Ebook traz orientações e dicas de como fazer uso racional e evitar o desperdício
Você sabia que uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto? E que pingando, de gota em gota a cada cinco segundos são desperdiçados mais de 20 litros de água por dia?
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês. Isso representa cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
Mas o desperdício rotineiro resulta no consumo de 200 litros ao dia – somente no Brasil. E parte deste gasto está nas atividades mais simples do dia a dia no banheiro, com acionamento incorreto de válvulas de descarga, no uso das torneiras das pias ao lavar louça, entre outras.
É importante estar atento às dicas para economia de água. Além de incentivar o uso de forma racional, a conscientização quanto às mudanças de hábitos e eliminação de vícios de desperdício impactam na questão ambiental e na disponibilidade dos recursos hídricos.
Um minuto de sua atenção!
Simples, a economia está ao alcance de todos:
– Reduzir um minuto durante a escovação dos dentes
Considerando 3 vezes ao dia, teremos ao longo de 10 anos água suficiente para outra pessoa escovar os dentes por três anos;
– Um minuto a menos de uso de água ao se barbear
A cada dois dias durante 10 anos representa uma economia de 19.440 litros. Ou seja, quantidade de água suficiente para uma outra pessoa executar a mesma tarefa durante o mesmo período.
–Um minuto a menos de uso de água no banho diário
Resulta em uma economia de 21.960 litros. Ou seja, quantidade de água suficiente para uma outra pessoa tomar banho diariamente por dois anos.
Medidas simples como estas – e ao alcance de todos – estão disponíveis no ebook “Recomendação ABRAFAC de Gestão de Uso Racional da Água”. Na publicação, elaborada pelo Comitê Desafios do Workplace ABRAFAC, há experiências compartilhadas por profissionais, orientações de diversos órgãos que realizam a gestão de consumo da água, normas técnicas e indicações de iniciativas para redução de consumo.
Confira as orientações gerais sobre a gestão do uso da água: