fbpx

A relevância da digitalização da construção civil e do uso de BIM (Building Information Modeling) não é uma novidade para os agentes envolvidos nesse setor da indústria brasileira. 

Em consonância, a partir da expansão de informações e documentos digitais, antes controlados e armazenados de modo físico, evidenciou-se a falta de colaboração entre as partes envolvidas em projetos de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) durante as etapas do ciclo de vida de uma edificação (1). 

Nesse contexto, o compartilhamento de informações advindas de etapas iniciais e disponibilizadas para proprietários e gestores de operação pode ser considerado um dos principais benefícios do uso de BIM para Facility Management, o BIM-FM (2). 

No entanto, em sua maioria, os estudos abordam o BIM-FM para novas edificações, o que destoa do fato que o número de construções existentes supera os novos projetos (2). 

Em cenários de implementações BIM-FM para edifícios que não foram originalmente desenvolvidos em BIM, destaca-se a possibilidade do uso de técnicas de captura de dados e levantamento de edificações, como a fotogrametria (processamento a partir de fotos e imagens) e o escaneamento a laser. 

Para a execução do escaneamento a laser também denominado como varredura laser/digital, os sensores LiDAR (Light Detection And Ranging) podem ser acoplados em drones ou equipamentos terrestres. 

Recomendações práticas 

Com a finalidade de promover a digitalização e a criação de modelos com informações precisas do Workplace, buscou-se apresentar abaixo sugestões básicas a serem consideradas em aplicações de escaneamento a laser. 

Recomenda-se que inicialmente ocorra a definição da estratégia de captura de dados, como exemplo, a definição da utilização de laser scanner terrestre (LST).

Figura 1 – Aplicação de Laser Scanner Terrestre

Na sequência, têm-se a etapa de análise de viabilidade técnica e econômica, na qual é realizada a seleção de equipamentos e softwares que serão utilizados. 

Considera-se importante a elaboração do plano de execução da atividade, documento que formaliza os passos a serem verificados antes do início da atividade no local a ser digitalizado. Dentre os passos, recomenda-se definir o objeto escopo da ação considerando o tempo dispendido para captura e processamento, por exemplo, a captura de todos os ambientes do imóvel ou captura de um pavimento tipo e térreo para casos de edifícios; programar a data de execução com as equipes que utilizam os ambientes em que serão realizadas as capturas; realizar um check-list dos equipamentos e status das baterias. 

Para a etapa de captura e processamento é importante realizar uma análise prévia da planta baixa da edificação para identificar uma melhor disposição das estações em que será posicionado o equipamento para o escaneamento, de modo que no momento de execução sejam confirmados os posicionamentos adotados e anotadas as possíveis alterações do planejamento inicial. Destaca-se a necessidade de dispor o LST de modo que uma estação apresente alguma sobreposição de pontos com a estação do ambiente adjacente; 

Figura 2 – Estações de escaneamento a laser

Cada escaneamento, ou seja, estação em que foi executada a varredura de pontos, irá criar uma nuvem de pontos independente. Após a etapa de captura, os arquivos podem ser importados para software de processamento para o tratamento dos dados brutos e assim, obter uma nuvem de pontos unificada a ser importada para o software de modelagem BIM. 

Ressalta-se que há no mercado diferentes equipamentos e softwares, de modo que as recomendações necessitam ser adaptadas de acordo com a estratégia delimitada. 

Encerramento 

Buscou-se por meio do conteúdo acima apresentado promover a difusão de conhecimentos e melhores práticas do uso de laser scanner terrestre. Não se objetivou esgotar o assunto, de maneira que novas tecnologias e softwares apresentam rápida atualização no mercado atualmente. 

  1. TEICHOLZ, P. BIM for Facility Managers. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.
  2. KASSEM, M., et al. BIM in facilities management applications: a case study of a large university complex. Built Environment Project and Asset Management, 5(3), 261–277, 2015.

Alessandra Teixeira

Engenheira Civil. Mestra em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (2020-2022). Área de pesquisa: BIM e Facility Management. Engenheira na Coordenação-Geral da Industria da Construção Civil e da Moda do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS.

Caso você tenha interesse de que seu artigo também seja apresentado no site da ABRAFAC, encaminhe por e-mail para [email protected]
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.