Artigo de Frank Eulderink fala que instalar infraestrutura para carregar veículos elétricos acontecerá com mais frequência. Mas, quais tipos de plugues e padrões? Em geral, existe confusão e a proposta do texto é esclarecer essas questões relevantes para o FM.
A mobilidade elétrica está crescendo exponencialmente e isso, consequentemente, significa que a infraestrutura para veículos elétricos prosseguirá. A infraestrutura é um tópico muito relevante para o FM. No último artigo publicado no site da ABRAFAC foi explicado porque a instalação dessa infraestrutura é muito importante para o FM. Há confusão sobre as opções que existem para carregar um veículo elétrico e mais confusão sobre os tipos de plugues que existem. Infelizmente não existe 1 padrão ´geral´ (ainda), mas este artigo explicará as opções e os padrões mais comuns que existem no mercado brasileiro.
O carregamento
Existem basicamente duas maneiras de carregar um veículo elétrico: usando o carregador interno, instalado dentro do veículo ou usando um carregador externo. No futuro, carregamento sem fio também será possível.
Usar o carregador interno é a maneira mais simples. O carregador pode ser conectado em qualquer tomada padrão, similar aos carregadores de celulares. É o jeito mais lento, levando até 12 horas para concluir, e não é o método mais seguro, pois existe o risco de superaquecimento de cabos, não podendo ser usado cabos de extensão.
Usando um carregador externo, o grande benefício é poder carregar o carro muito mais rápido, mas isso requer um investimento. Existe dois tipos: carregadores AC (corrente alternada), que é carregamento ´normal´. E tem carregadores DC (corrente contínua), que é ´(ultra) rápido´.
O carregamento ´normal´ tem as seguintes características:
– carregamento com corrente alternada;
– carregando até 100% da bateria em 1 – 7 horas;
– o cabo em geral não está conectado ao carregador e os usuários levam o seus próprios cabos com plugues Tipo 1 ou Tipo 2 (que vai ser explicado adiante);
– a bateria é utilizando o carregador no carro para converter a energia – limitando a potência e assim ficando mais lento do que carregamento ´ultra rápido.
Já carregamento ´(ultra) rápido´ tem as seguintes características:
– carregamento com corrente contínua;
– carregando até 80% da bateria em 20 – 30 minutos;
– o cabo está conectado ao carregador rápido;
– a bateria é carregada diretamente via o carregador, assim permitindo potencias maiores, mas não são todos os carros aceitam este tipo de carregamento.
Os plugues
Para carregamento ´normal´:
– em geral os usuários levam os seus próprios cabos;
– existem dois tipos de plugues para Brasil: Tipo 1 ou Tipo 2.[i] Tipo 1 é padrão Estados Unidos e Tipo 2 é padrão europeu;
– o tipo usado depende da marca do veículo;
– o mais comum (´padrão´) no Brasil e Tipo 2, significando que os usuários normalmente compram cabo próprio Tipo 2 (para conectar no carregador) para Tipo 2 (para conectar o veículo).
Para carregamento ´(ultra) rápido´:
– cabos estão conectados ao carregador.
– existem alguns tipos de plugues:
– CCS (que provavelmente será o ´mais popular´ para carregadores DC) (BMW, VW, Hyundai);
– CHAdeMO (Nissan, Mitsubishi, Kia);
– Tipo 2 (para ´Tesla Supercharger´).
– para o Brasil, por enquanto, o mais ´lógico´ seria de ter um carregador ´(ultra) rápido´ com 2 cabos/ plugues conectados, sendo CCS e CHAdeMO
Resumo:
[i] Tipo 1 = SAE J1772/ J plug e Tipo 2 = IEC 62196/ Mennekes
Frank Eulderink, Holandês. Empreendedor, Consultor e Executivo financeiro sênior com carreira de >20 anos em empresas multinacionais. No momento trabalhando como: consultor financeiro (transformações digitais e RPA em finanças), fundador da plataforma para veículos elétricos ´Rodaverde.com´ e fundador da empresa ´iFluks´, fazendo importações e instalações de carregadores para veículos elétricos.
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