fbpx

Uma manhã de muito aprendizado e networking de qualidade!

Você sabe o que é Design Thinking? Para cerca dos 100 participantes do FM Debate, que teve como tema “Diversidade: Espaços Colaborativos que promovem a equidade e a cocriação”, foi possível não apenas descobrir o que é o processo, como também colocar em prática o interessante conceito. Nosso blog te conta um pouco como foi a experiência.

Com o propósito de debater assuntos que são de interesse do mercado de facilities, a última edição do FM Debate foi além e surpreendeu o público composto por profissionais de diversas empresas. O evento foi realizado no último dia 26 de abril, na sede da TOTVS, em Santana, São Paulo.

Com palestras de Victor Mirshawka Junior, Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação; Milton Jungman, diretor da América Latina da Accenture; e Kamila Mesquita Oliveira, especialista em UX/Service Designer na TOTVS; o evento uniu muito conhecimento, excelente oportunidade para networking e uma dinâmica sobre Design Thinking.

A importância do tema

Logo na abertura, Thiago Santana, Vice-Presidente da ABRAFAC, sinalizava a importância do tema, apontando que o Facilities é um setor que trata de pessoas, e é fundamental não ignorar minorias ou pessoas que não possuem o mesmo tipo de tratamento no ambiente de trabalho, seja um cliente ou colaborador.

Thiago Santana, Vice-Presidente da ABRAFAC.

Assim como a Gestão de Facilities que não tem a visibilidade que merece, algumas pessoas, por várias razões, seja sexo, idade, deficiências físicas, entre outras, precisam superar obstáculos. Por isso, precisamos tratar o assunto. Criamos uma agenda para trazer esses assuntos para debates”, explicou na abertura do evento.

Mas por que, exatamente, as empresas estão trazendo esse tema à tona?

Andrea Cerqueira, Diretora de Diversidade da ABRAFAC, avaliou que esses assuntos referentes à cultura organizacional são fundamentais para melhorar a performance. “Todavia, é mais do que isso. Colocar a diversidade em pauta é fundamental para dizer quem são os consumidores. Além disso, temos de pensar em espaços, mas em pessoas também. Eu acredito que para resolver essa questão, precisamos trazer o cliente para dentro dessa conversa”, salientou durante sua exposição no palco.

A palavra dos especialistas

O tema inovação dentro do universo da diversidade, tratado por Victor Mirshawka Junior, foi ideal para expandir os horizontes criativos dos participantes que estavam ávidos para aprender mais. “Como alguém que trabalha na educação desde sempre, tanto na questão acadêmica quanto corporativa, eu sou um dos maiores entusiastas que entidades, como a ABRAFAC, façam esforços de disponibilização de conteúdo, conhecimento e relacionamento“, revelou em entrevista especial para o Blog da ABRAFAC.

Victor Mirshawka Junior, Sócio-Diretor na Pense Melhor Educação.

Para Victor, é fundamental unir um tema de grande importância na atualidade, com pessoas que possam apresentar uma perspectiva diferente sobre o assunto e, por último, oferecer uma atividade que tenha aplicação prática. “É essencial. Não podemos depender apenas do sistema formal de ensino para qualificar as pessoas. As entidades, as mais proativas como a ABRAFAC, possuem essa função crucial de capacitar as pessoas, instrumentalizar, trazer o conhecimento mais modernos, trocar experiências”.

Já o segundo palestrante do dia, Milton Jungman, revelou sua satisfação com o tema proposto pelo FM Debate. “Acho ótimo a ABRAFAC estar promovendo esse tipo de debate com os Gestores de Facilities. Sou suspeito para falar, pois eu participei da fundação da Associação. Pra mim é um prazer voltar e ver a casa cheia, com pessoas interessadas. Debates são importantíssimos para esses temas como inovação e diversidade, pois pessoas conversam e crescem juntas”, avaliou em entrevista para o Blog.

A resposta do público

Seja com as palestras iniciais ou a dinâmica oferecida por Adriana Hidalgo Bueno, coordenadora de Facilities na Totvs, e Kamila Mesquita Oliveira, da qual, falaremos de forma aprofundada nos próximos posts aqui no Blog da ABRAFAC, o FM Debate teve uma recepção acalorada de quem participou.

Já tenho o hábito de acompanhar os eventos da ABRAFAC, então, sempre que possível, estou participando dos FM Debate. Nesse evento em especial, a mudança do conceito do evento foi o principal elemento do show que mereceu palmas”, opinou Paola Carmen Borges, Coordenadora de negócios na John Richard Locação de Móveis.

André Ricardo, Gerente Geral da Movida.

André Ricardo, Gerente Geral da Movida, qualificou o evento como muito bom e dinâmico. “O tipo de formato ajudou as pessoas a se movimentarem e mexeu até um pouco com o lado emocional de forma positiva”.

Sobre o tema ser diversidade, André ponderou que o assunto é importante e pertinente para o Gestor de Facilities. “Quanto mais você atende o seu público interno, melhor consegue servir as áreas. O interessante do facilities é que ele possui várias áreas contempladas, sendo que um de seus objetivos é de fazer com que a infraestrutura funcione, as pessoas fiquem bem atendidas e isso gere economia e dinamismo às empresas, sempre protegendo os envolvidos. A questão da diversidade é a amarração de tudo isso”.

E a reflexão geral sobre a importância da inclusão por meio de espaços colaborativos, coloca no centro da questão um protagonista: as pessoas. Não importa a hierarquia ou se é colaborador ou cliente. “Pense nas pessoas. As estruturas e empresas são importantes, mas quem vai movimentar e mudar o mercado, são as pessoas”, concluiu André.

Cursos e eventos para profissionais do setor de Facilities

Para os profissionais especializados, é fundamental manter-se atualizado, já que esse setor está sempre se moldando através de inovações e tecnologias que vão surgindo.

A ABRAFAC apoia e realiza diversos eventos do tipo, como o FM Tactics e o FM Debate, além do Congresso & Expo ABRAFAC, mega evento realizado anualmente, que conta com renomados profissionais internacionais e nacionais.

Ao tornar-se Associado da ABRAFAC, você tem acesso a vários desses eventos gratuitamente, ou com descontos especiais! Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes sociais