fbpx

Quais pontos o Gestor de Facilities precisa incrementar em sua função

Acabou a paciência do consumidor. Hoje, marcas e empresas precisam ter o máximo de cuidado com as práticas adotadas, seja na cadeia de trabalho, confecção de produtos, emissão de poluentes, entre vários outros. Caso tropece em questões ligadas à sustentabilidade, uma organização pode ter sua reputação manchada e acumular prejuízos. Veja, a seguir, uma lista baseada em recente pesquisa que mostra as principais preocupações da população. 

De acordo com pesquisa do Instituto Akatu, apenas 8% da população diz acreditar nas informações de Responsabilidade Social Empresarial divulgadas pelas empresas. Isso, nesse momento de empoderamento na sociedade, reflete uma descrença das pessoas perante grandes empreendimentos. 

Porém, é possível reverter esse quadro e utilizar boas práticas para angariar a confiança e fidelidade do mercado. Como Gestor de Facilidades, é crucial levar em consideração essa questão para que o trabalho seja de mais qualidade. 

Veja quais práticas a população mais leva em consideração sobre Sustentabilidade empresarial:

Trabalho infantil e escravo

Apesar de absurda, essa prática ainda é comum no país. Por isso, não utilizar o trabalho infantil e forçado e exigir, em contrato, que toda a cadeia de valor assuma o mesmo compromisso foi a prática de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) mais valorizada pelos 800 brasileiros entrevistados para a Pesquisa Akatu 2012. NOTA MÉDIA: 2,74 ESSENCIALIDADE: 44%

Igualdade de oportunidade

Mais do que campanhas publicitárias abordando diversidade. Oferecer oportunidade dentro de programas de contratação, capacitação e promoção de mulheres, negros e pessoas portadoras de deficiência, visando promover a igualdade de oportunidades, é a segunda prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,71 ESSENCIALIDADE: 37%

 Remuneração justa

Um dos pontos que garantem uma equipe mais motivada é oferecer um salário justo. Sendo assim, assegurar aos trabalhadores uma remuneração que garanta um nível de vida adequado a eles e a suas famílias é a terceira prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,69 ESSENCIALIDADE: 34%

Cuidados com o bem-estar

Os consumidores estão mais preocupados com a saúde e com o bem-estar. Por isso, adotar medidas em relação a seus produtos ou serviços que visem minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor ou cliente é a quarta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas empresas. NOTA MÉDIA: 2,55 ESSENCIALIDADE: 23%

Respeito ao trabalho terceirizado

Essa é de suma importância para o gestor de facilities. Garantir ao trabalhador terceirizado as mesmas condições de saúde e segurança no trabalho de que gozam os empregados regulares, além de oferecer benefícios básicos, é a quinta prática de RSE que os consumidores mais valorizam nas empresas. NOTA MÉDIA: 2,54 ESSENCIALIDADE: 23%

Economia de água

Manter programas para racionalização e otimização do uso da água é a sexta prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,45 ESSENCIALIDADE: 19%

Preocupação com reciclagem

Investir em novas tecnologias quer permitam a reciclagem de seus produtos após o uso é a oitava prática de RSE que os consumidores mais priorizam nas companhias. NOTA MÉDIA: 2,43 ESSENCIALIDADE: 20%

Formar consumidores conscientes

Promover programas que informem e eduquem a população a respeito dos impactos sociais e ambientais de seus hábitos de consumo é a nona prática de RSE mais valorizada. NOTA MÉDIA: 2,41 ESSENCIALIDADE: 19%

Orientar sobre uso e descarte

Informar o consumidor a respeito dos cuidados que devem ser observados durante o uso e descarte do produto é a décima prática de RSE mais priorizada pela população. NOTA MÉDIA: 2,35 ESSENCIALIDADE: 13%

Próximo FM Tactics será sobre “A importância de empreendimentos sustentáveis para investidores e proprietários”

Quer saber sobre o importante assunto de sustentabilidade em empreendimentos para investidores e proprietários? A ABRAFAC preparou um novo FM Tatics especial sobre o assunto! 

O FM TACTICS é uma série de programas virtuais promovidos pela ABRAFAC, onde profissionais e empresas do mercado de Facilities compartilham com a comunidade em geral melhores práticas, novos produtos e casos de inovação dentro de nosso segmento.

Saiba mais informações e inscreva-se agora mesmo: https://goo.gl/kQXspl

—-

Com informações: Exame.

Compartilhe nas redes sociais