Sinal de alerta para os FM´s
Já conferiu a previsão do tempo?
Deu uma olhada para o céu?
Previsões de chuva são um sinal de alerta para os FM´s nesta temporada de mudanças bruscas no clima. Típico entre os meses de outubro e março, o aumento no índice pluviométrico também impacta nos planos de contingência, testes de bombas de recalque, limpeza de bueiros, galerias e áreas de drenagem de água.
Mas, ao que tudo indica, em 2023 a preocupação está sendo maior. Não é para menos. Somente no dia 20 de outubro, de acordo com dados divulgados pelo CGE-SP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), a cidade atingiu mais de 80% do volume de chuva esperado para o mês, resultando no segundo mês mais chuvoso em 28 anos.
Se por um lado a água é um recurso importante para o equilíbrio do meio ambiente, para produção industrial e uma infinidade de atividades – inclusive para o bom funcionamento do corpo humano – o excesso dela também é prejudicial.
Por isso, o profissional que cuida de edificações e do bem estar dos seus usuários deve ter especial atenção com as chuvas, sobretudo com temporais, pancadas e precipitações constantes, cujos volumes podem ultrapassar os limites de drenagem.
Checar procedimentos, planos de ação e atentar às medidas de escoamento e desobstrução de água, assim como evitar entupimento ou bloqueio de passagem da água é fundamental nesses períodos do ano.
A dica é antecipar-se e providenciar a limpeza das galerias pluviais e calhas, assim como checar funcionamento das bombas e o sistema de esgotamento dos reservatórios, entre outras medidas de prevenção para evitar inundações.
Afinal de contas, uma das preocupações de todo profissional de FM é levar conforto e segurança aos usuários dos espaços, além de colaborar com o bem estar do indivíduo e da sociedade.
Para mais informações e dicas úteis sobre gestão do uso racional da água consulte o ebook produzido pelo Comitê de Desafios do Workplace