fbpx

Veja como esse conceito tecnológico pode ajudar o Gestor de Facilities na busca pela produtividade da equipe

Você conhece a tecnologia wearable? Provavelmente sim. Isso porque pode ter tido contato com algum dispositivo que usa o conceito, porém, não se deu conta. Essa tecnologia está nos “relógios inteligentes”, que grandes marcas lançaram recentemente no mercado, oferecendo um conceito smart que fica no pulso.

Apesar de demorarem para cair no gosto do consumidor mais comum, essa é uma tendência que ganhará espaço nas estratégias de muitas empresas. O Blog da ABRAFAC fala mais sobre esse assunto a seguir!

Unindo tecnologia e praticidade em um formato compacto, o conceito wearables vêm ganhando espaço no mercado e são vistos como tendência futura por muitas fabricantes.

De acordo com um estudo da BSRIA, organização britânica de testes, instrumentação, pesquisa e consultoria, e apresentado em artigo do portal FM World, existe um potencial substancial para a implantação de wearables, mas também alguns “desafios técnicos, sociais e legais significativos”.

Composto com um significativo grau de ‘inteligência’ embutido em algum acessório ou roupa, o wearable permite a comunicação baseando-se na Internet das Coisas (IoT), seja direta ou indiretamente – por exemplo, através de uma conexão Bluetooth a um smartphone.

Auxiliando nos desafios do Gestor de Facilities

O artigo da BSRIA analisou os tipos de tecnologias wearable disponíveis e o que precisaria acontecer para trazer soluções viáveis ​​para o mercado que liguem wearables e sistemas de construção de forma útil.

O conforto e a saúde foram um dos apontamentos apresentados como benefícios. Veja o que diz o relatório:

  • Incluindo os smartwatches, a tecnologia wearables pode registrar várias métricas de saúde e comportamento do usuário;
  • Os óculos inteligentes podem fornecer imagens visuais;
  • As roupas inteligentes podem fornecer aquecimento, maior visibilidade ou maior sensibilidade;
  • Os aparelhos auditivos inteligentes e até joias inteligentes podem, por exemplo, emitir alertas para o usuário.

“Atualmente, as aplicações práticas de wearables são fortemente focadas em saúde e fitness, desde o monitoramento de métricas básicas de saúde como exercícios físicos e batimentos cardíacos até o rastreamento de problemas médicos específicos e por vezes sérios. Há também alguma sobreposição entre saúde e “lazer” com metas como relaxamento”, comentou Henry Lawson, consultor sênior de pesquisa da divisão de inteligência de mercado mundial da BSRIA.

Para o especialista, existem provas crescentes de que as pessoas que são mais saudáveis ​​e mais felizes, provavelmente, serão mais produtivas e que isso pode resultar em um retorno financeiro positivo. “Há também evidências de que os edifícios podem afetar positivamente ou negativamente o bem-estar, tanto por meio de seu design quanto pela funcionalidade e eficiência dos sistemas que funcionam para aquecer, resfriar, ventilar e iluminar o edifício”.

ASSOCIE-SE NA ABRAFAC E APROVEITE OS BENEFÍCIOS!

A ABRAFAC — Associação Brasileira de Facilities é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem por objetivo desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facilities, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços.

Com ações efetivas de promoção de conhecimento e interação da comunidade do setor, a ABRAFAC está ganhando relevância internacional firmando grandes e sólidas parcerias.

Ao ser associado individual, o profissional de Facilities conta com diversas vantagens:

  • Acesso especial ao conteúdo de palestras e apresentações através de área restrita no portal ABRAFAC;
  • Participação nos eventos da associação;
  • Descontos promocionais em workshops, congressos e eventos que constam como a ABRAFAC como entidade apoiadora;
  • Oportunidade de participação no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano;
  • Inscrição de trabalhos no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano (melhores trabalhos concorrem ao Global FM Awards);
  • Descontos em instituições de ensino para pós-graduação, cursos e MBA (veja a lista de convênios).

POR ISSO, NÃO PERCA TEMPO E ASSOCIE-SE CLICANDO AQUI.

Com informações: FM World, TecMundo.

Compartilhe nas redes sociais
12 jun 2019

Mobilidade elétrica e oportunidades para FM

O mundo está mudando rapidamente e a mobilidade vai ser elétrica, compartilhada e autônoma. Isso significa oportunidades ou ameaças para o FM? O artigo explicamos que, para quem se adapta, será uma oportunidade grande!

Compartilhe nas redes sociais