No dia 24 de maio, o conselheiro de administração da ABRAFAC – Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management, Franco Morais, conselheiro que representou a associação em audiência, que contou com a presença do Ministro José Carlos Oliveira, realizada no Ministério do Trabalho e Previdência em Brasília-DF. Na pauta, a inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), das nomenclaturas de ocupações profissionais dos setores representados. No mesmo evento, foi protocolado o pedido para profissionais do setor.
Na ocasião, Franco teve a oportunidade de apresentar informações a respeito do mercado de FM no Brasil e destacar a importância deste mercado para a economia do país, para ele “ O atendimento ao pedido da ABRAFAC, será mais um avanço para os setores representados, o que permitirá maior reconhecimento dos profissionais que atuam nas áreas do Property, Workplace e Facility Management”.
Sobre o CBO
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.