fbpx

Confira os destaques que marcaram o ano de 2017 e o que vem por aí

Fazendo uso da praticidade de ferramentas e dispositivos digitais, o FM Tactics é uma oportunidade oferecida pela ABRAFAC -Associação Brasileira de Facilities, que visa aproximar Gestores de qualquer lugar (basta ter acesso à Internet) com especialistas e profissionais ligados à área de Facilities. Dessa forma, é possível entender como é o cotidiano desses profissionais, analisar cases e os desafios do setor.

Realizado em março, em forma de webinar, o primeiro FM Tactics teve como tema “Sistemas de segurança contra incêndio — Uma Abordagem Sistêmica”. A engenheira civil Irimar Palombo, atuante na área de facilities há 20 anos, coordenadora de Infraestrutura do Sesc SP e presidente do conselho da ABRAFAC, apresentou a reavaliação do sistema de segurança do Sesc e o que está sendo feito para aperfeiçoá-lo. Ao lado de Pedro Finoti, também Engenheiro Civil e que atua há dois anos no Sesc SP, Irimar, ao fim da palestra, respondeu algumas perguntas.

Entre outras edições realizadas, o webinar apresentado teve como tema “Síndico Profissional — Responsabilidades e Desafios” e contou com a participação especial de José João Fiasco, Engenheiro Mecânico formado pela FEI, com especialização em Controladoria pela FGV e no Programa Service Profit Chain pela Harvard/IESE/IEE.

Em outra ocasião, palestrou Lamberto Grinover, Gerente Sênior de Propriedade na Brookfield Property Group Brasil e coordenador dos cursos de Gerenciamento de Facilities e Gerenciamento de Propriedades na AEA Educação Continuada, sobre o tema “A importância de empreendimentos sustentáveis para investidores e proprietários”.

Interatividade após palestras

Um dos principais diferenciais do FM Tactics é que os palestrantes respondem as perguntas dos ouvintes que estão online. Por exemplo, após sua explanação, José João Fiasco foi questionado sobre como os síndicos profissionais lidam com o uso da tecnologia e sistemas de gestão da manutenção.

Ele afirmou que nos edifícios comerciais normalmente as administradoras detêm uma equipe de suporte técnico que é capaz de lidar com as complexidades dos sistemas de gestão, com o auxílio dos terceiros de manutenção contratados pelo condomínio. “Nos condomínios residenciais, também pela questão de custo, essas atividades são consideradas como um “luxo”. É dever do síndico de analisar a relação custo-benefício de ter ou não essas tecnologias instaladas e controladas no condomínio”.

Já Irimar Palombo e Pedro Finoti foram questionados sobre as diferenças de legislação entre os estados, no que se refere às exigências do Corpo de Bombeiros e se eles viam a possibilidade de ter uma regra única no país.

“Seguimos as normatizações do estado de SP e temos conhecimento que muitos estados adotam essa normatização, por ser mais restritiva e detalhada. Seria um ótimo avanço se o país adotasse um código único, e esse é um caminho árduo que o SESC acredita estar auxiliando com esse projeto”.

Por isso, não perca nenhum FM Tactics para saber o que outros profissionais estão fazendo de melhor em suas funções e isso pode inspirar Gestores de Facilities de forma segura e cheia de interatividade.

Próximo FM Tactics

O tema, Terceirização: Impactos da nova Lei para Gestores de Facilities, tem hoje impacto em todos os setores da economia e em especial nas atividades ligadas à Facilities. A nova Lei da terceirização promulgada e a nova Lei da Reforma Trabalhista demandam às atividades prestadoras de serviços novas práticas e novos controles. Às tomadoras de serviços, esta demanda também se reflete na operacionalização de todas as atividades referentes ao negócio, cabe portanto, uma reflexão e um maior entendimento sobre todos estes novos processos.

Saiba mais informações sobre o evento aqui.

Ao tornar-se Associado da ABRAFAC, você tem acesso ao conteúdo de todos os FM Tactics realizados! Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes sociais
19 fev 2019

Smart Buildings em debate

Jaxon Lang, da CommScope; Duncan Waddell, da Global FM; e Jagadish N. Naik, da Honeywell opinam sobre o novo perfil das mega cidades, a transformação dos edifícios e como a questão gerará oportunidades para a área de facility.

Compartilhe nas redes sociais
16 jul 2019

Integrated Facilities Services – Uma parceria público-privada que daria certo

Ao longo do tempo está sendo colocada em xeque a máxima de que o dinheiro público salva o mercado. É chegado o momento de balizar as necessidades de otimização de custos dos órgãos federais, municipais e estaduais. Na ótica operacional, um excelente benchmarking é o da iniciativa privada para adoção de boas práticas, como o do IFS – Integrated Facilities Services.

Compartilhe nas redes sociais