fbpx

Entidade foi a única do Cone Sul a participar da 2nd Annual Africa FM Conference

Irimar Palombo, presidente da ABRAFAC, representou a entidade na “The 2nd Annual Africa FM Conference – Cairo 2022”, realizada por iniciativa da Africa Facilities Management Association entre os dias 24 e 26 de novembro no Cairo (Egito).

Com o tema “Accelerating FM Across Africa Towards Sustainable Development”, o evento apresentou um painel de discussão sobre a representatividade das mulheres no setor de FM, bem como a estratégia para atrai-las e retê-las no setor de FM.

“A igualdade de gênero é algo que nós, como líderes, devemos priorizar todos os dias em todas as decisões que tomamos”, disse Irimar em sua participação, para prosseguir: “são as políticas proativas que resultam em um aumento geral na proporção de mulheres em cargos seniores”.

A argumentação está baseada em dados O relatório Women in Business 2022 da Grant Thornton, que revelou que 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres. Na África essa proporção já é 40%.

Mais mulheres em cargos de liderança

Apesar da pequena queda em relação a 2021, quando o resultado foi de 39%, há um avanço significativo nesse índice, já que em 2019 apenas 25% dos cargos de liderança estavam sob comando feminino. “A ABRAFAC já é um exemplo da presença expressiva de mulheres no FM. A diretoria executiva é composta por 60% de mulheres e o conselho da entidade detém 40% de representatividade feminina”, acrescentou.

Ao longo de sua explanação, Irimar destacou a forte presença das mulheres nos cargos de entrada no setor e liderança, assim como uma das principais características da gestão feminina: cuidar de pessoas. “Além disso, as mulheres são multi-tarefas, mais flexíveis e resilientes”, pontuou. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres superou o número de homens em 4,8 milhões no Brasil. A população estimada em 2021 no país é de 212,7 milhões de pessoas. Desse total, (51,1%) são mulheres. 

Mais presentes e bem-sucedidas do que os homens em todo o programa escolar brasileiro, as mulheres ainda não desfrutam da representação justa de sua atuação dentro das empresas, principalmente entre os cargos de liderança.

“Cabe a nós encorajarmos outras mulheres a superaram os desafios e crescer, cada vez mais, profissionalmente conquistando o espaço que é nosso por direito e mérito”, finalizou Irimar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.