fbpx

Webinar se destacou como uma das principais ações realizadas pela ABRAFAC

Muito se falou sobre a evolução a adequação dos colaboradores nos novos formatos de trabalho, seja em home office, coworking, entre outros. A ABRAFAC mesmo oferece de forma prática para seus associados o evento FM Tactics – um webinar interativo com palestrantes de diferentes especialidades, prontos para compartilhar suas experiências e conhecimento.

Veja quais foram os pontos altos do FM Tactics durante o ano!

Para aprofundar ainda mais o assunto de suma importância para o Gestor de Facilities, a Terceirização, a ABRAFAC convidou para o FM Tactics o introdutor do tema terceirização no Brasil, Lívio Giosa, Presidente do CENAM (Centro Nacional de Modernização).

Autor do livro “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica” (Editora Thomson/Meca, 8ª edição), Giosa apresentou novidades sobre o assunto na perspectiva do tema Terceirização: impactos da Nova Lei para Gestores de Facilities”.

Os agentes envolvidos com a terceirização são os profissionais e gestores de facilities e, ao mesmo tempo, todas as empresas prestadoras de serviços. Lívio apontou que nessa lógica é necessário pensar também nos representantes de empresas que contratam os serviços.

“Nessas organizações, estão empresas privadas e públicas contratantes. Sobre a busca do poder público nessa questão, representa um novo sinal. Hoje empresas públicas estão cada vez mais procurando esse moderno sistema de gestão, na busca por redução de custos e aplicação otimizada de recursos. Dessa forma, elas começam a ter provisões de atuação de profissionais de facilities envolvidos”, disse Lívio.

Diversidade e Inclusão

Em abril, foi a vez do tema Desafios Trazidos por Diversidade & Inclusão: Uma perspectiva no Ambiente Shell. A palestrante Ana Cláudia Morrissy Machado, Facilities Manager, apresentou as ações que a Shell tem realizado em relação ao tema de inclusão e diversidade com os colaboradores da companhia.

A Gerente de Facilities relatou que as ações tiveram início partindo de uma crença que se transformou em um mote a ser seguido: “Uma força de trabalho diversificada e um ambiente inclusivo que respeite e nutre diferentes pessoas são fontes para melhorar o engajamento dos funcionários e nosso desempenho nos negócios”.

Ana destacou algumas ações que foram implantadas dentro da empresa. Elas se baseiam em três grandes redes que foram criadas, cada uma se dedicando a uma questão chave de diversidade & inclusão: A Rede LGBT (True Colors), Rede de Mulheres (Shell Woman Network) e Rede dos Portadores de Necessidades Especiais (EnAble).

Ela destacou que o trabalho de Facilities está sempre associado a essas redes, dando todo o suporte, seja usando os canais de distribuição, canais de comunicação, atuando na infraestrutura dos prédios, entre outros meios, tudo para propiciar um ambiente de apoio.

Transformação digital em facilities

Em maio, foi a vez de Edmar Cioletti, superintendente responsável pelas áreas de Facilities e Engenharia dos prédios corporativos do Banco Santander, falar sobre o tema “Transformação digital em facilities: O que está ocorrendo no mundo empresarial e o que vem por aí” .

Na gestão de Edmar foram implantadas tecnologias inteligentes que proporcionaram melhor utilização do espaço de trabalho e também otimizaram a gerência de acesso à prédios, assim como a conservação de recursos. Todas estas etapas resultaram no crescimento da satisfação dos empregados, diminuição no tempo de resposta, diminuição do desperdício e consumo de energia e uma estrutura de FM centralizada, provando que o projeto é um sucesso.

A ABRAFAC acreditava tanto no sucesso do projeto que já havia, mesmo antes do anúncio dos vencedores do Global FM Awards, convidado Edmar, destaque brasileiro na premiação, para compartilhar sua experiência positiva com outros profissionais da área no FM Tactics. O evento online foi um sucesso com mais de 230 inscritos, recorde total.

“Esse projeto é algo que estamos trabalhando há dois anos e, mesmo que seja comum hoje em dia, no início era novidade no mercado. Esse trabalho foi apresentado ano passado no Melhores do Ano da ABRAFAC e ganhamos medalha de ouro no Global FM. Estamos confiantes com esse tema”, iniciou Edmar complementando que o projeto trabalha em cima de uma jornada para chegar em um modelo ideal. “Já caminhamos bastante nesse processo”.

De acordo com Edmar, algumas empresas estão trabalhando a inovação como propósito, mas ainda são poucas. A maioria está se concentrando em Startups.

O Gestor de Facilities observa que no mercado está acontecendo movimentos como: Melhorias x Transformação; Organizações Exponenciais; o modelo empresarial precisa ser mais simples (ter velocidade e baixo custo), além da necessidade de sair da Zona de conforto.

A Democratização do uso da energia elétrica

Em junho, ocorreu o evento com o tema “A Democratização do uso da energia elétrica”, palestrado por Roque Bittencourt Lopes, Fundador do Grupo Bittencourt Lopes, com atuação nas áreas de serviços imobiliários, administração patrimonial, incorporações imobiliárias e usinas solares. Roque também é conselheiro representante da área comercial do CCEC — Conselho dos Consumidores de Energia da Coelba.

Ao comparar com outros países que possuem grande geração de energia solar, Roque identifica grandes oportunidades no Brasil. “Se falamos de energia solar e irradiação por km², a Alemanha é um país líder na área de energia renovável e solar, pois possui uma irradiação de 900–1.250kWh/m2/ano; seguido da França e Espanha. Entretanto, o pico de irradiação da Alemanha, ainda é inferior que a da menor área de irradiação do Brasil, localizada no sul. Isso transparece as perspectivas de desenvolvimento nessa solução.”

Change Management

Em agosto foi a vez do tema “Change Managementministrado por Claudia Andrade, Diretora do escritório Athiê Wohnrath, atuando na NEW — Novas Estratégias em Workplace — unidade de negócios responsável por repensar o ambiente de trabalho e os novos conceitos de ocupação.

De acordo com a profissional, quando se muda a cultura de uma empresa, se o ambiente de trabalho não for alterado, têm-se uma oportunidade perdida. Isso porque o ambiente é um espaço efetivo para comunicar essa mudança de cultura, possibilitar e facilitar o trabalho das pessoas, ampliando a produtividade, a competitividade e a felicidade. “A mudança só é real quando você muda a cultura, um processo, uma tecnologia e, ao mesmo tempo, muda o ambiente de trabalho”.

Como fugir da guerra de preços

Ministrado por Luciano Giarrochi Fernandes, proprietário da Itibam Business, empresa especializada em projetos de marketing e vendas consultivas para empresas que atuem em mercados B2B, o webinar como o tema “Como fugir da Guerra de Preços” falou sobre os dilemas entre qualidade e preço.

Luciano iniciou a palestra online dizendo que se o Gestor se vê em meio à uma “guerra de preços”, provavelmente é porque ele não viu valor no serviço ou produto oferecido. “Se ele não viu valor, ele não está feliz”. O orador identificou que essa questão envolve tanto o fornecedor quanto o comprador.

Leandro ressaltou que a metodologia de Venda Consultiva Investigativa ajuda a construir a venda nas outras posições. “Você pode usar esse processo pra vender qualquer coisa. O objetivo é sempre fazer o comprador/interlocutor chegar sozinho na necessidade e isso ficar muito claro para ele, para que ele defenda a proposta internamente nas posições hierárquicas”.

“A abordagem consultiva pode mostrar o que vai resolver os problemas dele e gerar maior confiança no momento da negociação. Tem clientes que vão se guiar por preços, por isso é importante que você esteja preparado para se posicionar. Para fugir da Guerra de Preços, é necessário que você ‘pare de vender’, mas sim o ajude a comprar”, concluiu.

Eficiência energética e automação predial

O evento com o assunto Eficiência energética e automação predial, foi realizado em outubro desse ano. Ministrado por Brunno Paiva de Freitas, Account Manager na E-vertical Tecnologia, tendo 15 anos de experiência em gerenciamento de propriedades, infraestrutura e facilities; Ariel Martins Ralho, Tecnólogo em sistemas Elétricos na E-vertical; e André Lino, Engenheiro mecânico e responsável atualmente pela área Connected Building da Honeywell, a palestra apresentou um case de sucesso sobre o tema.

ISO 41000: Norma Internacional para Facility Management

O último FM Tactics do ano foi sobre a norma ISO 41000, que propiciará ao setor um incremento na profissionalização e permitirá um maior benchmarking entre as organizações.

Engenheiro Civil com MBA em Gerenciamento de Facilidades, Consultor em Facility Management autônomo, Associado Fundador da ABRAFAC com mais de 18 anos de experiência em Facility & Real Estate Management no Brasil, Mauro Campos iniciou a palestra falando sobre o que é uma norma, usando como referência o que está na ABNT.

“Norma é aquele documento fruto de um consenso e aprovado por um organismo reconhecido. Toda norma fornece regras, diretrizes mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto”, explicou Mauro.

O especialista que é membro do comitê ABNT 267 (ISO 41.000) — Facility Management, e líder do GT-1, disse que recebe muitos questionamentos se a norma é uma lei, mas ele deixa claro que não é. “Pode acontecer dela ser citada em uma lei, aí sim ela pode ser interpretada com esse devido peso”.

Mauro destacou que autoridades no assunto pontuam que o FM pode cimentar sua importância econômica e social no sucesso das nações e organizações. Existe a possibilidade de redução da arbitrariedade de preço e facilitação de um foco maior no valor do serviço entregue.

“A maturidade do mercado ocorre quando as peças e ferramentas são entendidas por todos. Além disso, com uma norma é possível que as organizações façam comparações internas e também externas, promovendo a melhora contínua”, comentou.

LEMBRANDO QUE O ASSOCIADO DA ABRAFAC TEM ACESSO EXCLUSIVO PARA O VÍDEO DESSA E DE OUTRAS PALESTRAS NA ÍNTEGRA! SAIBA MAIS AQUI!

Compartilhe nas redes sociais