fbpx

A apresentação e entrega do Prêmio será no dia 26 de junho!

Foram recentemente divulgados quais os trabalhos finalistas que concorrem na 13ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Facilities  –  ABRAFAC que recebe a inscrição de trabalhos de todos os profissionais de facilities brasileiros, sócios e não sócios da entidade.

Com o objetivo de deixar você leitor por dentro do que está sendo feito no mercado, nosso blog traz hoje um pouco sobre a temática de cada projeto selecionado na categoria Pessoa Física!

Projeto: “Otimização do Uso de Espaço de Estacionamento Contratado por Empresas Privadas Estabelecidas em Grandes Metrópoles”

Autor(a): Alex Ferreira Gonçalves –  Rio de Janeiro

O aumento da frota de carros, a ineficiência do transporte público, o desejo de aquisição e incentivos fiscais do governo às indústrias automobilísticas para aumentar a arrecadação de impostos torna o estacionamento um dos grandes problemas das grandes metrópoles brasileiras.

O projeto de Alex Ferreira Gonçalves tem por objetivo principal mostrar como é possível aperfeiçoar o uso de espaço de estacionamentos privados em grandes centros urbanos, gerando assim redução de custos e eficácia operacional para as organizações que contratam este tipo de serviço.

Projeto: “Sistema de Gestão de Segurança de Frota: Força de Vendas”

Autor(a): Cristiano de Carvalho Mantovani  – São Paulo

A gestão de segurança em atividades comerciais é realizada, sobretudo, dentro dos escritórios e instalações físicas das empresas, limitando-se aos riscos elementares das atividades. Assim, o objetivo deste projeto foi avaliar medidas específicas para a redução de acidentes de trânsito envolvendo colegas da Força de Vendas da companhia no exercício de suas funções, os quais expõem-se a riscos que estão fora do controle operacional e administrativo da empresa.

A estratégia apresentada para a redução de colisões é a gestão integrada da frota de veículos da empresa com o envolvimento de diversas áreas que atuam em conjunto com a segurança do trabalho nos processos de acidentes com trabalhadores e veículos da frota.

Projeto: “Manual de Operações de Piscinas”

Autor(a): Irimar Erotides Bergamo Palombo  –  São Paulo
Co-autor(a): Fabiano Mendes

Atualmente, a unidade de São Paulo do Sesc (Serviço Social do Comércio) possui um parque aquático com 86 piscinas distribuídas em 30 unidades, sendo elas cobertas e descobertas, perfazendo 25.700 m² de espelho d’água e 27.750 m³ de água. O total de pessoas que utilizam o espaço está em torno de 3.220.000 para condicionamento físico e/ou atividades recreativas nestas piscinas. Estes espaços são os mais procurados nas Unidades e demandam muita atenção, considerando os riscos envolvidos e a gravidade de um acidente.

O conhecimento adquirido pelas 30 equipes que atuam simultaneamente na operação deste parque aquático é fruto da experiência acumulada nos 73 anos de atuação do Sesc.

Projeto: “Alcançando Resultados Exponenciais Através das Novas Metodologias”

Autor(a): Keila Yuka Hanashiro Takata  – São Paulo

Os baixos índices de satisfação recorrentes da aplicação anual da avaliação de satisfação interna junto dos funcionários com relação aos serviços de alimentação da matriz no Brasil (Sede Santander, localizada no bairro da Vila Olímpia, São Paulo-SP) com 5.000 funcionários + 1.000 prestadores de serviços foi o impulso inicial desse projeto.

As metodologias utilizadas foram: Design Thinking, Focus Group, além da mudança do processo de negociação e contratação do fornecedor, que por regra sempre fora pelo menor preço e, neste processo, foi pelo melhor custo-benefício.

Projeto: “Tratamento de esgoto”

Autor(a): Marcelo Ferreira dos Santos  – São Bernardo do Campo

O projeto teve início no ano de 2016 em um Resort localizado em Porto Seguro, Bahia. O autor narra que era responsável por toda infraestrutura do complexo, incluindo os veículos náuticos e terrestre. Sua equipe era formada por 43 colaboradores entre auxiliares e técnicos e, durante os três meses que permaneceu empregado, desenvolveu projetos que visavam a redução de energia, reciclagem de materiais e principalmente o tratamento de esgoto.

Projeto: “Aculturamento de Facilities — Novas Perspectivas e Mudança de Mindset”

Autor(a): Roberto Vilaronga da Silva – São Paulo  

O projeto nasceu com objetivo claro de corporativizar a grande área de Facilities que existe na empresa TOTVS. São no total 29 unidades próprias que contam com um quadro de 53 funcionários em folha na área de Facilities e 260 terceiros em todo Brasil. Uma movimentação de quase 5 mil visitantes por mês.

Com ajuda de pilares, o projeto de aculturamento transformou-se com o tempo em um projeto de reconhecimento interno da nossa área. Atingiu seu objetivo de descortinar uma área de tamanha importância na empresa e fazer com que todos os funcionários soubessem o que é de fato a área de Facilities.

Sobre o Prêmio

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano foi criado com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Isso estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

A apresentação e entrega do Prêmio será no dia 26/06/2018.

Saiba mais informações: www.premioabrafac.org.br

Compartilhe nas redes sociais