fbpx

Olá, se você está lendo este artigo, é que já iniciou ou tem interesse em se preparar para ter uma carreira sólida, longeva e com qualidade de vida, principalmente em um segmento como o de FM, Property e Workplace que exige de seus profissionais amplas e distintas competências técnicas e transversais.

Como sua principal missão a de fazer com que as organizações tenham a infraestrutura adequada para se obter a máxima produtividade a partir dos novos e diferentes ambientes, colocando o ser humano no centro de tudo, com o apoio cada vez maior da tecnologia.

Diante de toda essa transformação, existe uma grande OPORTUNIDADE para sua evolução profissional, se você fizer parte do time que está com um modelo mental de crescimento e não um modelo mental fixo; para você que já entendeu que deve acelerar o seu processo de autodesenvolvimento e autogestão. É importante a consciência que o que você domina hoje ou acredita dominar já não é o suficiente para atender as necessidades do mercado.

Apesar dos 9.6 milhões de oportunidades de trabalho (Portal G1, 16.05.2022), que temos na indústria por exemplo, até 2025, não temos profissionais suficientemente capacitados para atender, desde formações profissionais mais operacionais até as mais estratégicas, lembrando que no caso do segmento que atuamos praticamente toda essa cadeia nos afeta.

Interessante, é que sempre temos tempo, para planejar, organizar, estruturar e atingir as metas e objetivos de nossas áreas e empresas. Então fica uma questão para refletirmos, de como buscar tempo e encontrar o caminho do próprio desenvolvimento. Temas como autoconhecimento, inteligência emocional, administração de conflitos e habilidades digitais por exemplo, ainda são desafios a serem superados.

Então vou pedir a você que faça uma atividade de reflexão sobre algumas tendências até 2030, versus seus conhecimentos e ou competências para lidar com elas. Mas pense mesmo, não pule essa etapa. Veja como você se percebe quanto a estas tendências a partir de cada tendência mencionada e as perguntas sugeridas abaixo.
1. A maioria dos países com a curva etária com uma população acima dos 50 anos, geração X, Y, Z Alpha trabalhando juntas, porém com uma grande presença da X.

Na empresa em que você trabalha, qual é o percentual de distribuição de funcionários em cada geração? E como você acredita que vai ser nos próximos 5 anos? Você pensa os ambientes a partir da junção das gerações? E nessa divisão de gerações, você já estabeleceu um perfil de comportamento na utilização dos espaços?

1. Urbanização: Continuará existindo a migração do campo para as cidades, também acelerado pela automatização na agricultura, só que agora voltado para as cidades de pequeno e médio porte, além do movimento visto por nós a partir da pandemia de migração das grandes cidades para essas cidades também.

Como pensar contratação de terceiros a partir das novas geografias e necessidades? Mobilidade, benefícios.

2. Sociedade 5.0 (conceito lançado em 2016 pelo governo japonês) com a inovação da IOT 4.0

Você entende esse conceito e o que isso pode impactar na forma como você pensa as soluções que apresenta à sua empresa? Como você se sente inserido nesse contexto?

3. Clima cada vez mais hostil, escassez de recursos hídricos, questões sociais, de saúde e econômicas com impacto cada vez mais global?

ESG, LGPD, diversidade, como você busca conhecimento nestes temas? E como isto está difundido nas equipes?
Seus fornecedores e parceiros estão buscando alinhamento com esses temas também? Você já começou a conversar com eles sobre isso?
Como seus contratos preservam riscos e oportunidades a partir dessas considerações?

4. Cidades inteligentes, o 5G, infraestrutura para potencializar ao máximo as tecnologias existentes e implantação de novas.

As tecnologias que você implantou ou vai implantar poderá ter uma evolução positiva a partir do 5G?
RFI, RFP, BID já estão considerando isso?

Então, fez as reflexões? E agora? Está motivado a conseguir tempo para participar de fóruns dentro ou fora de sua empresa para ampliar esta reflexão e seu conteúdo?

Um grande risco para o profissional do segmento é se perder no ritmo do dia a dia, da operação e não perceber que a continuidade de sua carreira está na visão estratégica, na capacidade de resolução de problemas complexos, que irão levar em consideração os questionamentos que fizemos a partir do exercício acima.

Nossa! Não sei nem por onde começar? Comece pelo princípio, você!

  • Crie um plano de desenvolvimento personalizado
    • Autoconhecimento.
    • Mapeamento de suas competências x cenário atual x tendências.
    • Desenvolvimento de IE (Inteligência Emocional).
    • Ter mentores, dentro e fora de sua organização.
    • Estabelecer parcerias com sua cadeia de valor.
    • Abrir sua mente, com humildade para aprender.

O que você ganhará com tudo isso?

  • Potencializar os pontos fortes.
  • Minimizar as vulnerabilidades.
  • Identificar e desenvolver novas habilidades técnicas e transversais.
  • Ter uma carreira que se consolida pelo amor e não pela dor, nas diversas dimensões humanas.

Se você se esforça para entregar o melhor projeto para sua empresa para atingir metas e objetivos, está na hora de você fazer o mesmo por você, por um motivo simples, você merece!

Carreira e empregabilidade 2030!

Sugestão de leitura:
CHUNG, Tom, Qualidade Começa Em Mim, Editora Novo Século

Maristela Serpejante Porfirio

Fundadora da MS People, Conselheira ABRAFAC, conselheira TEKLATAM, mentora, palestrante, desenvolvedora de líderes/equipes, analista de perfil comportamental. Coautora do Livros. Mais de 25 anos no mercado em cargos executivos na gestão de equipes em empresas como Telefônica, Embratel, Tyco em áreas técnicas e de negócios. MBA em Gestão Empresarial – FGV, Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações – FAAP. Diplomado Educación Emocional y Coaching da FLICH, Inteligência Emocional via Mindfulness – UTSAHA; Certificação Internacional em Coaching – ICI – SBPNL); Certificação no Programa Líderes da Transformação – FDC.

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.