fbpx

A sustentabilidade é um assunto de extrema importância em nossas vidas e para o nosso futuro, e isso também se reflete nos hospitais. Em minha experiência profissional, tenho buscado implementar práticas mais sustentáveis na área de hotelaria. Um dos desafios que nos chamava a atenção era o descarte de tecidos hospitalares, como enxovais e uniformes, que não estão mais em condições de uso devido a manchas, desgaste e pequenos danos causados pelo tempo de uso. Mesmo com algumas iniciativas de doação e transformação desses tecidos, ainda enfrentávamos um grande volume sendo descartado anualmente em aterros sanitários, o que representava um custo considerável com esse descarte, além do impacto ambiental do descarte.

Em 2020, enfrentamos o grande desafio de eliminar o descarte desses tecidos em parceria com o Health Design Lab, uma área da Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein. Participamos do “Programa Einstein de Inovação em Saúde” com 35 colaboradores, divididos em 5 grupos. Durante 5 semanas, dedicamos 20 horas do nosso tempo para trabalhar com metodologias de inovação e Design Thinking, com o objetivo de encontrar soluções que nos permitissem zerar o descarte desses tecidos em aterros sanitários.

Ao final do programa, um dos grupos trabalhou em uma solução que se destacou: o reuso dos tecidos hospitalares retirados de circulação para a fabricação de acessórios, como bolsas e ecobags. Essa proposta despertou o interesse de todos. Em 2021, colocamos o projeto UpLuxo em prática, em uma parceria entre os setores de Facilities e Inovação. Estabelecemos parcerias com ONGs, microempresas e cooperativas de costura para desenvolver as primeiras peças piloto, como ecobags, necessaires e outros itens, utilizando a técnica de Upcycling, e a partir de abril de 2021, conseguimos zerar o descarte de tecidos hospitalares no Einstein.

O descarte de tecidos hospitalares era de aproximadamente 7.800 quilos por ano, e o gasto anual com o descarte era de quase 680 mil reais, o que representava um custo considerável para o hospital. No entanto, com a implementação do projeto UpLuxo, o descarte foi zerado e o gasto com o descarte pode ser redirecionado para a implementação do projeto. Além disso, o impacto do UpLuxo não se limita apenas a zerar o descarte de tecidos hospitalares, mas também traz benefícios significativos para comunidades vulneráveis com a geração de renda para as mulheres que trabalham na costura dos produtos.

As mulheres envolvidas na produção dessas peças recebem uma remuneração justa, superior à média do mercado, o que contribui para a geração de renda e a redução das desigualdades. Com esse projeto, estamos engajados em várias metas das ODS, como a promoção do consumo e produção responsáveis (ODS 12), a redução das desigualdades (ODS 10) e o estímulo ao trabalho decente e ao crescimento econômico (ODS 8).

Os resultados alcançados pelo UpLuxo foram surpreendentes. O hospital passou a adquirir mensalmente as ecobags para a entrega de uniformes aos novos colaboradores, substituindo as sacolas plásticas que eram utilizadas anteriormente. Essa mudança não só reduz o impacto ambiental, mas também promove uma imagem mais sustentável e consciente por parte do hospital.

Além disso, expandimos nossa gama de produtos reutilizados, incluindo bolsas, kits maternidade, necessaires, capas para laptop e clutches, que são adquiridos para presentear em eventos, congressos e datas comemorativas. Essas iniciativas têm sido bem recebidas pela comunidade, demonstrando que a conscientização ambiental está crescendo e que as pessoas valorizam produtos sustentáveis.

O sucesso do projeto tem sido notável, com inserções em reportagens e matérias em diversas mídias. Além disso, fomos agraciados com prêmios relevantes, como o Prêmio ABRAFAC em 2022, o Global FM em 2023 e o Grant Stanford Woods em 2023. Essas conquistas nos enchem de felicidade e nos motivam a buscar a ampliação do projeto para níveis estaduais e nacionais.

A repercussão do UpLuxo tem sido tão positiva que outros hospitais têm buscado nossa orientação para implementar projetos semelhantes. Acreditamos firmemente que, unindo esforços, podemos reduzir e até mesmo eliminar o descarte de tecidos hospitalares no Brasil. Com mais de 7000 hospitais no país, que geram uma estimativa de 2 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, temos um potencial significativo para contribuir com a redução de resíduos sólidos nos aterros sanitários e promover a sustentabilidade ambiental e social.

Estamos entusiasmados com o potencial de escala do projeto UpLuxo, que pode não apenas eliminar o descarte de resíduos têxteis hospitalares, mas também gerar renda para milhares de mulheres em comunidades vulneráveis, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Com determinação e dedicação, acreditamos que podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para todos.

Ana Paula Araújo

Gerente de Facilities e Hotelaria, formada em Tecnologia da Informação e Pós Graduada em Administração de Negócios e Hotelaria Hospitalar, com MBA Executivo em Gestão de Saúde, mais de 25 anos de experiência profissional no segmento de Facilities e Hotelaria.

Compartilhe nas redes sociais
23 abr 2019

Eventos da ABRAFAC recebem Certificado de Neutralização

Com a parceria com a ECCAPLAN, a Associação se compromete em compensar os gases de efeito estufa em todos os seus encontros: FM Debates, Congresso e Prêmio ABRAFAC. Próximo passo será promover eventos com resíduo zero.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.