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Como empreendimentos educacionais são ambientes desafiadores do ponto de vista de conforto e eficiência e como a Automação pode trazer um incrível valor agregado para quem gerencia este tipo de ambiente.

Ricardo Konda

Instituições educacionais são um desafio bem particular do ponto de vista da Automação Predial: os edifícios podem dispor de estruturas variadas dentro de um mesmo ambiente, desde administrativos e salas de aula até ginásios esportivos, piscinas e refeitórios. Esses ambientes também possuem uma variação muito grande de ocupação: há espaços que funcionam somente em período de aula, outros que funcionam o dia todo, outros que possuem ocupação muito alta em curtos períodos do dia, como o refeitório, etc… Há ainda os campus que podem ter construções antigas existindo em conjunto com expansões e construções mais novas. Toda essa variação de ambiente, ocupação e sistemas faz com que a implementação de uma boa e eficiente solução de automação predial seja bastante desafiadora. Por outro lado, dado esses desafios, uma solução bem planejada e executada também trará grandes benefícios e economias em termos de conforto das pessoas e eficiência energética. Imagine o que um sistema de Ar Condicionado e Iluminação Automatizado pode trazer de melhoria operacional e financeira para a Instituição Educacional!

Alguns exemplos de aplicação de Automação que podemos citar:

  • Utilização de sensores de presença para determinar o funcionamento ou não de aparelhos de ar condicionado e circuitos de iluminação dentro de salas de estudo, salas de aula e banheiros. Se tem alguém utilizando estes ambientes, ok aparelho e iluminação ligados… se não tem ninguém, a automação se encarrega de desligá-los. Não há desperdício de energia.
  • Utilização de sensores de temperatura ambiente para determinar o funcionamento ou não do aparelho de ar condicionado. Se a temperatura ambiente está agradável naturalmente, não há necessidade de ligar o ar condicionado… e a automação se encarrega de mantê-lo desligado.
  • Utilização de sensores de umidade e CO2 em bibliotecas. Ter o controle ambiental de um local como uma biblioteca é fundamental para o conforto e principalmente SAÚDE dos estudantes, além de garantir uma melhor conservação dos livros.
  • Utilização de sensores e controles para manter a temperatura, umidade e fluxo de ar de ambientes críticos como piscinas aquecidas nos melhores níveis possíveis.

– Acompanhar o funcionamento e consumo de energia de todos estes equipamentos e sensores através de um software / aplicativo. Saber exatamente quanto cada circuito de iluminação ou aparelho de ar condicionado está consumindo mensalmente de energia e assim ter as informações necessárias para buscar melhorias. Para aquelas instituições que possuem campus em diversas localidades diferentes, a Automação junto com um Software de Supervisão te permite saber à distância o que está acontecendo em cada um dos seus edifícios em tempo real. Isso é gerenciamento de Facilities em nível corporativo e empresarial. É trazer o seu empreendimento para um outro nível frente à concorrência. Isso agrega valor.

Estes são apenas alguns exemplos… você pode pensar em muitos outros olhando para a operação do seu empreendimento… e é certo que a Automação pode te auxiliar a melhorar e criar um ambiente mais eficiente.

A Honeywell possui casos reais em instituições de ensino que obtiveram mais de 35% de redução no custo de energia em três anos de operação com uma solução de Automação eficiente e bem implementada. Significa mais dinheiro para investir em outras áreas, diminuir prejuízos, reduzir custos, facilitar o gerenciamento, criar eficiência operacional e se valer de tudo isso para se diferenciar no mercado.

No fim do dia é o que todo Facility Manager busca: ter mais dados e informações, dar conforto ao seu cliente e ter menor custo operacional.


Ricardo Konda – Engenheiro de Vendas de Automação Predial – Honeywell


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30 maio 2019

Arquitetos e Facilities – A importância da conexão para a geração de valor

Muitos arquitetos questionam sobre quem procurar nas empresas para apresentar seus portfólios e como conseguir ser escolhido numa concorrência. Por outro lado, os colegas da área de facilities demandam arquitetos ou escritórios de arquitetura corporativa para melhoria do espaço de trabalho que sejam bons, baratos e rápidos.

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