Sucesso absoluto, evento estimulou o networking e a multiplicação do conhecimento
Após um hiato decorrente do distanciamento social e demais medidas de restrição imposta pela pandemia de Covid19, o Congresso ABRAFAC & Expo FM retornou ao formato 100% presencial em uma edição histórica.
Sucesso de público, o evento reuniu mais de mil participantes, entre profissionais, empresas, formadores de opinião e especialistas na capital paulista durante dois dias. Com uma programação composta por palestras apresentadas por expoentes de diversas áreas, o congresso proporcionou o compartilhamento de conteúdo imprescindível para os profissionais de FM (link para matéria).
Para a presidente Irimar Palombo, o evento proporcionou a oportunidade de profissionais e empresas estreitarem o contato, ter acesso a novas soluções, serviços e tecnologias de forma muito proveitosa.
“Muita gente nova participou do Congresso e isto sinaliza que a ABRAFAC está chegando a novos lugares e atraindo, cada vez mais, a participação e o engajamento”, pontuou a presidente, que seguiu apontando sua percepção: “também constatamos a expressiva participação das mulheres nas áreas de FM, Property e Workplace”.
Ainda segundo Irimar, os expositores da Expo FM levaram ao evento muita inovação e tecnologia, promovendo aos visitantes acesso ao que há de mais relevante para o segmento na atualidade.
“Foram dois dias de intenso aprendizado e networking”, relembrou, para finalizar: “conseguimos, de forma muito assertiva, reunir o setor tendo a nosso favor um ambiente muito amistoso e estimulante”.
Entre outros assuntos, o congresso abordou temas como liderança criativa, ESG, tecnologias inovadoras, tendências no mercado de FM e a experiência de profissionais no exterior, além das transformações no workplace.
Diferentes olhares
Para Marcos Saade, CEO da Space Plan, o evento mostrou força e habilidade em criar oportunidades para conectar pessoas e empresas. “Até então pouco valorizado, o setor de FM está mostrando, cada vez mais, a importância do olhar diferenciado para alcançar os melhores resultados.”
Arnaldo Basile, vice-presidente da ABRAVA, lembrou do aprendizado durante a pandemia e o retorno ao evento presencial com muito mais energia e força para multiplicar informações. “Este ambiente plural potencializa a troca de conhecimento entre as mais distintas áreas, permitindo que profissionais e empresas compartilhem experiências”, enfatizou.
Nilson Carvalho, do Grupo Brasanitas, também destacou que a realização do evento em formato presencial e interativo aumentou a identificação tanto com congressistas, como com os expositores. “Tivemos a oportunidade de conhecer e contribuir de forma assertiva para a ampliação do networking”, destacou.
“Esta edição, além de marcar o retorno ao presencial, também nos mostrou a relevância do engajamento, da diversidade, da acessibilidade e da tecnologia no dia a dia dos profissionais de FM”, listou Livia Gomes Lourenço, diretora executiva da ABRAFAC, e responsável por liderar a organização do evento.
Na visão dela, outros fatores também foram determinantes para a abrangência do evento: conteúdo dinâmico das palestras; oportunidades de negócios com a Expo FM; sustentabilidade e, principalmente, um olhar ainda mais apurado e humano para o mercado de FM.
Experiência na prática
Ainda de acordo com Livia, a experiência proporcionada aos participantes ficou ainda mais completa com as visitas técnicas em locais peculiares. “Foi possível vivenciar as teorias na prática e, de quebra, ainda interagir com os profissionais em demandas reais de trabalho”, destacou.
Entre as locações, o edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo, o complexo Corporate Towers; o escritório do iFood, o maior aplicativo de entregas da América Latina e o centro de lazer Sesc Avenida Paulista. “Em cada uma das visitas os participantes tiveram acesso experiências completas e diferenciadas”, acrescentou Lívia.
A cereja do bolo
Para encerrar o Congresso 2022 com chave de ouro, o Prêmio ABRAFAC – premiação oficial do segmento de FM no Brasil – laureou profissionais e empresas de destaque no mercado com cases de sucesso que fomentam boas práticas e iniciativas sustentáveis durante festa realizada em um bufê na zona sul da capital paulista.
Alessandra Teixeira foi a grande vencedora na categoria “Pessoa Física”, com o case: “Diretrizes para gestão de espaços de imóveis da administração pública: uma aplicação de BIM e facility management”.
Na categoria “Pessoa Jurídica”, a equipe do Hospital Albert Einstein – capitaneada por Ana Paula de Araújo Santos – foi agraciada em primeiro lugar com o case “Aterro zero – projeto up luxo”, foi a vencedora.
Já na categoria “Trabalhos Acadêmicos” os cases “Princípios ESG e o Gerenciamento de Facilidades: aplicação em uma Empresa de Tecnologia”, de Martha Tavanielli Guimarães e “Eficiência Energética na UNICAMP: Considerações sobre Gestão de Facilidades”, de Rafael Negreiros de Paiva receberam menções hors concours.
Legado promissor
A edição 2022 do Congresso ABRAFAC também foi marcada pelo anúncio da evolução da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para classificação da profissão de facility management junto ao Ministério do Trabalho e o reconhecimento da categoria através da inclusão da ocupação e seus sinônimos na Família Ocupacional 1421 – cuja publicação oficial acontecerá em meados de 2023.
Além disso, foi anunciado com exclusividade o lançamento do Programa de Certificação ABRAFAC C11, destinado a profissionais e empresas da área com objetivo de promover a excelência.
“Avaliamos esta edição como sucesso absoluto: o evento superou expectativas e entregou aos participantes uma experiência completa”, comemora Livia, para finalizar: “desta forma, reiteramos a vocação da ABRAFAC em construir pontes para que o mercado se fortaleça cada vez mais”.