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Lívia Lourenço em visita à Disney University

Livia Lourenço teve oportunidade de conhecer detalhes do complexo

Localizada atrás do Magic Kingdom, em Walt Disney World, em Orlando, na Flórida, está a Disney University. Estrategicamente posicionado em frente ao estacionamento dos Cast Members, o prédio de dois andares abriga vários espaços de aprendizagem, sala de conferência, escritórios, áreas de suporte operacional (serviços de produção) e a Biblioteca da Universidade Disney (antigo Disney Learning Center). Completo, a local conta ainda com caixa eletrônico, lanchonete e loja para funcionários – que podem comprar ingressos com desconto para familiares e amigos.

Lá membros do elenco recém-contratados, estudantes, estagiários e participantes dos Programas Internacionais da Disney recebem orientação dos funcionários – conhecida como “Tradições Disney”. Após um período de treinamento formal, seguem para os respectivos locais de trabalho.

Anteriormente conhecida como University of Disneyland, a Disney University (DU) é o programa global de treinamento para funcionários (cast members) das divisões de parques e experiências da The Walt Disney Company.

Estudantes universitários podem participar e fazer um estágio remunerado – com direito a créditos acadêmicos – em tempo integral através do programa universitário Disney. Apesar de instituição não credenciada, a DU conta com cursos ministrados por um time de profissionais experientes.

Conhecendo os bastidores

Sandro Crepaldi

Acompanhada pelo associado Sandro Crepaldi, Gerente Comercial Sênior de Facilities, empreendedor, Sócio Proprietário da Allin Orlando Agency, Lívia Lourenço, presidente da ABRAFAC teve a oportunidade de conhecer de perto mais detalhes do complexo.

“Afirmo que o sucesso operacional da Disney World indica que, com uma gestão eficiente em facilty services, tarefas tão grandes podem, de fato ser bem realizadas”, explica Crepaldi, que acrescenta: “para isso, são necessários softwares eficientes e tecnologicamente avançados”.

Segundo o profissional – que reside na vizinhança do complexo de entretenimento – instalações enormes e complexas como a Disney World dependem, em última análise, de tecnologias e Inteligência Artificial para fornecer previsões precisas para ajudar no gerenciamento dos ativos.

Com isso, o que se espera dos profissionais de manutenção da Disney World? “Sem surpresa, é uma grande tarefa”, destaca Crepaldi. Não é para menos. São 77 mil colaboradores entre governantas, profissionais de custódia, encanadores, eletricistas, técnicos, entre outros nos parques que contam com funcionamento 365 dias por ano. 

“Dada a gama de instalações disponíveis ao público, existem diversos tipos de trabalhadores de manutenção e profissionais de instalações que conduzem os trabalhos de maneira muito eficiente”, esclarece.

Excelência em todos os procedimentos

Facilities Way, na Disney University

Lívia enfatiza que foi uma experiência muito interessante conhecer os bastidores e saber detalhes que fazem com que a Disney World seja referência em diversos níveis. “Para nós, profissionais de FM, é muito estimulante conhecer as aplicações e a excelência em todos os procedimentos”, conta a presidente.

Com rotina que inclui constantes inspeções de segurança, o parque temático garante que os brinquedos não apresentem defeitos e sigam as mais criteriosas normas de segurança, por exemplo.

Já a equipe de custódia é responsável pela limpeza do terreno todas as noites. “Uma curiosidade é que a Disney não vende chicletes para evitar que eles se espalhem pelas instalações”, conta Crepaldi. Além disso, milhares de cadeiras, mesas e guarda-sóis de restaurantes são verificados e substituídos, se necessário.

O rigor é tamanho que a Disney conta com um sistema de manutenção subaquática. “Eles empregam mergulhadores para manter todas as atrações e veículos subaquáticos. Alguns desses profissionais são eletricistas e outros manutencistas. Para manter a água limpa – mesmo apenas a água que espirra em você em um passeio de tronco, por exemplo, seja segura e livre de bactérias”, conta Crepaldi.

Outra curiosidade é que muitos membros do elenco que interpretam personagens também realizam trabalho operacional.  Ao longo do dia, eles realizam verificações e catalogam problemas encontrados. “Desde uma lâmpada com defeito ou pintura lascada, por exemplo”, conta Crepaldi.  

Com isso, as equipes de manutenção do turno da noite executam os reparos regulares de manutenção e segurança, além de resolver os eventuais problemas encontrados antes da chegada da próxima leva de visitantes na manhã seguinte. “Tudo na Disney World foi pensado para tornar as instalações agradáveis ​​aos visitantes”, completa Crepaldi.

“Como Gerente Sênior de Facilities alinhado com as práticas preconizadas pela ABRAFAC – tanto em âmbito nacional como internacional – entendo que a Disney está a um passo do futuro do FM, com uma visão humanizada”, explica ele. 
Lívia conclui: “conhecer o backstage da Disney foi muito proveitoso para compreender os avanços e representatividade do FM no resort de entretenimento mais visitado no mundo e saber que a ABRAFAC está comprometida em proporcionar a consolidação do setor”.

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