fbpx

Associado ABRAFAC é premiado com case no Technology Awards Chapter Brasil ASHRAE

No dia 26 de maio , aconteceu a premiação do Technology Awards Chapter Brasil ASHRAE 2022, entre os vencedores um associado ABRAFAC, que foi destacado na categoria de novas edificações comerciais, o case do Edifício Portinari, de autoria do Eng° Ricardo Santos Dias Gibrail, da Air System Engenharia.

A premiação fez parte das ações de comemorações dos 20 anos do capítulo brasileiro da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Ar Condicionado e Refrigeração – Chapter Brasil ASHRAE, e ocorreu durante o “Encontro de Membros”.

O ASHRAE Technology Awards é uma premiação em reconhecimento às aplicações inovadoras e bem-sucedidas, que incorporam o padrão ASHRAE, que avalia cases de obras de HVAC-R, onde são consideradas 16 categorias sob critérios como: Eficiência Energética, Qualidade do Ar e Inovação. Neste sentido, a edição de 2022, premiou duas obras, entre elas: na categoria de novas edificações comerciais, o case do Edifício Portinari –  Eng° Ricardo Santos Dias Gibrail; e, na categoria de novas instalações em cuidados com a saúde, o case do Hospital Mater Dei Betim – Eng° Francisco José Simões Pimenta.

O case da Air System

O projeto premiado na categoria de novas edificações comerciais, o case do Edifício Portinari, elaborado pelo Eng° Ricardo Santos Dias Gibrail, CEO da Air System, empresa   associada ABRAFAC, visou solução para as instalações do Edifício Portinari, localizado em Brasília, através dos sistemas de Ar Condicionado, Sistema de Exaustão de Sanitários e Garagens e Sistema de Pressurização de escadas. Vale destacar que o empreendimento destacado, pertence ao Grupo Orion, empresa também associada à ABRAFAC.

Para o Eng° Ricardo Gibrail, “A premiação veio coroar os meus 40 anos de ar condicionado, bem como,  os 30 anos da Air System, dedicados a melhoria constante de nosso trabalho e a participação no setor de ar-condicionado promovendo a disseminação de informação técnica de qualidade à sociedade”.

O sistema de ar-condicionado da obra premiada, foi concebido utilizando-se de expansão direta e fluxo de refrigerante variável – VRF, dotado  de alta eficiência, controle preciso de capacidade, uso do controle de onda senoidal adaptativo, baixo nível de ruído, controle e monitoramento remoto, sistema de ar externo dedicado (DOAS) dotados de rodas entálpicas (recuperadores de energia) para diminuir a carga térmica do ar externo com controle automatizado do nível de CO2 , dentre outras especificações de alto desempenho. Estas medidas foram empregadas visando atender certificação com classificação Platinum do LEED for New Construction do USGBC – United States Green Building Council.

Além do sistema de ar-condicionado, foram projetados também, os sistemas de exaustão de sanitários e o sistema de exaustão das garagens. O sistema das garagens foi dotado de ventiladores centrífugos do tipo Limit Load com inversores de frequência, acionados por um sistema de automação com vários sensores de CO. Para finalizar, o último sistema foi o da pressurização de escadas onde ar externo será captado e insuflado no interior das escadas para garantir uma rota de fuga segura e com ar isento de fumaça no caso de um incêndio.

Gibrail destaca a importância de contratação de empresas especializadas,  “O projetista é o responsável por gerir de forma integrada os projetos de AVAC-R (ar-condicionado, ventilação, aquecimento, climatização e refrigeração) da edificação, além da gestão em si, ele é responsável por prover os produtos e serviços aos projetos geridos, trazendo ao empreendimento maior economia na operação e satisfação dos usuários”.

“No processo da gestão do Facility Management o personagem do consultor/projetista em instalações mecânicas é muito importante para poder analisar o sistema de AVAC-R,  e enxergar quais pontos estão deficitários, seja do ponto de cálculo de carga térmica, distribuição de ar desuniforme, nível de ruído elevado, consumo de energia excessivo, entre outros pontos de considerada relevância”, finalizou Gibrail.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.