Executivo apresenta sua visão sobre melhores práticas e as tendências do mercado
Os participantes do FM Debate, realizado pela Abrafac, puderam conferir um rico painel sobre Melhores Práticas de Facilities. Nele, visões de diferentes campos se uniram para apresentar diversas formas de aperfeiçoar as práticas, pensando em redução de custos e aumento de qualidade nos serviços. Os palestrantes narraram suas experiências e estratégias, deixando o debate ainda mais completo e dinâmico.
A seguir, nosso blog apresenta uma entrevista especial com André Ricardo Vieira da Silva, responsável pela Eurobike Fleet Services, um dos palestrantes do FM Debate, ocorrido no último mês.
Sobre melhores práticas de Facilities, qual é a questão mais importante na economia de custos e gestão de frotas. Qual é o destaque que você aponta para o profissional da área de facilities nesse assunto?
É importante analisar vários aspectos. Não existe um modelo ideal, mas o modelo melhor para cada empresa. Deixe definido, inicialmente, o custo total de propriedade. Combustível, seguro, manutenção, IPVA, enfim, o custo total daquele bem que vai gerar mobilidade da empresa. Isso é muito relevante para as empresas. É cada vez mais importante usar a informação disponível para que o facilites possa analisar o todo e apresentar à empresa um projeto de economia e não somente um de redução de preços. Isso independe se é locação, compra do veículo, CDC…. Com isso ele consegue ter melhor controle. Ferramentas de gestão também são ótimas para ter uma melhor análise sobre os números, deixando de ser apenas um executor para se tornar uma pessoa que trabalha com a gestão da informação. Isso se tornará cada vez mais importante às empresa e especialmente para a área de facilities, onde ela vai se destacar com essa nova modelagem de apresentação.
A terceirização está dominando o mercado. Um grande exemplo é o UBER, cujo modelo também deve ganhar o mundo corporativo. Qual a sua visão sobre essas tendências? Já é uma realidade?
No Brasil, isso vai demorar um pouco. Quando se fala de atendimento ao usuário, isso já está bem adiantado. Algumas empresas também utilizam desses meios, usando a nota fiscal do UBER ou Táxi, quando se fala de companhias que façam controle por reembolso. A operação que envolve carro próprio tem gastos maiores. Uma empresa, por exemplo, com 300 carros necessita de pelo menos seis funcionários só para a gestão operacional dessa frota.
Sobre a tendência de carros autônomos, ela ainda deve demorar para chegar no Brasil. Por enquanto, algumas empresas utilizam de forma híbrida algumas destas opções, com a utilização de carros próprios, locação de carros e até o uso de UBER ou Táxi. Elas estão começando a entender e assimilar o que é melhor para elas.
Como a Eurobike pode auxiliar as empresas neste controle todo?
A Eurobike é uma empresa de locação de veículos executivos. Atendemos presidentes, diretores, gerentes e coordenadores. Esse é um público bem exigente com o atendimento e a diferença que a gente tem com relação a maioria, é que temos um atendimento para cada 150 a 200 carros, enquanto que o mercado e os concorrentes, a média é de um para cada três a quatro mil carros.
Também geramos estudo financeiro para redução de custos comparativos, além de ajudarmos na escolha da frota antes mesmo da aquisição, independentemente de ser por locação ou não?—?trabalhando também esta parte de consultoria. Tudo isso pode auxiliar estas empresas a fazerem uma análise para o seu corpo executivo para gerar economia e, principalmente, através de um atendimento diferenciado.
Nossa empresa vende carros, diferente da maioria das locadoras, e também trabalhamos com cada perfil de cliente, buscando a melhor experiência para cada necessidade específica.
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Para fazer download da apresentação do André Ricardo, clique aqui (disponível somente para associados).