Ricardo Sansone
Profissional acaba de receber a chancela
Ricardo Sansone, 46 anos, Gerente Adjunto da Gerência de Operação de Serviços da Administração Regional do Sesc São Paulo, acaba de conquistar a Certificação C.11FM ABRAFAC.
“Sinto-me grato e honrado, pois essa conquista representa uma validação tangível das habilidades e conhecimentos na área”, destaca, apontando ainda grande satisfação em saber que tempo e esforço dedicados ao processo valeram a pena.
“A chancela poderá me conferir uma maior confiança perante minhas habilidades e competências. O reconhecimento oficial por uma instituição respeitada como a ABRAFAC é um estímulo para continuar buscando a excelência em minha prática profissional”, acrescenta.
Sansone compartilha que toda a jornada do processo de certificação foi uma experiência enriquecedora. “Desempenhamos papel vital na garantia da funcionalidade e eficiência de edifícios e ambientes construídos e a certificação é uma prova do compromisso com a excelência e o profissionalismo”, atesta.
Ele lembra que tudo começou com uma imersão ao conteúdo proposto pelo programa em diversas competências: estratégia de negócio do cliente, estratégias e políticas de FM, liderança, planejamento, processos de RH, finanças, comunicação, tecnologia. “E, principalmente, os conceitos de operação, manutenção, performance, qualidade e sustentabilidade”.
Durante a preparação para o processo um capítulo, em especial, chamou a atenção de Sansone: Ética. “Ela nos permeia em todas as interações e decisões dentro da organização com o intuito de promover um ambiente de trabalho saudável, sustentável e bem-sucedido, servindo como guia para o comportamento individual e organizacional, além de orientar as decisões e ações em direção a um caminho de integridade e respeito mútuo”, declara.
Segundo ele, o processo também permitiu fortalecer a compreensão das melhores práticas e padrões praticados por organizações tanto em âmbito nacional como internacional. “Decidi investir na certificação como forma de validar a experiência e o conhecimento na área a fim de alcançar reconhecimento e credibilidade, tanto para mim, quanto para a organização onde atuo”, revela.
Ferramenta estratégica
Além disso, ele aponta que a certificação é uma ferramenta estratégica para diferenciação em um mercado altamente competitivo. “Mas um dos principais atributos que destaco na certificação em Facility Management é a abrangência do conteúdo ofertado”, pontua.
“O processo envolve uma revisão detalhada dos princípios fundamentais do segmento, garantindo que os profissionais certificados possuam uma compreensão atualizada das melhores práticas e padrões do setor”, assegura.
Desafiador, o processo demandou comprometimento de tempo de estudo e muita dedicação do Engenheiro Elétrico, com MBA em Administração para Engenheiros e em Gestão de Operações e Serviços, para se preparar para os estudos de caso e avaliações práticas. “No entanto, foi extremamente gratificante, pois me permitiu crescer pessoal e profissionalmente”.
Compromisso com a excelência
Em resumo: a experiência fortaleceu o conhecimento teórico, mas também colaborou para validar as habilidades e o conhecimento prático essenciais para os mais relevantes desafios do FM. “Além de reforçar meu compromisso com a ética, com o profissionalismo e com a excelência em minha carreira”, diz.
Otimista em relação ao mercado, Sansone acrescenta que o reconhecimento oficial por uma instituição respeitada como a ABRAFAC é um estímulo para continuar buscando a excelência na prática profissional.