Reconhecimento da eficiência e excelência profissional
Recém-lançada, a primeira chancela oficial do setor de facility management, property e workplace já está estimulando o setor. Além de atestar a competência dos profissionais do setor, a certificação estimula a educação continuada, colaborando para a consolidação da área no Brasil.
Dividido em três níveis, o programa é composto pela C11.FM1, voltada a profissionais com, no mínimo, três anos de atuação como analista técnico e o segundo grau completo.
O segundo nível – C11.FM2 é destinado a profissionais com, no mínimo cinco anos atuando em coordenação, supervisão ou chefia. Nesta categoria é preciso ter curso superior completo. Já na categoria C11.FM3 é preciso que o profissional tenha no mínimo oito anos de atuação em cargos de gerência ou diretoria e contar com curso superior completo.
Competências básicas
Em todos os níveis o processo de certificação testará as habilidades e conhecimento dos profissionais em 11 competências fundamentais para garantir a qualidade das entregas feitas:
1 – Estratégia de negócio
2 – Estratégia de Facility Management
3 – Política de Facilty Management
4 – Compreender o contexto de atuação
5 – Liderança
6 – Planejamento
7 – Processo de back office: (7.1 – Recursos Humanos; 7.2 – Finanças; 7.3 – Comunicação; 7.4 –Tecnologia)
8 – Operação e manutenção
9 – Performance
10 – Melhoria contínua e sustentabilidade
Desta forma, os interessados em obter a certificação ABRAFAC C11.FM devem compreender a estratégia de negócio e demais políticas das empresas contratantes a fim de que as políticas de FM integrem formalmente as diretrizes.
Processo 12 P´s
Veja as doze etapas do processo que os candidatos devem cumprir:
1 – Informações no site da ABRAFAC
2 – Pré-inscrição
3 – Validação da qualificação
4 – Confirmação da inscrição
5 – Pagamento da inscrição
6 – Módulo básico (alinhamento, revisão e estudo de caso)
7 – Definição da data do exame
8 – Realização dos exames (Ética e Técnico)
9 – Correção do exame
10 – Resultado
11 – Aprovação (pagamento do certificado) ou reprovação (retorno ao módulo básico)
12 – Reconhecimento
É importante lembrar que a certificação é destinada aos profissionais e sua revalidação deve acontecer a cada três anos, de forma que a melhoria seja contínua e acompanhe a evolução do mercado.
A fim de auxiliar na jornada de certificação, a ABRAFAC preparou um completo material complementar composto por Manual do Candidato, série de vídeos-aulas e e-book contendo os conceitos e competências avaliadas no processo.
Saiba mais em: