fbpx
Publicado em 15 de março de 2024

Marcelo Boeger, Diretor dos Comitês Técnicos ABRAFAC

Contribuições de um olhar especializado em hotelaria hospitalar para o universo do Facility Management

Gaúcho de Porto Alegre (RS) e morador de São Paulo há mais de 40 anos, Marcelo Boeger, é administrador de empresas por formação e atua como consultor. Referência quando o assunto é hotelaria hospitalar, traz em sua bagagem a expertise de mais de 20 anos no segmento.

“Sempre atuei estruturando serviços de apoio, sendo boa parte como consultor na indústria hoteleira, relembra. Desde 2002, o mercado hospitalar ganhou destaque dentro da sua atuação. De lá para cá, fundou a Hospitalidade Consultoria e pode observar mais perto os desafios do setor de Facility Management.

“Quando entrei para o setor percebi que a inexistência de processos, orçamentos bem definidos e indicadores afetava profundamente a qualidade dos serviços. Desde então, tenho justamente apoiado na profissionalização, desenvolvendo pessoas e processos”, acrescenta.

Segundo ele, não há fórmula mágica para o sucesso na área. Mas uma habilidade é fundamental: disciplina. “Todo o resto será apoiado por ela, que é a base para criar metas claras e manter, diariamente, o foco e as prioridades”, ensina.

Convite para a ABRAFAC

O ano era 2022. Naquela ocasião Boeger foi convidado pela ABRAFAC para apoiar na construção de um Comitê para a área de Saúde. Desde então permanece, colaborando para a realização de grandes ações junto aos profissionais que compõem o grupo. “Estamos em plena sintonia e vejo que tenho muito a contribuir”, conta, para seguir acrescentando: “Quando os objetivos estão alinhados, as ações se complementam”.

Ao longo do período como associado, a percepção de Boeger é de que a ABRAFAC desempenha papel determinante ao apoiar a profissionalização do setor. “Para se ter uma ideia, já conheci vários profissionais (atuando em diversos segmentos, inclusive no Varejo ou mesmo na Indústria) que não sabiam que aquilo que faziam se chamava Facilites e que havia um lugar para se debater sobre os temas que diariamente lhes desafiava e que existiam pessoas em outras organizações lidando com os mesmos temas” e relembra para concluir: “e ainda existe muito a ser feito”.

Daí outra importante constatação: “sem dúvida, a atuação da ABRAFAC na promoção do conhecimento para associados e a sua interação com os diversos setores, somados aos debates e busca por soluções comuns aos problemas setoriais demonstram a força da Associação para representar o mercado”.

Outro exemplo de iniciativa da ABRAFAC para impulsionar o setor de FM citada por  Boeger foi a criação dos Comitês Técnicos. “Eles fomentam o debate de forma setorial com profissionais de cada mercado”, pontua.

Ainda segundo ele, o papel da Associação ao conduzir a Certificação como um selo de excelência ao profissional, a organização de Congressos e publicações com grande credibilidade e divulgação de informações úteis ao associado são importantes ferramentas para balizar o mercado.

Paixão pelo Cartoon

Cartoon de Marcelo Boeger

Com inúmeros compromissos profissionais, Boeger, de 52 anos, é casado, pai da Jolie e do Oliver, respectivamente com 15 e 12 anos e, nas horas vagas, faz uma das coisas que gosta muito: desenhar. 

“Faço desenhos em estilo Cartoon / Comix”, revela. Com pegada humorística, o traço retrata de forma sintética o dia a dia. “Algumas vezes utilizo este recurso em capacitações, gamificações e treinamentos, unindo uma necessidade pontual com o prazer de criar”, revela.

Talvez daí venha a capacidade de equacionar tão bem tantos compromissos. De quebra, ainda compartilha uma dica valiosa: a administração do tempo. “Essa deve ser uma habilidade do profissional de FM”, pondera Boeger, que em 2024 assume um novo desafio: atuar como Diretor de Comitês Técnicos. 

“Estou muito feliz em contribuir. Espero agregar valor e crescer junto com a Associação!” Ele acredita que muito da atuação voluntária para a ABRAFAC retorna em conhecimento, networking e benchmarking.

Entre as prioridades na nova função estão organizar, difundir e desenvolver os comitês de forma a contribuir com conteúdo para o mercado e seus participantes. Para tanto, os planos de trabalho incluem criar metodologias para que cada um dos comitês (Desafios do Workplace , Facility Management em Serviços de Saúde e ESG ) possam prosperar. “Iremos vislumbrar novos temas e tendências na área que mereçam tratar suas especificidades”, adianta.

Diante desta perspectiva, Boeger finaliza: “Espero ver ao final desta gestão um forte ritmo de crescimento, que favoreça a continuidade dos projetos e a implementação das ideias em desenvolvimento”. Que assim seja!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.