fbpx

Profissionais de FM no combate ao mosquito

A escalada histórica da dengue, com registro de 512 mil casos, segundo o Ministério da Saúde, ligou o alerta sobre a importância da aplicação de medidas preventivas e da comunicação para maior eficácia das ações de prevenção à doença.

Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue está assustando os cidadãos brasileiros desde o começo deste verão. Atualmente já são mais de 4,2 milhões de diagnósticos positivos, de acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde.

A combinação de altas temperaturas com temporais passageiros resulta em ambiente perfeito para que o mosquito deposite seus ovos. Resistentes, esses ovos sobrevivem por até 400 dias em ambiente seco. 

No entanto, basta meia hora de submersão para o ovo eclodir. Em média o Aedes aegypti leva 10 dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Tempo mais que suficiente para se reproduzir e transmitir o vírus da dengue.

Check list 

Medidas como comunicação, conscientização e sensibilização dos ocupantes dos empreendimentos para que façam parte do movimento são fundamentais dentro deste contexto. Lembremos de providências simples que devem ser tomadas pelo facilty manager

  • manter os locais livres de água parada (valas, ruas, vasos, lixos, entulhos, etc)
  • manter tampados todos os reservatórios de água 
  • fazer inspeção visual das telas de proteção das janelas e manutenções corretivas
  • providenciar a limpeza geral dos pisos e potenciais locais foco de larvas, como, por exemplo, bordas de piscina também (mantendo o nível de cloro conforme parâmetros estabelecidos)
  • manter os serviços de manutenção em dia
  • luz externa: dar preferência à iluminação de cor âmbar, pois a luz azul pode aumentar o período de atividade do mosquito e sua consequente reprodução. Neste caso, é indicado cor de luz entre 1800 a 2200k

Além disso, outra medida útil é identificar e consertar vazamentos de água para evitar que se tornem possíveis criadouros de mosquitos e impactem na conta. 
O e-book publicado pelo Comitê Desafios do Workplace “Recomendação ABRAFAC de Gestão do uso racional da água” contém orientações importantes e interessantes numa linguagem fácil e acessível.

Dengue: FM, ocupantes e cidadãos compartilhando esforços e atenção!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.