fbpx

Confira uma entrevista com o Diretor de Smart Buildings na Honeywell Índia e palestrante no evento

Faltando menos de uma semana para o Congresso & Expo ABRAFAC 2018, o mais importante evento do calendário de facilities brasileiro, ainda dá tempo para se inscrever. Por isso, não perca tempo e garanta a sua vaga! Para mais informações, acesse: www.abrafac.org.br/congresso

Um dos destaques do evento é o painel “Globalization: Como o novo perfil das Mega Cidades e a transformação dos edifícios criará oportunidades para a área de Facility”. Nesse bloco, será debatido como a infraestrutura das cidades está mudando, não só para atender a nova dinâmica das populações, mas também para trazer eficiência na administração pública. Afinal, quais são as principais tendências na área para os próximos anos e como isto afetará a gestão destes serviços?

Para refletir sobre o assunto, um dos palestrantes é Jagadish N. Naik, Diretor de Smart Buildings na Honeywell Índia. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de automação industrial e predial atuando nas áreas de engenharia e marketing, Jagadish é formado como Engenheiro Elétrico pela Universidade de Mumbai.

Veja uma entrevista especial com Jagadish N. Naik:

Na sua opinião, como a tecnologia está mudando o FM e qual é o seu impacto nas construções e infraestrutura das mega cidades?

A tecnologia está afetando todo o Ciclo de Vida do setor de Facilities e Instalações. Desde a fase de construção até como os edifícios estão em operação e, eventualmente, eles são recondicionados. A tecnologia está possibilitando melhores ferramentas para design e operações. Também está tornando os processos de negócios mais eficientes. Isso nos oferece a capacidade de analisar os dados do passado, além de nos ajudar a prever os futuros comportamentos operacionais usando técnicas de Modelagem. O impacto da tecnologia reflete nos proprietários do prédio, Gerentes de Facilities, colaboradores e visitantes.

Quais são as três principais oportunidades em FM relacionadas à essa transformação da tecnologia?

Posso citar: a melhoria da manutenção, da engenharia e das operações; a produtividade do trabalho, a eficiência energética e a “imagem” do Facilities pelos clientes; e melhorias na produtividade da construção e reformas.

Sem antecipar muito a sua apresentação, o que você avalia como um prédio inteligente e qual é o custo de insistir em um prédio “burro” no lugar?

Para mim, um edifício inteligente é aquele que torna a experiência humana com o edifício verdadeiramente agradável e prazerosa, segura e produtiva. Não se trata apenas da tecnologia e das ferramentas. Trata-se de “Resultados mais inteligentes” e “Experiência satisfatória para os clientes”.  Os custos de apostar em modelos “não inteligentes” podem ser de até 30% de perda de produtividade operacional, entre 10 a 20% de perda em benefícios de eficiência de energia e até 40% menos confortáveis.

O que você acha da oportunidade de falar no Congresso e Expo ABRAFAC 2018 aqui no Brasil?

É uma oportunidade empolgante no sentido de que os mercados latino-americanos são considerados mercados emergentes. A dinâmica dos mercados emergentes é diferente dos mercados de economia avançada. O crescimento é uma aposta certa. A inovação é o termo do momento. Portanto, espero que esta seja uma apresentação empolgante e estou ansioso para me reunir com a comunidade da América Latina durante este evento!

Não perca tempo e inscreva-se!

Congresso & Expo ABRAFAC 2018 ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo e mais de mil pessoas são esperadas pela organização. 

O evento conta com uma programação especial, repleta de temas que possuem grande relevância para o universo de facilities, onde empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.

Não perca tempo e garanta a sua vaga! 

Para mais informações, acesse: https://abrafac.org.br/congresso

Compartilhe nas redes sociais
06 set 2019

Substituição de copo de plástico para copo de papel nos restaurantes da Klabin S.A.

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, pautada pela inovação e por um ambiente sustentável propôs a redução de consumo de plástico de uso único em suas unidades industriais. Assim, a área de Facilities substituiu a utilização de copo de plástico de uso único para copo de papel em todos os serviços de alimentação dos restaurantes de suas Unidades.

Compartilhe nas redes sociais
18 jul 2022

Porque a implementação do PMOC pode favorecer o Facilities Management e a sustentabilidade

A Lei no 13.589, de 4 de janeiro de 20181, determina que todas as edificações de uso público e coletivo, que apresentam ambientes de ar interior climatizado, devem dispor do chamado Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para os seus sistemas de climatização, a fim de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos indivíduos.

Compartilhe nas redes sociais