova diretora tem um compromisso ousado: proporcionar aos associados e colegas de profissão o conteúdo mais relevante e experiências incomparáveis. “Inovação, networking e experiência. Como gestores atuantes na área queremos juntos elevar continuamente o padrão para oferecer o que há de melhor”, conta.

Em cada ação programada a diretoria buscará superar expectativas, transformando desafios em oportunidades a fim de criar um ambiente onde a excelência seja a norma. “Queremos inspirar pessoas e trazer grandes experiências voltadas à tecnologia, inovação e melhor experiência para o cliente”, arremata.

Imbuída do intuito de impactar positivamente a trajetória de milhares de profissionais, a mineira de Juiz de Fora quer ir além. “Quero plantar sementes que gerem uma colheita de novas ideias e talentos. A ABRAFAC é fruto do esforço conjunto de inúmeras mãos unidas, e minha aspiração é contribuir para que esse legado prospere, conduzindo a associação a novos horizontes para alcançar novas audiências”.

Na simplicidade a essência

Uai, mas quem é Juliana fora do Linkedin, diria o leitor em bom ‘mineirês’… nas palavras dela: “uma apaixonada por explorar novos lugares e conhecer pessoas, simples como eu. Para mim, a vida é uma jornada incrível, onde não importa quanta riqueza ou prestígio você acumulou, mas sim as experiências que viveu e as pessoas que impactou”.

Se tem uma coisa que Juliana acredita profundamente é que deixar marcas positivas é o verdadeiro tesouro da existência. “Olhar para trás e saber que seu abraço ou sua escuta salvou o dia de alguém não tem preço”, diz. Tanto que para ela ser uma profissional de FM vai além de oferecer um ambiente esteticamente agradável.

“Antes de tudo é proporcionar aos colaboradores um espaço acolhedor, banheiros impecáveis e um ambiente saudável para trabalhar. É a consciência de que, em algum momento, você fez a diferença tornando essa jornada profissional significativa e recompensadora”, conclui.

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