fbpx
Publicado em: 20/05/2022

O dia 11 de maio foi um dia de comemorações na ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace, sendo a data escolhida para o World FM Day que tratou do tema “Facility Management – Liderando um Futuro Sustentável”. A data é celebrada mundialmente, e foi celebrada pela associação com diversas ações, tendo início com a realização do “Café com a Presidente” (em formato de webinar) e finalizado com um happy hour, ambos prestigiados por associados e convidados. Paralelamente, a entidade promoveu diversas ações institucionais nas redes sociais.

O World FM Day é mundialmente divulgado pelo Global FM, entidade que engloba as principais organizações do setor e promove a elevação do profissionalismo em FM.

Mauro Campos, vice-presidente da ABRAFAC, que acompanha as atividades do Global FM, destacou a essencialidade do trabalho realizado pelos profissionais que atuam no setor, reforçando a existência de um ponto de convergência entre todos, isto é, o cuidado com as pessoas, sendo que este fato se relaciona especialmente com a busca por um olhar mais abrangente.

“Para o profissional ser bem-sucedido na carreira, é necessário estar atento àquilo que ele traz como propósito, no seu coração, ou seja, se ele tem essa atitude de amor ao próximo e de se preocupar com o bem-estar das pessoas. Pois, se o profissional não tiver esse propósito de servir, de fazer com que as pessoas tenham uma melhor qualidade no ambiente construído, não vai existir uma carreira de sucesso no FM.

O dia de comemorações foi aberto com as palavras da Presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo, que no “Café com a Presidente” enalteceu a importância da celebração desta data tão relevante para o Facility Manager, uma área nova de atuação, especialmente no Brasil. “Me sinto feliz e orgulhosa de participar deste movimento, que engrandece os profissionais de FM em todo mundo, e nos faz refletir a respeito da evolução do setor, como os fatos que aconteceram no último ano, na última década, que nos leva à certeza de que estamos no caminho certo”, ponderou. 

“Todas estas mudanças que estamos enfrentando, nesses últimos anos, são um desafio, mas também uma grande oportunidade para o profissional de FM, principalmente na área de tecnologia, que estávamos tentando implantar e, de repente, veio a pandemia, e todo mundo foi obrigado a parar. Por outro lado, o profissional continuou se tornando estratégico”, completou a dirigente.

O “Café com a Presidente” contou com a participação de diversos profissionais que atuam no setor do FM, membros da Diretoria da ABRAFAC, representantes de empresas associadas, do setor cliente e parceiros. 

A comemoração do World FM Day trouxe para o encontro diversas reflexões a respeito da evolução da profissão no Brasil, e algumas considerações de participantes deixaram em evidência a importância deste profissional, que tem constantemente elevado o nível de suas responsabilidades, à medida que o escopo de atuação ganha relevância nos setores de atuação. 

Para Amilcar João Gay Filho, primeiro Presidente da ABRAFAC e hoje Presidente do Conselho de Administração e Coordenador dos Comitês existentes, “O mercado vinha em um processo de amadurecimento há muito tempo e culminou com a fundação da ABRAFAC, que trouxe, de forma oficial, uma representação dos profissionais de Facility Management”.

“Naquela época, tínhamos dificuldade de explicar melhor o que era o profissional dessa área, de conversar com as empresas e de se colocar no mercado adequadamente. Além de todas as outras questões que envolvem a fundação de uma instituição que começou do zero, sem dinheiro. Enfim, foi uma luta. Graças a muitos dos que estão no mercado, a gente vem consolidando a posição da ABRAFAC e a importância do profissional no mercado. Temos muitos motivos para comemorar o nosso papel de destaque”, salientou.

O setor do FM é formado por uma rede de milhões de profissionais em todo mundo, que atuam de forma sinérgica em diversas áreas com o propósito do servir, interligando clientes e fornecedores. Durante o Café com a presidente, alguns dos participantes fizeram considerações importantes a respeito do setor e do World FM Day. 

“ Neste momento, a área de FM está passando por uma grande oportunidade de mudar de fase. Com todo este impacto da rediscussão de Workplace, da jornada de trabalho, abre-se uma oportunidade ímpar para novas vertentes e especializações dentro da área, que em outras áreas é algo mais natural. A área de FM está começando a ter uma oportunidade de estruturação de especializações, porque está se derivando muito”. Concluiu, Flávio Pimentel, CEO da Neowrk

O gerente geral da Brasanitas, Nilson Carvalho, destacou que o World FM Day, também foi inserido como data comemorativa na empresa. Na oportunidade, exaltou a importância dos cases brasileiros que estavam concorrendo ao Global FM, pois internacionaliza a atuação do profissional no Brasil.

Premiados no Global FM Awards of Excellence 2022

A coordenadora do Prêmio ABRAFAC 2022, Terezinha Santos, também participou das comemorações, e destacou a importância do Global FM Awards of Excellence 2022, e a ansiedade que estava, pois os três melhores trabalhos brasileiros do Prêmio ABRAFAC 2021, estavam entre os concorrentes desta edição.

“Feliz dia para os nossos profissionais. Temos de mostrar nossos trabalhos dentro da empresa, para o Brasil e o mundo. Nosso propósito é cuidar das pessoas, e isso as empresas percebem e entendem com estas oportunidades. Fica aqui o meu convite, para que todos inscrevam seus cases, as inscrições se encerram no dia 23 de maio”.

Mauro Campo, VP da ABRAFAC foi quem deu ao vivo o resultado da premiação, pela primeira vez, os três trabalhos brasileiros inscritos no Global FM Awards of Excellence foram vencedores, e estavam concorrendo com diversos países, entre eles: Estados Unidos, Inglaterra, Turquia, Arábia Saudita, África do Sul, entre outros. Saiba mais em https://globalfm.org/2022/05/11/global-fm-awards-2022/

O Gold Award foi para o trabalho “Neutralidade de carbono na América Latina”, de Ademar Gallo Junior, Hervelly Ferreira e outros dez coautores, colaboradores da Robert Bosch.

Já o Silver Award foi para os outros dois trabalhos – “Um guia de design global para um site pós-pandemia”, de Aline Navarrete, workplace manager na Serasa Experian, e “Sustentabilidade que vem do chão: O case de limpeza de carpete na Shell Brasil Petróleo”, de Ana Claudia Morrissy Machado, facility e real estate manager América Latina da Shell.

Após o anúncio, todos os vencedores deram seus depoimentos, mostrando imensa felicidade e satisfação pela premiação. 

foto happy hour

Happy Hour

Para encerrar o dia de comemorações, a ABRAFAC reuniu diversos profissionais do FM, diretoria e conselheiros da entidade, representantes de empresas associadas e convidados. 

O Encontro teve por objetivo brindar e comemorar o World FM Day com muito network, bom papo e diversão. 

World FM Day nas redes 

A celebração também chegou às redes sociais da Associação. A equipe de marketing da entidade criou um filtro no Instagram, para que profissionais do FM pudessem compartilhar, durante todo o dia, fotos com a hashtag #AbrafacFMDAY. A ação foi um sucesso! 

O engajamento da comunidade do FM pode ser conferido nas redes da ABRAFAC, mas em especial, nas páginas pessoais de profissionais e empresas que atuam no setor.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.