fbpx

A manutenção de instalações orientada por dados é uma tendência crescente de transformação digital no setor, à medida que as organizações se esforçam para melhorar a eficiência e a precisão em suas operações.

 

Os dispositivos IoT têm aplicações variadas, dependendo do setor e dos casos de uso. Combinada com um software robusto de FM, a tecnologia IoT oferece aos Facility managers os insights operacionais em tempo real de que precisam para otimizar operações e manutenção remotamente.

 

A análise de dados é uma ferramenta poderosa usada em Facilities Management 4.0, registrando dados operacionais para equipamentos, estudando seus padrões de manutenção/reparo e alertando os gerentes sobre possíveis questões, antes que elas se tornem problemas. Além disso, a análise de dados ajuda a otimizar o consumo de energia, permitindo que as empresas identifiquem áreas nas quais empenhos de manutenção podem ser feitos.

 

Monitoramento remoto — ao usar a tecnologia para monitorar sistemas e equipamentos prediais remotamente, os Facility managers economizam tempo e dinheiro, melhorando a eficiência operacional. Talvez o exemplo mais comum de tecnologia de monitoramento remoto seja um software de sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado (CMMS). Ele coleta dados em tempo real dos sistemas de automação predial (BAS) e os monitora continuamente para identificar quaisquer anomalias e criar automaticamente ordens de serviço para manutenção e reparos. Dessa forma, os Facility managers estão sempre no topo do desempenho de seu edifício, otimizando continuamente a eficiência da manutenção.

 

IoT e aprendizado de máquina para análise preditiva — a IoT e o aprendizado de máquina são duas tecnologias poderosas usadas na análise preditiva para Facilities management. Dispositivos IoT, como os mais diversos sensores, coletam dados operacionais em tempo real, analisados usando Inteligência Artificial. O CMMS com IA usa parâmetros predeterminados para identificar possíveis problemas com antecedência, determinando a causa raiz e fazendo recomendações para corrigi-los.

 

Recursos de nuvem para Facilities Management — plataformas de supervisão em nuvem ajudam a trazer dados de processos e sistemas de maneira significativa, otimizando em tempo real todo o portfólio. A tomada de decisão baseada em dados aprimora a eficiência da manutenção, aumenta a produtividade, melhora a segurança e reduz custos. Com uma plataforma de supervisão em nuvem, os Facility managers têm acesso aos dados de desempenho dos edifícios em um só lugar. Se um edifício está tendo um desempenho melhor do que outro, uma plataforma de supervisão em nuvem analisa por que isso acontece e como aplicar o aprendizado para criar um portfólio de alto desempenho.

 

Existem várias maneiras pelas quais a IoT pode ser usada para melhorar os sistemas de Facilities management: redução no gasto com energia, melhor qualidade de serviço, redução de resíduos, aprimoramento da segurança, e isso tudo gera uma maior satisfação do cliente.

 

A tecnologia IoT veio para ficar no Facilities Management. Ela está em toda parte hoje em dia e por um bom motivo: a disponibilidade de informações em tempo real sobre vários aspectos de edifícios inteligentes, como temperatura e qualidade do ar, que podem ser usadas para tomar decisões que tornem os espaços mais confortáveis e sadios para os ocupantes, economizando energia e custos para as empresas.

Roberpaulo Eller

Engenheiro de Controle e Automação e Segurança do Trabalho, certificação e especialização em ambientes e equipes de missão crítica com pós-graduação em Segurança.

Atou nas áreas de manutenção predial corporativa e Facility Management. Liderou projetos de otimização de Data Center com utilização de ferramentas computacionais. Faz parte do quadro da Orion há 19 anos onde passou por diversas áreas da empresa e hoje compõe a Diretoria, liderando os times de eficiência energética, inovação, monitoramento remoto - EVE, energias renováveis e missão crítica.

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.