fbpx

Ocasião contou com participação de conselheiros e vice-presidente da ABRAFAC

Em 30 de novembro a Comissão de Estudo Especial 267 (CEE-267) completou cinco anos e uma reunião – a sétima do ano de 2022 – celebrou a ocasião com a participação de conselheiros e o Vice-presidente da ABRAFAC, Mauro Campos.

A Comissão de Estudo Especial (CEE) é um órgão técnico da estrutura da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), criado quando o assunto de seu escopo não está contemplado em outro Comitê Brasileiro ou Organismo de Normalização Setorial já existente. CEE-267 é composta por um grupo de profissionais voluntários, envolvidos ou relacionados com a tradução e desenvolvimento da série ISO 41000 sobre Facility Management.

“A questão básica associada à normalização do setor é a criação de um referencial comum que possa orientar as decisões de tomadores ou prestadores de serviço de maneira a fazer frente à intensa mudança de contexto no setor. Como os conceitos, princípios e critérios para a operação de serviços têm mudado continuamente, os usuários se tornam mais exigentes, e as empresas não têm acompanhado as demandas das organizações na velocidade requerida. Espera-se que, com a adoção de Normas, o setor possa ganhar mais agilidade, eficiência e qualidade, como tem afirmado o Prof. Moacyr, e isto vem de encontro aos anseios da ABRAFAC”, enfatiza Frederico Behmer, integrante da Comissão e conselheiro da ABRAFAC.


“Nos reunimos para discutir as melhores práticas e valorizar o segmento com ideias e sugestões pertinentes as Diretrizes da CEE-267/FM”, acrescenta Behmer, que segue relembrando: “a Comissão foi criada em 30 de novembro de 2017 através de uma reunião de instalação, a CEE-267 (Comissão de Estudos Especiais Brasileira) visa a implantação e normalização em FM no Brasil”.


Naquela ocasião foi eleito o Prof. Dr. Moacyr Eduardo Alves da Graça, da Escola Politécnica da USP como coordenador da comissão – o qual permanece como coordenador – assim como diversos representantes de entidades do segmento e profissionais renomados. “A comissão é espelho da ISO TC-267, encarregada de desenvolver a série ISO 41000 de Facilities Management na ISO, Genebra”, finaliza Behmer. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.