Profissionais falam sobre a importância de lecionar e trocar experiências na área
O Brasil conta com mais de 2,5 milhões de professores. Nada mais justo que homenagear a decisão que estes profissionais tomaram de dedicar a vida para transmitir conhecimento, nas mais diversas áreas.
Para celebrar o Dia do Professor nesta terça-feira, 15 de outubro, a ABRAFAC reuniu depoimentos de profissionais da educação que atuam no setor de Facilities Management.
Os professores da FS Educa, Meire Costa, Rosana Nascimento e Paulo Ponso, falaram sobre a importância de lecionar nesta área e trocar experiências com os alunos. Apesar dos desafios, os educadores consideram a profissão gratificante.
Para Meire Costa, ser professora na área de Facilities é apaixonante, pois é um assunto que a docente gosta de abordar. Além disso, o compartilhamento de experiências é considerado essencial para o crescimento profissional no setor.
“Para ser professor é preciso estar atualizado com as melhores práticas do mercado, ter vivência na área e saber como passar a informação. Adoro novos desafios, o contato e relacionamento com pessoas. A dinâmica da área de Facilities torna nosso dia sem rotina e de constante aprendizado. Amo muito o que faço e ter a oportunidade de compartilhar com outros profissionais da área é agregador”, disse.
Para Paulo Ponso, lecionar na área de Facilities Management é gratificante porque as pessoas que se interessam por esta formação e capacitação têm uma “vibe” muito boa e energia à flor da pele, segundo o profissional.
“Compartilhar conhecimento e contribuir com o crescimento das pessoas é impagável. O que mais amo na profissão é o poder de transformar através do aprendizado. Conhecimento é um combustível para a carreira das pessoas quando bem aproveitado e praticado com disciplina e determinação. Professor é a ponte que liga tudo isso”, afirmou.
No entanto, para o professor, o maior desafio nesta área é manter-se atualizado para passar para os alunos um material o mais completo possível. Voltar a atenção para essa prática é o que, segundo o especialista, faz toda a diferença.
“O maior desafio, a meu ver, é fazer a nossa experiência e vivência de Facilities se transformar em conhecimento. Esse é o pulo do gato e é aí que nós, professores, investimos tempo para preparar um conteúdo programático objetivo, consistente e que tenha relevância para nossos alunos. O aprendizado é mais efetivo quando os olhos dos alunos brilham”, relatou Ponso.
A professora Rosana Nascimento também acredita que lecionar na área de Facilities Management é uma experiência enriquecedora, devido à troca de conhecimento. Não parar de aprender também é o objetivo constante da profissional.
“Manter-se atualizado é sempre um desafio, existem muitas ferramentas e recursos, networking, que te proporcionam esta atualização, você tem que se manter antenado o mundo não para”, explicou.
A ABRAFAC deseja a todos os professores um Feliz Dia do Professor!