fbpx

Amílcar João Gay Filho, 

Proposta do novo Diretor do Prêmio ABRAFAC é inovar e melhorar o compartilhamento do conhecimento dos profissionais do setor

Para Amílcar João Gay Filho, importante é convencer os profissionais do setor de FM sobre a necessidade do compartilhamento do conhecimento, pois se trata de uma generosidade mental e um dos três pilares do sucesso. Estar em um movimento de constante aprimoramento só é possível quando se está conectado a outros profissionais e este comportamento pode resultar em uma boa gestão.

Presidente Fundador da ABRAFAC, ele integrou o grupo de profissionais oriundos do Grupas, que, em conjunto com membros do GAS e da turma de MBA Gerenciamento e Facilidades da USP, fundou a Associação em 2004. “Permaneci como Presidente até 2008 e de lá para cá ocupou cadeira no Conselho Deliberativo e de Administração”, relembra.

Ao longo do tempo o Engenheiro Civil, pós-graduado em Administração com MBA em Gerenciamento de Pessoas foi ficando cada vez mais convicto que ser um bom negociador, gostar de pessoas, ter conhecimento na área, manter uma boa rede de contatos e meritocracia são cruciais para alcançar sucesso no segmento.

“Presenciei o mercado entender o que é Facility Management. Depois, acompanhei o reconhecimento da importância dessa área para as empresas e, em seguida, o reconhecimento do profissional”, enfatiza.

Capacitação e reconhecimento

Com larga experiência, o atual Diretor do Prêmio ABRAFAC sabe o que está falando. Ao longo de sua carreira, acumulou desafios como no SESC, onde galgou posições até assumir como gerente da área de Engenharia e Infraestrutura, responsável pelos projetos, construções e gestão da infraestrutura das unidades do SESC SP.

A visão apurada do setor embasa também a percepção atual sobre a ABRAFAC: “Entendo que o papel da Associação é promover a capacitação e reconhecimento do profissional de Property, Workplace e Facility Management, catalisando o desenvolvimento do setor.”

Ainda segundo Amilcar, iniciativas como o reconhecimento da profissão através da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), o Prêmio ABRAFAC, a Certificação C.11 FM, os Comitês Técnicos, o Congresso e os eventos promovidos ao longo do ano são iniciativas essenciais para impulsionar o mercado de FM no Brasil. 

Inovações no Prêmio 

Mas não pense que isso só basta. O novo diretor do Prêmio ABRAFAC quer inovar, dando maior destaque aos trabalhos inscritos na premiação. “Espero poder contribuir com novas propostas e colaborar com a experiência que tenho na atual gestão”, revela.

A prioridade será desenvolver um regulamento para o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano que contemple propostas de inovação. “E trabalhar arduamente para que ocorra uma boa divulgação e tenhamos mais trabalhos inscritos do que nas edições anteriores”, planeja.

“A ABRAFAC vem crescendo frente ao mercado, ganhando, inclusive, mais reconhecimento. Somos o grande propulsor do conhecimento, da inovação e da certificação no mercado brasileiro de FM”, confidência.

Hobbies e Voluntariado

Natural de Campinas (SP), Amilcar, de 64 anos, atualmente concilia as atividades como consultor e ainda encontra tempo para destinar a outras iniciativas: “Sou fundador de uma ONG cuja proposta é reestruturar vidas de famílias em situação de vulnerabilidade. Sou também presidente da Associação dos Funcionários e Aposentados do Sesc-SP”, conta. “O importante é poder devolver um pouco do que se conquistou como forma de contribuir com o coletivo”, ensina ele.
Mas não para por aí. Casado e pai de dois filhos, Amílcar adora dançar e colecionar whisky de forma amadora. Para concluir, ele compartilha uma dica para se obter êxito: “nunca achei que seria fácil para chegar aqui, mas não desisti e respondi aos desafios que surgiram com muito trabalho”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.