Com o tema “Building the Future”, o evento realizado pela InfraFM, de 11 a 13 de abril, integrou a 17ª edição do Congresso InfraFM e a 9ª edição do Expo InfraFM, com 12 arenas temáticas e 5 visitas técnicas, onde foram discutidas as tecnologias, ideias, práticas e iniciativas que transformam o mundo de Facility, Property & Workplace Management. Mais de 4.000 profissionais do setor participaram do evento.
Representantes da diretoria e conselheiros da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace marcaram presença nos três dias, e com uma especial participação no “Espaço do Saber” dedicado à promoção de serviços disponíveis pela associação aos setores representados durante o evento.
“Há 23 anos conectamos os profissionais que atuam em Facility Management, em todos os lugares, o tempo todo, levando conteúdo de qualidade, relacionamento e muito networking. O mercado ainda precisa entender que Facility Management integra muitas atividades, com mais de 50 áreas”, destaca Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da Infra FM.
“Somos referência e ajudamos a construir o mercado de FM no Brasil, o que orgulha muito a nossa democrática equipe. Hoje sou pura alegria por poder proporcionar esta incrível experiência para o Facility Management brasileiro”, complementa Léa.
No tradicional encontro de profissionais do mercado, as lideranças do setor se cruzaram para potencializar seus conhecimentos e enxergar a forma de como outros colegas interagem com a realidade operacional no dia a dia das organizações que representam, alavancando a aprendizagem, negócios e aumentando insights para aplicar na melhoria da gestão.
Somado a isso, os mais de 8.000m² do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte reuniu mais de 90 empresas expondo o que há de mais inovador em produtos, soluções, serviços e tecnologias que atendem as demandas de profissionais de FM. A programação do congresso, por sua vez, contou com 90 palestrantes, divididos em 4 auditórios com palestras acontecendo simultaneamente.
O retorno que todo o mercado de Facility Management estava esperando aconteceu. Após dois longos anos com entraves, reforçamos que desistir nunca foi uma opção para empresas e profissionais que atuam em uma área tão resiliente quanto Facility, Property e Workplace Management.
Entre as empresas expositoras foi possível conferir as novidades expostas por associados patrocinadores da ABRAFAC, entre eles: categoria diamante – Neowrk; categoria ouro – AKMX e Sodexo; categoria prata – Athié Wohnrath, Brasanitas e Infraspeak; e , Engepred, MaxiService; Millicare, TDGI, Tecelagem Lady e IT´S Informov.
Confira os depoimentos de membros da diretoria da ABRAFAC que estiveram por lá:
Irimar Palombo – Presidente
“Participei dos dois dias de evento e foi uma satisfação encontrar tantos amigos. Esses meses todos de eventos online nos fez perceber a importância de estar com as pessoas, e esse foi o clima do evento. A feira estava muito interessante com stands bonitos e bem aparelhados para dar ao participante a melhor experiência, muitas empresas do mercado estavam por lá. Muito importante a participação dos profissionais de FM em eventos para reforçar o networking e a capacitação com as palestras. Em outubro teremos o nosso Congresso & EXPO ABRAFAC, esperamos todo o público lá!!”
Mauro Campos – vice-presidente
“Durante minha visita ao evento pude constatar que havia uma energia muito boa no ambiente, todos os profissionais ali presentes estavam felizes pelo retorno presencial deste tipo de evento, momentos que permitem o olho no olho com as pessoas, confirmando que o contato humano é relevante para a vida das pessoas, e para os negócios. A grandiosidade dos estandes das empresas expositoras e a qualidade das informações disponíveis no espaço elevaram o nível do setor e da feira. Pude também constatar a presença de novos players e empresas do FM, novas tecnologias de limpeza, entre outros segmentos, o que nos faz constatar que o setor está no caminho certo”
“Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com a Léa Lobo, organizadora do evento, que confirmou minhas impressões, pois notei o aumento e presença de empresas prestadoras de serviço, todas motivadas pela necessidade de aproximação com o cliente final, público este presente no evento. Uma série de constatações que nos motivam na organização da Expo FM e Congresso que serão realizados no mês de outubro de 2022”.
José de Andrade Sandim Neto – Diretor Tesoureiro
“Para mim, o Expo Infra FM, superou as expectativas, apresentando importantes nomes da área de Facility Management para palestras, e empresas que tiveram oportunidade de apresentarem seus produtos e novas tendências para nosso setor. Quem foi, com certeza aproveitou e conseguiu agregar novos conhecimentos, que com certeza serão aplicados no dia a dia na manutenção e operação dos edifícios sob a sua gestão”.
Livia Gomes Lourenço – Diretora Secretária
“É muito importante a participação de todos os profissionais de FM em eventos como este, pois apresentam como principais objetivos a promoção das melhores práticas para o mercado de Facility Management e Gerenciamento de Propriedades, networking e debates aprofundados sobre os principais temas que envolvem o setor.
Márcia Ferrari – Diretora de Certificação
“Depois de dois anos de encontros online, foi com grande satisfação que estive na Infra FM 2022. Muito conteúdo bom, incluindo a certificação ISO, produtos inovadores e, claro, muitos bons encontros com amigos. Importante destacar a participação da ABRAFAC, maior associação profissional em FM, Property e Workplace da América Latina, sempre pronta a apoiar o desenvolvimento das pessoas que fazem a diferença neste setor vital.”
Maristela Serpejante – Diretora de Eventos
A Expo Infra FM foi bem bacana, foram 2 dias de temas relevantes ao segmento. Os espaços bem utilizados por patrocinadores e parceiros criaram um ambiente que integrava a todos, um momento de troca para os profissionais da área. Vale ressaltar que a participação em eventos como esse, fortalece todo o segmento.
Renato Rattis – Diretor de Marketing
O congresso & Expo Infra foi excepcional, após as restrições da pandemia, conseguimos finalmente celebrar o retorno dos eventos presenciais para os profissionais de FM, Property & Workplace. Há muitos anos a Revista Infra e a Léa Lobo, brinda o nosso setor com relevância de conteúdo.
Foi uma volta aos eventos presenciais marcante e sem dúvida muito importante para o setor de FM, Property e Workplace. A oportunidade de networking e conhecer novos produtos, empresas e pessoas foi sensacional!