Veja como foram alguns eventos realizados durante o ano!
O ano de 2018 foi o ano da recuperação em diversos sentidos. O Brasil segue com mudanças em diversos campos, como político e econômico, e isso se refletiu diretamente na população. A crise econômica ainda predominou mais do que o esperado, assim como o desemprego. E, por isso, foi tão importante ficar atualizado e aprender mais, para se manter competitivo no mercado e ter maiores chances de sucesso.
Para o Gestor de Facilities, a ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, separou diversas oportunidades de ouro, visando dar continuidade a sua missão que é desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities. Dessas ações, o FM Debate, sem dúvidas foi riquíssimo em troca de experiências e muita informação, garantindo ainda mais sabedoria para os participantes.
COMO ALCANÇAR UMA MELHOR EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE FACILITIES?
Durante o FM Debate sobre o tema “Property”, realizado dia 22 de fevereiro no Spaces Vila Madalena, Adriana Kazan, Gerente de Suprimentos e Facilities do Grupo Abril, compartilhou sua experiência sobre o assunto na palestra “Como vencer as barreiras e resistências quanto à mudança”.
A palestrante levantou uma provocação: como identificar, evitar e tratar as barreiras e resistências?
Para a especialista, é necessário seguir alguns pontos cruciais:
- Ouvir para entender as reclamações dos funcionários;
- Observar para estudar as reações das pessoas e saber o que está criando as barreiras;
- Perguntar para saber o interesse de cada um;
- Envolver com o propósito de integrar as áreas para mudança (RH, Comunicação e Gestores).
Tiago Alves, CEO da Regus e do SPACES Brasil, compartilhou sua experiência sobre o assunto na palestra “Check list para a escolha de um espaço compartilhado”.
Tiago começou sua palestra com uma indagação: “qual o m² mais caro do Brasil?”. Enquanto que, para a maioria, as respostas mais óbvias seriam cidades como Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, o palestrante surpreendeu respondendo que a resposta certa seria “nenhum deles, pois o m² mais caro é aquele que você paga e não utiliza”.
“Com o passar do tempo, existem cada vez mais mesas vazias nas empresas. Uma alternativa para que isso não ocorra seria fixar o que é realmente necessário em um lugar, e flexibilizar o que é menos importante”, complementou a questão.
SUCESSO DE PÚBLICO E INOVAÇÃO DO FORMATO MARCAM EVENTO SOBRE “DIVERSIDADE”
O FM Debate com o tema “Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação” foi realizado em dia 26 de abril, na sede da TOTVS, em Santana, São Paulo.
Victor Mirshawka Junior, Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação, começou a sua palestra focada em Inovação usando dados da IBM. Segundo a empresa, todo conhecimento disponível ao ser humano irá dobrar a cada 73 dias, a partir de 2020.
“Inovação não é invenção, não é só produto, pode ser apenas a mudança do que já existe e precisa conseguir seu próprio sustento”, pontou Victor.
Para os Gestores de Facilities, o especialista deixou uma mensagem: “A liderança é o exemplo. E exemplo não é discurso, é ação. O que você faz, estimula as pessoas a fazerem algo parecido. O líder que dá o exemplo é o percussor das verdadeiras mudanças. O gestor de Facilities é um desses líderes”.
Milton Jungman, diretor da América Latina da Accenture, durante o FM Debate começou falando sobre a importância do assunto. O especialista afirmou que a implementação de soluções é o maior desafio para o Gestor de Facilities quando se fala de diversidade. “O Gestor até pode ter ideias sobre ter uma equipe diversificada com gêneros e idades diferentes. Porém, o maior desafio não está na parte técnica, mas sim na questão humana. Soluções aparentemente simples, como a questão do banheiro ‘all genres’, que todos possuem em suas casas, esbarram nessas questões. A mudança na cabeça das pessoas é o grande desafio”, refletiu.
No mesmo evento, Kamila Mesquita Oliveira, especialista em UX/Service Designer, e Adriana Hidalgo Bueno, coordenadora de Facilities, — ambas profissionais da TOTVS, empresa especializada em software para gestão — apresentaram e realizaram uma dinâmica sobre Design Thinking, como meio para resolver problemas em uma gestão.
Para Andrea Cerqueira, Diretora de Diversidade da ABRAFAC, o feedback do evento foi extremamente positivo, pois, foi possível colocar em pauta a questão da diversidade pelo olhar do cliente, não apenas falando sobre inclusão das minorias, mas sim pensando em todo o contexto.
A diretora revelou que esse foi o principal impulso para inovar o FM Debate. “Trouxemos uma jornada, falamos sobre inovação, apresentamos um caso de sucesso e uma metodologia (Design Thinking), dessa forma, foi possível que os participantes saíssem com algo palpável do debate”.
GESTÃO DE FROTAS E MOBILIDADE
No dia 15 agosto, na Unibes Cultural, Sumaré, São Paulo, ocorreu a edição do FM Debate com o tema “Gestão de Frotas e Mobilidade”. Nela foram discutidas relevantes novas ideias sobre como gerir uma frota e como será esta gestão em um mercado em constante evolução.
Um dos palestrantes do dia foi João Carlos Brito Junior, responsável pela área de Facilities do Grupo Brasanitas. Explanando sobre o tema “Gestão de Multas”, João apresentou as dificuldades e a importância do Gestor de Facilities se manter atuante nessa área de mobilidade dentro da empresa.
“A área de facilities tem o papel de ser uma engrenagem de toda essa operação. Sem o Gestor atuando de forma ativa, os colaboradores vão usar o carro de forma indevida e multas não serão cobradas. A multa é um tema espinhoso e que precisa de uma boa gestão”, concluiu.
Célia Baptista, Gestora de Facilities que atua em empresas de grande porte nos segmentos de telecomunicações, destacou que, com a quantidade de pessoas que fazem parte de grandes empresas, o foco de uma gestão bem realizada deve ser cuidar da vida dos trabalhadores.
“A Gestão de Frotas se resume em cuidar de vidas. A frota, em questão, nada mais é do que cuidar da vida do colaborador, protegendo sua existência e sua saúde. É um tema que exige muita discussão, porque cada empresa tem um perfil e um tipo de operação, mas no fundo tudo se resume ao cuidado de vidas. Para o Facilities isso é muito importante ser refletido”.
Karina Quaresma, Coordenadora do FM Debate da ABRAFAC, destacou que essa edição concretizou ainda mais o objetivo da Associação em relação ao setor de Facilities.
“Temos uma grande preocupação de trazer o conteúdo de forma diferente, dinâmica e que o profissional de facilities consiga colocar, o que absorve nos eventos, em prática no dia a dia”, salientou Karina.
ASSOCIE-SE NA ABRAFAC E APROVEITE OS BENEFÍCIOS!
A ABRAFAC — Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.
Com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, a ABRAFAC está ganhando relevância internacional firmando grandes e sólidas parcerias.
Ao ser associado individual, o profissional de Facilities conta com diversas vantagens:
- Acesso especial ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
- Participação nos eventos da associação;
- Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam como a ABRAFAC como entidade apoiadora;
- Oportunidade de participação no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano;
- Inscrição de trabalhos no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (melhores trabalhos concorrem ao Global FM Awards);
- Descontos em instituições de ensino para pós-graduação, cursos e MBA (veja a lista de convênios).