“Roda de Conversa” estreou abordando o universo do FM em indústrias
No início de outubro a ABRAFAC lançou “Roda de Conversa”, novo formato de evento online. A novidade chega para proporcionar a troca de experiência entre os profissionais do setor, apresentando temas enriquecedores para o dia a dia, com a interação através de perguntas e respostas.
A primeira edição abordou a presença dos FM´s nas indústrias. Com saudação da presidente da ABRAFAC Irimar Palombo e apresentação do vice-presidente Mauro Campos, o evento recebeu os palestrantes Douglas Pacífico (Robert Bosch), Fábio Remiro (Flextronics) e Ricardo Pioltini (General Motors), que compartilharam com a audiência suas experiências e cases de sucesso.
Durante as boas-vindas aos convidados, Irimar enfatizou a importância da proximidade da ABRAFAC com o mercado para atender as necessidades dos profissionais. “O evento Roda de Conversa nasce do grande interesse em um formato que proporciona ao público compartilhar experiências reais do dia a dia”, destacou ela.
Logo após, a presidente também pontuou o grande interesse do tema “FM em Indústrias” detectado na programa do Congresso ABRAFAC. “Recebemos feedback positivo sobre a pauta, o que nos levou a elegê-la para inaugurar nosso bate-papo”.
Ao assumir a palavra, Douglas Pacífico apontou como as normas e certificações são aplicadas ao FM nas indústrias, seguido por Fábio Remiro, que endossou a questão e enfatizou a prioridade das certificações para os profissionais.
Ricardo Pioltini também chamou a atenção para a questão da certificação profissional. “Quando o contratante é a indústria a questão da formação permite maior diversidade de áreas, o que assegura espaço para todos. Mas é fundamental dispor de skills e conhecimentos específicos do setor de FM”.
Temas de interesse
A relevância da escala em alimentação – outro tema de grande interesse do público – também foi destacada durante o bate-papo. A complexidade de custos dos insumos e mão de obra e as estratégias para alcançar a melhor equação para cada empresa foram pontuadas pelos convidados.
Consenso entre os palestrantes também foi o fato de que as soluções encontradas precisam ser sempre revisitadas. “Eventos climáticos, por exemplo, demandam planos de contenção e investimentos”, lembrou Remiro, acrescentando que grandes drives de facilities demandam infra-estruturas que podem permanecer por décadas. “Daí a importância de bons projetos e planos de manutenção”.
Outros pontos de interesse trazidos para a conversa foram: manutenção e conservação de serviços aos usuários de espaços e a relação dessas atividades com o universo do FM; emprego de indicadores para monitoramento de KPI´s; utilização de softwares para controle; programas de manutenção o uso de inteligência artificial no FM.
Roda de Conversa conta com apoio dos patrocinadores Woba, Enel e Sodexo (Diamante); Grupo Brasanitas; Busup; Guima Conseco; PlanRadar; Skedway e Verzani & Sandrini (Ouro); Aditiva, AKMX Engenharia, Athiê Wohnrath; Atlas Schindler; DeskBee; EFM; Evolv; Grupo Morhena; Grupo Paineiras; Infraspeak; Maxiservice; Monitory; Neowork; Orion; Space Plan; Wise Offices e WorkPlace (Prata).