Por Jéssica Marques 

A vice-presidente da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, Karina Quaresma, e a diretora de marketing , Andrea Victal Cerqueira, participaram de um debate online sobre a retomada das atividades no Brasil. O país se prepara para voltar a movimentar, gradativamente, a economia local, após a crise provocada pela pandemia de Covid-19.

O webinar foi promovido pela STIMU Marketing na tarde desta sexta-feira, 24 de abril, com apoio da ABRAFAC e outras entidades. O objetivo do debate foi discutir quais serão os próximos passos das empresas brasileiras neste momento.

Karina, que é gerente de vendas corporativas na STIMU Marketing, mediou o debate.  A profissional ressaltou que o bate-papo é essencial para as empresas, uma vez que a pandemia pegou todos de surpresa e as decisões precisaram ser tomadas às pressas. Agora, segundo a mediadora, o momento é de discutir estratégias para a retomada. “Nada vai ser como antes, mas um ponto positivo sobre isso é que a notoriedade em nossa área ficou evidente e isso eu não quero que mude. Todos os nossos heróis estão na rua, na limpeza do hospital, manobrando ônibus, fazendo manutenção urgente, são heróis de verdade. Eu queria que esse olhar carinhoso a eles nunca terminasse e que isso fosse um marco.”

Andrea, uma das fundadoras do grupo Mulheres de Facilities e gerente de relacionamento da Allia, associação de distribuidores de higiene e limpeza no Brasil.

Desta forma, durante o debate, a profissional falou sobre o setor de facilities nestas áreas, primordiais para o combate do novo coronavírus. De acordo com Andrea, os distribuidores de higiene e limpeza perceberam um aumento repentino de demanda, principalmente de álcool em gel.

Além disso, Andrea abordou ainda como a mudança de hábitos de higienização do brasileiro pode movimentar o mercado, em diversos setores. Assim, é preciso que todas as empresas se preparem, segundo a profissional.

“Passamos pela fase de conscientização dos usuários e capacitação das pessoas, assim, aos poucos a gente consegue trazer os trabalhadores de volta, com segurança. Lembrando que nosso usuário agora vai ser mais exigente, mas ele não sabe o que pedir. Ele está com medo de voltar a trabalhar e encontrar com os colegas. Dentro das nossas empresas a gente consegue atender essas pessoas. Estamos mantendo a aproximação com os clientes. Esse é um momento de humanização e a tecnologia vai trazer tudo isso para a gente”, avaliou.

O webinar também contou com a participação do diretor de marketing da Renko e Bralimpia, Heitor Mazziero. As empresas oferecem materiais e equipamentos de limpeza, portanto o profissional falou sobre como ambas foram impactadas e apresentou as expectativas para a retomada nestas áreas.

Também para falar sobre limpeza, foi convidado o diretor técnico comercial do Grupo Paineiras, Luis Felipe Fernandes, assim como o diretor de marketing e contas estratégicas na Alfa Tenannt, Sacha Haim.

Outra convidada foi a gerente de suprimentos da JBS, Izabel Rocha. A profissional atua na indústria de alimentos e falou sobre como o setor foi impactado pela crise do novo coronavírus e quais serão as próximas ações tomadas.

Para falar sobre compras pela internet neste momento de distanciamento social, foi convidada a supervisora de Real Estate e Facilities do Mercado Livre, Sabrina Alves Martinho Espinós. A profissional abordou as medidas de precaução que foram tomadas e quais são as perspectivas para o momento de retomada das atividades no Brasil.

O debate na íntegra está disponível no canal do YouTube da ABRALIMP. O webinar contou com o apoio da ABRAFAC, do grupo Mulheres de Facilities, da rede de higiene e limpeza Allia, da Revista Infra FM, além da ABRALIMP.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Associe-se
Área de Associado