fbpx

No dia 29 de novembro, a versão atualizada do Guia da Edificação Segura foi lançada durante o 14° ConstruBusiness – Congresso Brasileiro da Construção,  promovido pelo Departamento da Indústria da Construção e Mineração -DECONCIC da FIESP – Federação das Indústrias da São Paulo, que abordou o tema “A cadeia produtiva da construção acelerando a retomada brasileira pós-pandemia”. O Guia contou com a colaboração da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC, que faz parte do Grupo de Trabalho de Segurança e Sistemas Prediais – GTSSP do Deconcic, e que contribui na formatação e revisão do mesmo. 

Para Thiago Santana, conselheiro da ABRAFAC e representante no GTSSP, “a participação da ABRAFAC nas discussões envolvendo a cadeia produtiva da construção civil proporciona um melhor alinhamento das etapas de projeto e obra, explorando a visão, os desafios e as oportunidades de quem vai operar e administrar aquela propriedade no futuro”. 

A qualidade e segurança de uma edificação é resultado da combinação de uma série de fatores, que estão diretamente ligados ao Facility Management, que envolvem desde a elaboração do projeto, o uso de mão de obra qualificada, a escolha de materiais adequados e a contratação de empresas instaladoras certificadas, até a inspeção e manutenção periódica da construção. Foi neste contexto que o Departamento da Construção da Fiesp, desenvolveu o Guia da Edificação Segura, com dados sobre projetos, mão de obra, empresas instaladoras certificadas, materiais, inspeções e manutenções prediais.

A escolha de profissionais habilitados para cada fase do projeto, possibilitando o conhecimento, o respeito às boas práticas e normas técnicas vigentes, além da compra e instalação corretas dos materiais utilizados, também são fundamentais para a construção ou reforma segura de uma edificação. Informações técnicas sobre os subsistemas (estrutural, elétrico, gás, hidráulico, de proteção contra incêndio e climatização) que compõem uma construção, seus principais componentes, fatores de risco e possíveis causas de falhas, além de orientações sobre como evitá-las estão disponíveis no guia.

Para conferir o guia acesse https://hotsite.fiesp.com.br/guia-edificacao-segura/sobre_guia.html

Para quem não participou do Congresso, o Guia da Construção da 14° edição do ConstruBusiness está disponível para download no /www.fiesp.com.br/observatoriodaconstrucao/congresso-brasileiro-da-construcao/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.