fbpx
Publicado em 31 de julho de 2020

“É a única associação que temos no Brasil, portanto é quem deve ter o poder para defender nosso mercado e profissionais, por isso, sempre divulgo a associação em todos os grupos que participo e convido os profissionais a se associarem, porque todos juntos podemos conseguir muito mais”.

Esse é o primeiro conceito que vem à mente de Fátima Sousa quando pensa na ABRAFAC. Com mais de 20 anos no setor de Facilities, a profissional é associada fundadora, já esteve como diretora e atualmente é conselheira na associação.

No dia 19 de julho, a ABRAFAC completou 16 anos de atuação no mercado. Nada mais justo que celebrar este grande marco homenageando quem contribuiu para tudo acontecer. Fátima Sousa é membro essencial para toda essa trajetória de sucesso.

“Para mim, a área sempre foi fundamental em uma empresa e agora, no atual momento, mais ainda. Parece que as empresas descobriram que esta área existe, pois quem está resolvendo os problemas com limpeza, controle de acesso, recepção, copa, correspondências, segurança, gestão do workplace e a implantação de protocolos de saúde é a área de Facilities”, afirma Fátima.

Além disso, a associada conta que nos últimos anos notou uma grande evolução do mercado e um crescimento significativo de sua importância. Assim, o setor está demandando profissionais altamente capacitados, resilientes, criativos, com senso de dono e grande equilíbrio emocional.

“Principalmente neste momento, os profissionais deste setor têm a oportunidade de mostrar sua relevância para as organizações, além de serem responsáveis por garantirem a saúde e segurança dos usuários, o que impacta significativamente na qualidade de vida e produtividade deles. Facilities Managers são responsáveis por promover experiências aos seus usuários e devem se posicionar como estratégicos e essenciais para as organizações”, avalia também.

Trajetória em Facilities

Atualmente, Fátima Sousa é CEO da FS EDUCA – Cursos e treinamentos em Facilities. Além disso, trabalhou por 16 anos no Itaú Unibanco, onde entrou como trainee e foi passando por várias áreas e recebendo promoções, como RH, compras, projetos e administração predial.

Também trabalhou sete anos na Cushman, sendo responsável por grandes clientes nacionais e multinacionais, ocupando cargos executivos até chegar ao posto de CEO na FS EDUCA.

Fátima é formada em administração, com MBA em Finanças, Comunicação e RI. Iniciou no setor há mais de 20 anos quando passou em um processo seletivo para ser responsável por um prédio do banco Itaú em São Paulo.

“Fui a primeira mulher a iniciar nessa posição, assim como depois fiquei responsável pelos prédios de São Paulo e alguns anos depois pelos prédios do Brasil, sendo pioneira na liderança feminina em Facilities no banco; logo depois fui para a Cushman onde também estive como responsável por grandes clientes e obtive excelentes resultados tanto qualitativos e quantitativos; até que surgiu uma oportunidade para empreender em um segmento que sempre me atraiu: a educação e decidi seguir meu sonho”, relembra Fátima.

“Fundei a FS EDUCA (na época chamamos de Facilities Services) em 2011 e nestes 9 anos já alcançamos a marca de mais de 2.000 alunos, profissionais de FM, certificados por nós, ganhamos dois Prêmios Indicados INFRA na categoria cursos de Facilities, fomos a primeira empresa de Educação em Facilities a passar por um programa de aceleração e também a primeira a chegar à finalista estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Hoje somos referência na área de Educação em Facility Management reconhecidos no Brasil e exterior”, detalha também.

Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.