fbpx
Publicado em 29 de janeiro de 2019

A gestão de edifícios tem sido afetada por diversas tendências tecnológicas, a mais significativa é a adoção da Internet das Coisas (IoT). Com isso, muda o papel atual dos profissionais de facilities.

De acordo com Francisco Abrantes, ex-presidente da ABRAFAC– Associação Brasileira de Facilities, os profissionais de Facilities movimentam em torno de R$ 100 bilhões por ano no universo constituído por milhares de edifícios, condomínios e empresas no país. “É o profissional que cuida das áreas de operações, estrutura e administração das empresas, desde um edifício corporativo a um shopping center, hospital, condomínio residencial, passando por cidades privadas. É uma reconfiguração profissional do antigo gerente de serviços gerais, gerente de manutenção, gerente de arquitetura e gerente administrativo. Cabe ao facility gerenciar as operações de back office e infraestrutura voltadas para os sistemas prediais e para o dia-a-dia da empresa”.

Mauro Caruso Carrenho, gerente da unidade de Negócios EcoBuilding na Schneider Electric Brasil, aponta que o cenário atual de gestão de edifícios tem sido dramaticamente afetado por diversas tendências tecnológicas, a mais significativa sendo a adoção da Internet das Coisas (IoT) e aplicações conectadas. As implicações do crescimento da IoT na gestão de edifícios são significativas. Imensos conjuntos de dados gerados por dispositivos conectados em prédios permitem novas oportunidades para proprietários e gerentes, que com isso podem obter informações mais específicas e melhorar drasticamente o desempenho do ambiente.

A transferência para edifícios habilitados para IoT muda fundamentalmente o papel atual dos profissionais de facilities e cria novos requisitos para que sejam bem-sucedidos em suas tarefas. À medida que a tecnologia inteligente continua a progredir rapidamente, novas questões começam a surgir. Como integrá-la nos sistemas dos ambientes de forma eficaz e estratégica? Como fazer a interface com os muitos outros dispositivos que estão em nossos prédios e casas?”, diz Carrenho.

Na visão do gerente, os atuais gestores cuidam não só dos processos do local no qual trabalham, mas também da infinidade de dispositivos inteligentes conectados que interagem com suas instalações diariamente. Como resultado, esses profissionais devem adquirir novas habilidades, como a análise de dados, e ampliar sua base de conhecimento em tecnologia para gerenciar e aproveitar ao máximo as aplicações atuais para edificações. Eles também devem trabalhar com os integradores de sistemas certos que sabem como instalar e gerenciar as soluções de energia inteligente, mais otimizadas e abrangentes.

A chave para o sucesso no atual cenário de gerenciamento de edificações para gestores de facilities experientes e inexperientes é compreender profundamente os componentes críticos para um gerenciamento abrangente da energia em casas e instalações – incluindo controle de iluminação da sala, distribuição de energia, datacom, controle de HVAC e monitoramento energético.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 14º PRÊMIO ABRAFAC MELHORES DO ANO 2019

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, a principal premiação do setor, foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Participe se inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019 e ajude a escrever novos capítulos na história dos facilities.

Este ano teremos algumas melhorias, como uma etapa adicional com votação pública pela internet que dará a oportunidade para os melhores classificados (12 até 24 trabalhos) de melhorar a nota media recebida na fase dos jurados (mais detalhes e outras melhorias estão no regulamento / edital no hotsite do prêmio – abrafac.org.br/premio).

Assim, convocamos a todos que apresentem suas ideias inscrevendo no 14º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2019!

VOCÊ JUNTO AOS MELHORES DA ÁREA DE FACILITIES DO BRASIL!

=> MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI <=

Compartilhe nas redes sociais
20 ago 2019

Comunicação e Facilities

A difícil arte de negar pedidos, avisar problemas e, ainda assim, manter a área e a prestação de serviços ’em alta’ com os clientes.

Compartilhe nas redes sociais