fbpx

Veja como foram alguns eventos realizados durante o ano! 

O ano de 2018 foi o ano da recuperação em diversos sentidos. O Brasil segue com mudanças em diversos campos, como político e econômico, e isso se refletiu diretamente na população. A crise econômica ainda predominou mais do que o esperado, assim como o desemprego. E, por isso, foi tão importante ficar atualizado e aprender mais, para se manter competitivo no mercado e ter maiores chances de sucesso.

Para o Gestor de Facilities, a ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, separou diversas oportunidades de ouro, visando dar continuidade a sua missão que é desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities. Dessas ações, o FM Debate, sem dúvidas foi riquíssimo em troca de experiências e muita informação, garantindo ainda mais sabedoria para os participantes.

COMO ALCANÇAR UMA MELHOR EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE FACILITIES?

Durante o FM Debate sobre o tema “Property”, realizado dia 22 de fevereiro no Spaces Vila Madalena, Adriana Kazan, Gerente de Suprimentos e Facilities do Grupo Abril, compartilhou sua experiência sobre o assunto na palestra “Como vencer as barreiras e resistências quanto à mudança”.

A palestrante levantou uma provocação: como identificar, evitar e tratar as barreiras e resistências?

Para a especialista, é necessário seguir alguns pontos cruciais:

  • Ouvir para entender as reclamações dos funcionários;
  • Observar para estudar as reações das pessoas e saber o que está criando as barreiras;
  • Perguntar para saber o interesse de cada um;
  • Envolver com o propósito de integrar as áreas para mudança (RH, Comunicação e Gestores).

Tiago Alves, CEO da Regus e do SPACES Brasil, compartilhou sua experiência sobre o assunto na palestra “Check list para a escolha de um espaço compartilhado”.

Tiago começou sua palestra com uma indagação: “qual o m² mais caro do Brasil?”. Enquanto que, para a maioria, as respostas mais óbvias seriam cidades como Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, o palestrante surpreendeu respondendo que a resposta certa seria “nenhum deles, pois o m² mais caro é aquele que você paga e não utiliza”.

“Com o passar do tempo, existem cada vez mais mesas vazias nas empresas. Uma alternativa para que isso não ocorra seria fixar o que é realmente necessário em um lugar, e flexibilizar o que é menos importante”, complementou a questão.

SUCESSO DE PÚBLICO E INOVAÇÃO DO FORMATO MARCAM EVENTO SOBRE “DIVERSIDADE”

O FM Debate com o tema Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação foi realizado em dia 26 de abril, na sede da TOTVS, em Santana, São Paulo.

Victor Mirshawka Junior, Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação, começou a sua palestra focada em Inovação usando dados da IBM. Segundo a empresa, todo conhecimento disponível ao ser humano irá dobrar a cada 73 dias, a partir de 2020.

Inovação não é invenção, não é só produto, pode ser apenas a mudança do que já existe e precisa conseguir seu próprio sustento”, pontou Victor.

Para os Gestores de Facilities, o especialista deixou uma mensagem: “A liderança é o exemplo. E exemplo não é discurso, é ação. O que você faz, estimula as pessoas a fazerem algo parecido. O líder que dá o exemplo é o percussor das verdadeiras mudanças. O gestor de Facilities é um desses líderes”.

Milton Jungman, diretor da América Latina da Accenture, durante o FM Debate começou falando sobre a importância do assunto. O especialista afirmou que a implementação de soluções é o maior desafio para o Gestor de Facilities quando se fala de diversidade. “O Gestor até pode ter ideias sobre ter uma equipe diversificada com gêneros e idades diferentes. Porém, o maior desafio não está na parte técnica, mas sim na questão humana. Soluções aparentemente simples, como a questão do banheiro ‘all genres’, que todos possuem em suas casas, esbarram nessas questões. A mudança na cabeça das pessoas é o grande desafio”, refletiu.

No mesmo evento, Kamila Mesquita Oliveira, especialista em UX/Service Designer, e Adriana Hidalgo Bueno, coordenadora de Facilities, — ambas profissionais da TOTVS, empresa especializada em software para gestão  — apresentaram e realizaram uma dinâmica sobre Design Thinking, como meio para resolver problemas em uma gestão.

Para Andrea Cerqueira, Diretora de Diversidade da ABRAFAC, o feedback do evento foi extremamente positivo, pois, foi possível colocar em pauta a questão da diversidade pelo olhar do cliente, não apenas falando sobre inclusão das minorias, mas sim pensando em todo o contexto.

A diretora revelou que esse foi o principal impulso para inovar o FM Debate. “Trouxemos uma jornada, falamos sobre inovação, apresentamos um caso de sucesso e uma metodologia (Design Thinking), dessa forma, foi possível que os participantes saíssem com algo palpável do debate”.

GESTÃO DE FROTAS E MOBILIDADE

No dia 15 agosto, na Unibes Cultural, Sumaré, São Paulo, ocorreu a edição do FM Debate com o tema “Gestão de Frotas e Mobilidade”. Nela foram discutidas relevantes novas ideias sobre como gerir uma frota e como será esta gestão em um mercado em constante evolução.

Um dos palestrantes do dia foi João Carlos Brito Junior, responsável pela área de Facilities do Grupo Brasanitas. Explanando sobre o tema “Gestão de Multas”, João apresentou as dificuldades e a importância do Gestor de Facilities se manter atuante nessa área de mobilidade dentro da empresa.

“A área de facilities tem o papel de ser uma engrenagem de toda essa operação. Sem o Gestor atuando de forma ativa, os colaboradores vão usar o carro de forma indevida e multas não serão cobradas. A multa é um tema espinhoso e que precisa de uma boa gestão”, concluiu.

Célia Baptista, Gestora de Facilities que atua em empresas de grande porte nos segmentos de telecomunicações, destacou que, com a quantidade de pessoas que fazem parte de grandes empresas, o foco de uma gestão bem realizada deve ser cuidar da vida dos trabalhadores.

“A Gestão de Frotas se resume em cuidar de vidas. A frota, em questão, nada mais é do que cuidar da vida do colaborador, protegendo sua existência e sua saúde. É um tema que exige muita discussão, porque cada empresa tem um perfil e um tipo de operação, mas no fundo tudo se resume ao cuidado de vidas. Para o Facilities isso é muito importante ser refletido”.

Karina Quaresma, Coordenadora do FM Debate da ABRAFAC, destacou que essa edição concretizou ainda mais o objetivo da Associação em relação ao setor de Facilities.

“Temos uma grande preocupação de trazer o conteúdo de forma diferente, dinâmica e que o profissional de facilities consiga colocar, o que absorve nos eventos, em prática no dia a dia”, salientou Karina.

ASSOCIE-SE NA ABRAFAC E APROVEITE OS BENEFÍCIOS!

A ABRAFAC — Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, a ABRAFAC está ganhando relevância internacional firmando grandes e sólidas parcerias.

Ao ser associado individual, o profissional de Facilities conta com diversas vantagens:

  • Acesso especial ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
  • Participação nos eventos da associação;
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam como a ABRAFAC como entidade apoiadora;
  • Oportunidade de participação no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano;
  • Inscrição de trabalhos no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (melhores trabalhos concorrem ao Global FM Awards);
  • Descontos em instituições de ensino para pós-graduação, cursos e MBA (veja a lista de convênios).

POR ISSO, NÃO PERCA TEMPO E ASSOCIE-SE CLICANDO AQUI.

Compartilhe nas redes sociais
30 maio 2019

Arquitetos e Facilities – A importância da conexão para a geração de valor

Muitos arquitetos questionam sobre quem procurar nas empresas para apresentar seus portfólios e como conseguir ser escolhido numa concorrência. Por outro lado, os colegas da área de facilities demandam arquitetos ou escritórios de arquitetura corporativa para melhoria do espaço de trabalho que sejam bons, baratos e rápidos.

Compartilhe nas redes sociais